As inscrições, o processo seletivo e as matrículas ocorrerão de acordo com o calendário, divulgado no Edital:
INSCRIÇÕES E ENTREGA DE DOCUMENTOS:
10/02/2023 a 10/11/2023
PROCESSO SELETIVO:
O processo seletivo inclui análise de currículo e do mérito cientifico do projeto de pesquisa (elaborado em conjunto com o orientador), que serão analisados pelo Conselho do Programa.
RESULTADO DOS SELECIONADOS:
Os candidatos selecionados serão convocados por e-mail e deverão realizar o processo de matrícula on-line.
Código CAPES: 33019010014P7
Área de Avaliação CAPES: SAÚDE COLETIVA
Nota da CAPES: Mestrado Acadêmico – Nota 4/ Doutorado – Nota 4
Curso reconhecido de acordo com a Portaria MEC nº 609, de 14/3/2019 – DOU de 18/3/2019.
O programa busca desenvolver a capacidade do aluno para formular e conduzir pesquisas no campo da Saúde Coletiva visando contribuir para a produção de conhecimentos academicamente sólidos e socialmente relevantes na área, que possam ser aplicados à Política Nacional de Saúde, resultando em melhoria das condições de saúde da população. Para o Mestrado, serão oferecidas 3 disciplinas obrigatórias (Fundamentos Teórico-Conceituais da Saúde Coletiva, Métodos de Investigação em Saúde Coletiva e Seminários de Pesquisa Orientada) e diversas optativas associadas a cada uma das linhas de pesquisa. Já para o Doutorado, a definição das disciplinas será feita pelo aluno com seu orientador, não havendo, a princípio, a definição de disciplinas obrigatórias, exceto os Seminários de Pesquisa Orientada e Oficina de Redação de Artigos Científicos.
Diplomados em cursos de graduação em nível superior.
Presencial.
As disciplinas e as atividades do curso ocorrem às quintas-feiras à tarde; às sextas-feiras (manhã e tarde) e, eventualmente, aos sábados.
Mestrado: 24 meses, Doutorado: 48 meses.
Mestrado: 25 créditos / Doutorado: 12 créditos / Doutorado Direto: 30 créditos.
Mestrado Acadêmico: O processo seletivo é composto por: prova de múltipla escolha, dissertação, análise de curriculum e entrevista.
Doutorado: O processo seletivo inclui análise de currículo e do mérito científico do projeto de pesquisa (elaborado em conjunto com o orientador), que serão analisados pelo Conselho do Programa.
Coordenação: Profa. Dra. Maria Amélia de Sousa Mascena Veras
Vice-Coordenação: Profa. Dra. Patrícia Martins Montanari
Profa. Dra. Maria Amélia de Sousa Mascena Veras
Profa. Dra. Patrícia Martins Montanari
Prof. Dr. Paulo Artur Malvasi
Profa. Dra. Ana Paula França
Sofia Fromer Manzalli
Vice: Heloisa Souza Campos
Ana Paula França – Doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2561190278128411
Cássio Silveira – Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3313702672070092
Danielle Bivanco de Lima – Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7400151209339042
José Cássio de Moraes – Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5333108183611546
José Tarcísio Penteado Buschinelli – Doutor em Toxicologia pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3225263122379210
Karina Barros Calife Batista – Doutora em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3172144151427488
Marco Aurélio Palazzi Sáfadi – Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4633013741960946
Maria Amélia de Sousa Mascena Veras – Doutora em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7977489515345196
Marta Campagnoni Andrade – Doutora em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9598148589697754
Nelson Ibañez – Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2554180174007996
Nivaldo Carneiro Junior – Doutor em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9456502802731970
Oziris Simões – Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4870782591544888
Patricia Martins Montanari – Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8301465094111575
Paulo Artur Malvasi – Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche em Universidade de Lisboa (Portugal).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5197649277065949
Renata Guedes Mourão Macedo – Doutora em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8314379665121372
Rita De Cássia Barradas Barata – Doutora em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2280062846829854
O programa de Saúde Coletiva, nível Mestrado Acadêmico / Doutorado está contemplado em uma Área de Concentração e quatro linhas de pesquisa, detalhadas abaixo:
1 – CONDIÇÕES DE VIDA, TRABALHO E AMBIENTE NA METRÓPOLE
Descrição: Projetos que sob diferentes enfoques teórico conceituais tratam dos problemasde saúde e dos processos sociais que os determinam nas metrópoles. Processos como migração, moradores em situação de rua, transformações do mundo do trabalho, ambiente urbano, comportamentos sexuais e reprodutivos, discriminação, pobreza, exclusão social, saúde mental e outros são analisados tendo como referente suas repercussões sobre a saúde de diferentes grupos sociais que habitam a metrópole e as respostas sociais a esses problemas, no âmbito da política de saúde.
