23/09/2021

App desenvolvido por aluno da Medicina é o campeão de downloads na Apple Store Vitor Luiz Selva Pinto é o aluno do 5º ano do curso de Medicina da FCMSCSP

Apenas três semanas após ser publicado nas lojas de aplicativo, o app Calculadora de Idade Gestacional, desenvolvido por Vitor Luiz Selva Pinto, aluno do 5º ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), é um dos mais baixados na Apple Store. Até a semana passada, o app “Calculadora de idade gestacional” estava entre os 50 aplicativos pagos mais vendidos de todas as categorias no Brasil, e ocupava a primeira posição entre os mais baixados da área de Medicina.

>>>InovaSanta incentiva médicos a serem solucionadores

O aplicativo faz o cálculo da idade gestacional, com base nos dados da última menstruação ou do último ultrassom. A ideia, considerada simples por seu desenvolvedor, pode ser muito importante no dia a dia de médicos, tornando mais simples, rápida e assertiva a rotina deste e outros profissionais de saúde como enfermeiros, que lidam diretamente com a assistência a gestantes, auxiliando na definição de condutas a serem empregadas no período de gestação.

Aplicativo é o primeiro em português a reunir diversas ferramentas, seguindo normas técnicas do setor

O app foi estruturado segundo parâmetros estabelecidos pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). “Tentei buscar uma solução mais rápida, mas eficiente e objetiva”, revela Vitor. “A gestante informa a data da última menstruação ou apresenta o último ultrassom, os dados são colocados no app e ele calcula tudo, permitindo que o tempo da consulta seja otimizado e realmente utilizado na discussão do caso e na melhor orientação da paciente.” Com base nos dados calculados pelo aplicativo, é possível definir, de modo mais assertivo, quais são os exames necessários, tratamentos e outras condutas relacionadas à gestação.

Existem alguns aplicativos similares em outros países, mas a invenção de Vitor é a única a combinar uma melhor usabilidade, ser totalmente em português, e permitir a possibilidade de escolha do melhor dado para a geração das informações: pela última menstruação ou pelo último ultrassom. Além disso, pelo fato de a solução criada pelo aluno da Faculdade da Santa Casa de São Paulo seguir os procedimentos técnicos sugeridos pela Febrasgo, os médicos têm maior segurança.

“Calculadora de idade gestacional” se manteve por dias como o mais baixado na loja da Apple

InovaSanta foi importante para a construção da ideia

Na foto, o registro do dia que a ideia nasceu: “Estávamos passando, em grupo, pela UBS e percebemos a dificuldade de consultas de pré-natal ao calcular todos os dados necessários. Inclusive, agradeço a estes meus colegas no próprio aplicativo: Rony Grinblat, Lucas Katuyama e Rafael Freitas”, conta Vitor (à direita)

A ideia do app surgiu a partir da experiência de Vitor em estágios, entre os quais em Unidades Básicas de Saúde com muitos atendimentos de pré-natal e gestantes. “Numa consulta fiquei um pouco travado na hora de calcular. Foi maçante”, lembra. “Vi que nos aplicativos que existiam que nenhum seria adequado para o Brasil pela questão da usabilidade ou do valor, por isso que decidi fazer esse produto.”

A liga de inovação dos alunos da FCMSCSP foi importante na construção da ideia com o resultado focado no usuário. “Aprendemos muitas técnicas para desenvolvimento e iteração, a fazer e a testar a ideia, ver se algo ficou divergente e reaplicar para continuar esse ciclo”, disse.