20/01/2021

FCMSCSP firma parceria para desenvolvimento de projeto inédito de Inteligência Artificial Iniciativa será desenvolvida em parceria com a empresa Neuralmed e contará com o apoio da InovaSanta, a liga de inovação dos alunos da Faculdade

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) irá participar de um projeto inédito de Inteligência Artificial (IA) na área da Saúde, com o objetivo de introduzir conceitos de IA e tecnologia na formação de médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos e tecnólogos em Radiologia e em Sistemas Biomédicos. A iniciativa será desenvolvida em parceria com a empresa Neuralmed e contará com o apoio da InovaSanta, a liga de inovação dos alunos da FCMSCSP.

O projeto contará com desenvolvedores de softwares, profissionais de saúde, docentes e estudantes dos últimos anos de todos os cursos da Faculdade, tendo o potencial de criar alternativas que possam auxiliar médicos e demais profissionais de saúde em suas tomadas de decisão para oferecer um atendimento de mais qualidade por meio de ferramentas mais assertivas. “A FCMSCSP tem a capacidade de contribuir para a organização e estruturação de dados que serão armazenados e analisados para aprimoramento do software de IA”, destaca o diretor dos Cursos Superiores de Tecnologia da Faculdade, o professor Rafael Eidi Goto. “Já a Neuralmed possui uma vasta experiência no ramo de IA e impulsionará a inovação com apoio no desenvolvimento de novas competências, além de propiciar bolsas para estudantes e pesquisadores.”

Com o projeto, os alunos da FCMSCSP terão acesso à prática do mundo dos negócios por meio de minicursos sobre programação e inteligência artificial, entre outras atividades. Além disso, a parceria propiciará a troca de experiência com a empresa que tem expertise na área, o que contribuirá para a redução de tempo na curva de aprendizado. “Nossa contribuição será em um trabalho de identificação de dados sobre a saúde dos pacientes em prontuário eletrônico sob gestão do parceiro nesta iniciativa a fim de qualificar a assistência”, disse.