Docentes envolvidos: Cássio Silveira / José Tarcísio Penteado Buschinelli / Nivaldo Carneiro Junior / Rita de Cássia Barradas Barata / Maria Amelia de Sousa Mascena Veras / Renata Guedes Mourão Macedo / Karina Barros Calife Batista / Marta Campagnoni Andrade
2 – DISTRIBUIÇÃO DE DOENÇAS E AGRAVOS À SAÚDE E SEUS DETERMINANTES
Descrição: Projetos que tem como objeto o estudo das distribuições populacionais de doenças (transmissíveis, cardiovascular, câncer, mental) e agravos à saúde (violência e acidentes), seus determinantes sociais e, políticas e programas de controle em saúde
coletiva.
Docentes envolvidos: José Cássio de Moraes / Marco Aurélio Palazzi Sáfadi / Maria Amelia de Sousa Mascena Veras / Rita de Cássia Barradas Barata / Ana Paula França
3 – POLÍTICA DE SAÚDE E GESTÃO DE PROGRAMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Descrição: Estudos analíticos e de avaliação das políticas públicas, programas e serviços no âmbito do SUS; análise do desempenho na gestão de prestadores públicos e privados de serviços de saúde; identificação e desenvolvimento de indicadores e instrumentos de melhoria da qualidade dos serviços; regionalização do sistema de saúde enfatizando as relações entre as esferas de governo, entre gestores e prestadores e entre o SUS e o sistema suplementar; modalidades de organização de serviços.
Docentes envolvidos: Danielle Bivanco de Lima/ Nelson Ibañez / Nivaldo Carneiro Junior / Oziris Simões / Paulo Artur Malvasi / Karina Barros Calife Batista / Marta Campagnoni Andrade.
4 – RECURSOS HUMANOS PARA A SAÚDE
Descrição: Projetos que analisam diferentes aspectos de formação, distribuição, mercado de trabalho, processo de trabalho, perfis e expectativas profissionais, motivos para escolha profissional, satisfação com o trabalho, rotatividade e outros relacionados aos profissionais de saúde.
Docentes envolvidos: Danielle Bivanco de Lima / Patrícia Martins Montanari.
Em construção
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 3
Carga horária: 36h
Ementa: Discussão de conceitos, teorias e métodos relativos à questão da causalidade que atravessa todas as disciplinas do campo da Saúde Coletiva. Estabelecer relações de determinação ou causalidade entre situações, circunstâncias ou fatores de exposição ou risco e seus desfechos em saúde constituem uma parte importante do pensamento populacional que caracteriza o campo científico da saúde coletiva.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 5
Carga horária: 60h
Ementa: A disciplina visa oferecer ao aluno a compreensão de quadros teórico-conceituais, sobre as principais Escolas da Administração, como também os modelos teóricos do Planejamento em Saúde, contribuindo à análise crítica da Gestão em Saúde. Nessa perspectiva, questões centrais da realidade contemporânea do setor saúde na sociedade brasileira terão relevâncias nas discussões do conteúdo programático da disciplina.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 5
Carga horária: 60h
Ementa: A Bioestatística é uma disciplina fundamental para a elaboração e análise de dados de projetos de pesquisa epidemiológica. Nesta disciplina espera-se apresentar aos alunos conceitos básicos de estatística descritiva e inferencial a serem utilizados na elaboração de suas dissertações e teses. O desenvolvimento da disciplina compreende aulas expositivas, exercícios (feitos em classe e à distância) e leitura de artigos científicos visando à aplicação dos conceitos aprendidos. Objetivos: – Apresentar conceitos e técnicas fundamentais de estatística descritiva e análise exploratória de dados; – Oferecer subsídios para utilização da estatística como instrumental em pesquisas de sua área de conhecimento. – Promover a leitura crítica de artigos científicos, reconhecendo a aplicação das técnicas de análise estatística utilizadas.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 4
Carga horária: 48h
Ementa: Conteúdos básicos de Estatística inferencial incluindo conceitos como variação amostral, teorema do limite central, lei dos grandes números, estimação por intervalo, testes de hipóteses, análise de variância, teste de associação, correlação e regressão,
testes não paramétricos.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 5
Carga horária: 60h
Ementa: Condições de vida, trabalho, estilos de vida e desigualdades em saúde: bases conceituais e dados sobre o perfil de morbimortalidade em formações sociais capitalistas. O caso do Brasil. Discussão sobre contribuições dos autores das ciências humanas e sociais, da saúde coletiva e autores que analisam os determinantes da realidade brasileira desde o período colonial até a atualidade.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 5
Carga horária: 60h
Ementa: Educação interprofissional (EIP): concepções e definições. Novos modelos de formação em saúde. Identidade profissional e aprendizado compartilhado. As 14 profissões de saúde e o Trabalho em Saúde. Trabalho em equipe e Prática colaborativa (PIP). PIP na Atenção Primária à Saúde: integralidade da saúde, interdisciplinaridade e intersubjetividade profissional – usuário. Intersetorialidade.
