Telefonema de enfermeiros pode reduzir mortalidade de pacientes com insuficiência cardíaca

Estudo publicado na Revista Latino-Americana de Enfermagem, em agosto de 2019, apresentou que a dupla intervenção educativa no instante da alta médica e o posterior acompanhamento telefônico de pacientes com insuficiência cardíaca (IC) podem diminuir as taxas de mortalidade após o momento de alta. 

Objetivo e metodologia

Tendo como tema central a Enfermagem na Cardiologia, o estudo foi chamado de “Orientação de alta e acompanhamento telefônico na adesão terapêutica da insuficiência cardíaca: ensaio clínico randomizado”. O objetivo da análise é que os pacientes possam administrar os tratamentos de maneira mais produtiva a fim de diminuir casos de mortalidade – e também de reinternação. 

>>> Conheça os cursos de pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 

A pesquisa, que teve origem em uma dissertação de mestrado, foi realizada por professoras da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade de São Paulo em parceria com o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Para que a análise pudesse ser feita, o estudo, de 2016, investigou 201 pacientes internados em pronto socorro com diagnóstico de IC, contando com seis leitos de emergência, 21 de observação e 40 de retaguarda. 

>>> Conheça as 7 profissões que estão em alta na área da saúde

Os pacientes foram subdivididos em dois grupos por meio de sorteio, sendo 101 pacientes no Grupo Controle (GC) e 100 no Grupo Intervenção (GI). A faixa etária média era de 63 anos, e a cidade de realização não foi divulgada.

>>> 10 dicas para ser um profissional de enfermagem disputado no mercado

Em relação à metodologia aplicada, o GC ganhou altas usuais, dadas pela equipe Enfermagem em Cardiologia por meio de um folder padrão da instituição com orientações sobre alimentação, atividades físicas, entre outros. Segundo a orientadora do estudo, após os três meses da alta hospitalar, o GC foi contatado por telefone para que fossem investigadas a aceitação e as barreiras para a não adesão das estratégias farmacológicas, não farmacológicas, internação e óbito.

>>> A importância de um curso de especialização para quem cursou Medicina, Enfermagem ou Fonoaudiologia

O GI, por sua vez, teve orientações de alta no leito de internação. Antes de iniciar as diretrizes, a pesquisadora do estudo analisou o conhecimento que o paciente tinha a respeito da doença e do seu tratamento, começando a orientação, portanto, com um vídeo ilustrativo da Associação Brasileira de Insuficiência Cardíaca sobre a definição de IC. De acordo com a pesquisadora, após esse momento, foi feita a orientação de alta por meio de folders.

Resultados

Em relação aos resultados, o Grupo de Intervenção teve uma adesão mais larga em relação à terapia medicamentosa e não medicamentosa ante o Grupo de Controle e, por isso, obteve uma diminuição de 18,5% nos números de readmissão hospitalar e de 28,5% na mortalidade, após 90 dias de acompanhamento por telefone. O estudo ainda conseguiu mostrar como é essencial a atuação eficiente de enfermeiros na educação para a saúde dos pacientes. 

>>> Quais as possibilidades de atuação dentro da enfermagem?

A partir do estudo, que tem como tema central a Enfermagem em Cardiologia, pode-se ainda levantar a importância da especialização dos profissionais da área, que já podem contar com uma pós-graduação em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica, por exemplo. A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) dispõe de uma lista altamente diversificada de cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu e pós-graduação lato sensu, oferecendo, até mesmo, bolsas de estudo.

Confira também: Curso de Graduação em Enfermagem

Foto: Reprodução/Freepik/@DCStudio