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Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)

Sobre a CEUA

Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), de natureza técnico-científica, vinculada à Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), foi constituída nos termos da Lei 11.794 de 08 de outubro de 2008, que estabelece procedimentos para o uso de animais em ensino e pesquisa.

Desta forma, a FCMSCSP tem a responsabilidade sobre todas as atuações da Comissão, como, por exemplo, no processo de aprovação dos projetos submetidos aos fundos de amparo à pesquisa, assim como a aprovação de cursos ministrados na instituição, ambos quando incorrerem no uso de animais.

O que é a CEUA?

A CEUA tem como objetivo deliberar sobre a aprovação ética do uso de animais em projetos de pesquisa e em cursos que possuam como finalidade o desenvolvimento de habilidades psicomotoras.

Como critérios para aprovação dos projetos, a CEUA preconiza, dentre outros:

– Garantir que a utilização de animais seja justificada, levando em consideração os benefícios e os potenciais efeitos sobre o bem-estar dos animais;

– Garantir que o bem-estar dos animais seja sempre considerado, de acordo com o que preconiza a Lei 11.794, de 8 de outubro de 2008 e demais normativas vigentes;

– Minimizar o número de animais utilizados em projetos ou protocolos sem comprometer a qualidade dos resultados a serem obtidos;

– Refinar métodos a fim de evitar a dor, sofrimento ou distresse nos animais utilizados em atividades de pesquisa e ensino.

Caso haja alguma dúvida acerca do funcionamento da CEUA-FCMSCSP, consulte nosso Regulamento Interno.

Documentos para submissão de Projeto de Pesquisa

1. Formulário Unificado para Solicitação de Autorização para Uso de Animais em Experimentação devidamente preenchido, seguindo modelo de Formulário Unificado para Solicitação de Autorização para Uso de Animais em Experimentação.

2. Projeto contendo introdução, justificativas, objetivo, material e métodos com detalhamento na explicação de todos os procedimentos a serem realizados nos animais, delineamento, cronograma de execução e bibliografia (o projeto deve ser o mesmo enviado à instituição de fomento);

3. Carta de aprovação da comissão científica do departamento ao qual o projeto estará vinculado (caso o departamento em questão não possua comissão científica, o pesquisador deverá submeter seu projeto através de comissão parceira, desde que esta possua capacidade técnica para avaliação do objeto);

4. Autorização da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), quando necessário;

5. Certificado de capacitação ética válido de todos os colaboradores listados (os cursos aceitos pela CEUA-FCMSCP são o de capacitação oferecidos pela USP e FIOCRUZ. Caso algum integrante do projeto possua certificação de outra instituição e queira saber se a mesma é considerada válida em nossa Comissão, entrar em contato.

Documentos para submissão de Cursos/Treinamentos

1. Formulário Unificado para Solicitação de Autorização para Uso de Animais em Ensino ou Desenvolvimento de Recursos Didáticos devidamente preenchido, seguindo modelo de Formulário Unificado para Solicitação de Autorização para Uso de Animais em Ensino ou Desenvolvimento de Recursos Didáticos.

2. Plano de aula/treinamento contendo a justificativa da ministração do curso/treinamento, bem como delineamento das atividades com detalhamento na explicação de todos os procedimentos a serem realizados nos animais, cronograma de execução e bibliografia.

3. Autorização da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), quando necessário;

4. Certificado de capacitação ética válido de todos os colaboradores listados (os cursos aceitos pela CEUA-FCMSCP são o de capacitação oferecidos pela USP e FIOCRUZ. Caso algum integrante do projeto possua certificação de outra instituição e queira saber se a mesma é considerada válida em nossa Comissão, entrar em contato.

Como funcionará a avaliação de projetos?

Para envio de análise do projeto/aula, os interessados devem encaminhar os documentos devidamente preenchidos à paola.mezalira@fcmsantacasasp.edu.br. A falta de qualquer documento implicará na não avaliação do projeto/aula.

O projeto/aula deverá ser enviado em até 7 dias úteis antes da reunião. Caso o prazo não seja cumprido, este será avaliado apenas na reunião subsequente.

As reuniões acontecerão, ordinariamente, na primeira segunda-feira de cada mês, excetuando período de férias – janeiro e julho –, quando estas estão suspensas. Após a avaliação em reunião, o responsável pelo envio dos documentos receberá o parecer da avaliação, a saber:

a. Aprovado (apto para execução);

b. Pendente (inapto para execução, até correção das pendências); ou

c. Reprovado (inapto para execução, devendo ser reelaborado e reenviado para análise na próxima reunião).

Sem a aprovação da CEUA, é proibida a realização do projeto/aula idealizado.


Reuniões 2024

Janeiro: Férias

Fevereiro:  19/02/2024

Março: 04/03/2024

Abril: 01/04/2024

Maio: 06/05/2024

Junho: 03/06/2024

Julho: Férias

Agosto: 05/08/2024

Setembro: 02/09/2024

Outubro: 07/10/2024

Novembro: 04/11/2024

Dezembro: 02/12/2024


Contato

Coordenadora da CEUA:
Dra. Bruna Tiemy Miagawa

E-mail:
bruna.miagawa@fcmsantacasasp.edu.br

Telefone/fax:
(11) 3367-7700 (ramal 7911)


Vice-coordenadora
Profa. Dra. Ariadiny de Lima Caetano

E-mail:
ariadiny.caetano@fcmsantacasasp.edu.br


Analista de projetos
Paola Mezalira

E-mail:
paola.mezalira@fcmsantacasasp.edu.br

Telefone/fax:
(11) 3367-7897 (ramal 7901)

Whatsapp:
(11) 9 7381-7678