Nível: Mestrado Acadêmico
Créditos: 5
Carga horária: 60h
Ementa: A disciplina objetiva introduzir o raciocínio epidemiológico, apresentando os fundamentos do método, com destaque para a epidemiologia descritiva e noções de vigilância epidemiológica. Visa tornar os alunos aptos para descrever do ponto de vista epidemiológico doenças e agravos relacionados à saúde. Serão apresentados os elementos técnicos e metodológicos essenciais para sua realização.
Nível: Mestrado Acadêmico
Créditos: 5
Carga horária: 60h
Ementa: A epidemiologia é utilizada na produção de conhecimento cientifico por meio de abordagem quantitativa sobre o processo saúde doença nos coletivos humanos, possibilitando a investigação de fatores determinantes e associados a este processo. Esta disciplina tem por objetivo oferecer ao pós-graduando conhecimentos teóricos e técnicos a respeito dos principais desenhos estudos epidemiológicos buscando desenvolver competências relacionadas ao delineamento dos estudos e às principais técnicas de análise de forma integrada à estatística.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 5
Carga horária: 60h
Ementa: O objetivo da atividade é aprofundar o conhecimento sobre o método epidemiológico discutindo os principais aspectos relativos a desenhos, medidas de ocorrência e associação, validade, confundimento e interação, estratificação e ajuste, interpretação e comunicação dos resultados de pesquisa.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 3
Carga horária: 36h
Ementa: Propiciar aos estudantes o aprofundamento de debates e referenciais teórico-metodológicos sobre gênero, sexualidade, corpo, marcadores sociais da diferença e saúde. Gênero: trajetória de um conceito. Gênero, sexualidade e saúde. Interseccionalidade,
marcadores sociais da diferença e saúde. Gênero e colonialidade.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 5
Carga horária: 60h
Ementa: A disciplina visa oferecer aos alunos a compreensão de quadros teórico- conceituais, sensibilizando-os para a elaboração de análises críticas sobre modelos de organização de serviços e gestão pública de saúde. O tema da reforma do estado terá relevância na discussão da disciplina, focalizando as propostas de mudanças contemporâneas no setor saúde. Nessa perspectiva, novas modalidades de gestão em saúde e equidade no acesso aos serviços de saúde se constituem em questões centrais a serem debatidas no transcorrer do conteúdo programático que inclui a Reforma do Estado; modelos assistenciais; modalidades de organização de serviços de saúde; sistemas
locais de saúde; gestão e gerência dos serviços de saúde; acesso aos serviços de saúde; equidade e modalidades de gestão dos serviços de saúde.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 3
Carga horária: 36h
Ementa: Apresentar e discutir com os alunos as origens históricas da Saúde Pública e o movimento da Saúde Coletiva no Brasil para que os mesmos possam compreender as características desse campo disciplinar e dessa área de atuação. Tais conhecimentos serão úteis para que os alunos possam delinear melhor seus projetos de pesquisa e compreender a sua área de atuação profissional.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 4
Carga horária: 48h
Ementa: A discussão sobre as interseções entre saúde, sexualidade e direitos humanos, embora fundamental para a construção de políticas públicas eficientes, nem sempre é fácil ou acessível. Ainda que os três temas estejam interligados sob diversas maneiras, são
frequentemente tratados separadamente. Além de um debate capaz de enxergar seus entrecruzamentos, é preciso também uma interdisciplinaridade que dê conta de pensá-los sob a ótica das Ciências da Saúde e Humanas, a partir de contribuições de disciplinas como a Epidemiologia, a Antropologia e os Estudos de Gênero.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 3
Carga horária: 36h
Ementa: A disciplina tem o objetivo de apresentar aos alunos o programa estatístico Stata para a manipulação de bancos de dados, análise descritiva e uso de técnicas estatísticas básicas utilizadas na análise de estudos epidemiológicos.
Nível: Mestrado Acadêmico
Créditos: 5
Carga horária: 60h
Ementa: Filosofia da ciência e teoria do conhecimento. Metodologia quantitativa e qualitativa. Fundamentos teórico-metodológicos das abordagens qualitativas. Tipos de estudos e técnicas de coleta de dados. O método etnográfico. Tratamento e análise de dados qualitativos. Indicadores de qualidade da pesquisa qualitativa. Construção do objeto de pesquisa. Aspectos éticos da pesquisa. Produtos. Redação. Divulgação e publicação.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 3
Carga horária: 36h
Ementa: A proposta da oficina é capacitar o aluno a redigir um artigo científico e preparar artigos para a publicação a partir dos trabalhos de conclusão dos alunos. O trabalho de redação de artigo é apresentado com suas características peculiares em relação a outras formas redação de científica. São enfatizados os seguintes aspectos: prioridades de pesquisa- relevância, factibilidade, ineditismo e integração com linhas de pesquisa; revisão da literatura, busca bibliográfica, principais bases de artigos científicos na área e estratégias de busca; definir e hierarquizar objetivos e metas de uma proposta; redigindo a justificativa e objetivos de um artigo científico; como redigir introdução e métodos; como escrever de forma adequada os resultados; como escrever de forma adequada a discussão e conclusões do artigo.
Nível: Mestrado Acadêmico
Créditos: 3
Carga horária: 36h
Ementa: O Módulo I dos seminários de pesquisa será desenvolvido visando a elaboração do projeto de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico dos alunos para que ao final o mesmo esteja em condições de ser aprovado pela comissão científica do Departamento e enviando ao comitê de ética e pesquisa, sempre que for o caso. Conteúdo Programático 1. Etapas de elaboração do projeto de investigação 2. Revisão de literatura 3. Como ler artigos científicos 4. Elaboração do problema de investigação 5. Formulação de hipótese de investigação 6. Desenvolvimento da metodologia de investigação.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 3
Carga horária: 36h
Ementa: Os seminários de pesquisa – módulo II – tem a finalidade de aprimorar os projetos de conclusão dos alunos. O objetivo é trabalhar os projetos para que os mesmos estejam prontos para o exame geral de qualificação ao final do módulo. Conteúdo Programático. Em cada sessão será apresentado um dos projetos dos alunos, no ponto de desenvolvimento em que estiver para discussão com o conjunto de orientadores e de alunos. Todos os orientadores participam do seminário podendo assim contribuir com diferentes abordagens para o aprimoramento dos projetos.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 3
Carga horária: 36h
Ementa: Os seminários de pesquisa nesse semestre, tem a finalidade de aprimorar os projetos de conclusão dos alunos. Cada aluno deverá apresentar seu projeto de investigação, no estágio atual, ao conjunto de alunos e orientadores, para que o mesmo possa ser debatido coletivamente e aprimorando a partir das sugestões. Além dos projetos dos alunos serão programadas palestras com professores convidados sobre temas relacionados ao desenvolvimento dos projetos ou temáticas relativas à produção e divulgação do conhecimento científico.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 5
Carga horária: 60h
Ementa: A disciplina visa propiciar ao aluno um quadro referencial dos sistemas de proteção social, especificando o debate sobre o campo da saúde no que tange à sua conformação, estabelecimento de tipologias e elaboração de análises comparativas entre
os sistemas de saúde. Um dos eixos dessa discussão está centrado na intervenção do Estado moderno e contemporâneo (financiamento, regulação, provisão, inclusão e exclusão social), sua relação com a sociedade civil e na avaliação desses sistemas quanto a equidade, eficiência e impacto. O desenvolvimento e a conformação do Sistema Único de Saúde, no Brasil, constitui outro eixo da discussão. Finalmente serão analisados comparativamente os modelos de reforma de saúde na América Latina; o caso da Argentina; o sistema de saúde no Chile; os sistemas britânico e canadense de saúde; o sistema de saúde dos Estados Unidos da América.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 3
Carga horária: 36h
Ementa: Oferecer aos alunos conhecimentos básicos sobre as vacinas, seus efeitos, usos e impacto em saúde pública. Fornecer elementos metodológicos para a avaliação do programa nacional de imunização. Metodologia para avaliação de eficácia, eficiência e efetividade de vacinas. Os conteúdos incluem a história das vacinas e seu impacto no controle de doenças; bases imunológicas da resposta às vacinas e imunidade de rebanho; fases no desenvolvimento das vacinas; avaliação de vacinas em ensaios clínicos; eventos adversos às vacinas: avaliação de políticas e programas de vacinação; estudos de caso de introdução de novas vacinas: rotavírus, influenza, pneumococos, meningococos, HPV, dengue.
Para o ingresso no Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva é necessário providenciar os seguintes documentos, que serão solicitados quando da abertura do edital de inscrições, para que sejam anexados eletronicamente, e ser aprovado no processo seletivo:
1. Projeto de Pesquisa a ser definido quando da abertura do edital. Salvá-lo em formato PDF;
2. Providenciar o Certificado de Proficiência da Língua Inglesa, exame aplicável em escola de inglês, ou através do site (https://www.efset.org/pt/). Salvar o certificado em formato PDF;
3. Preencher o formulário de informações sobre o vínculo empregatício, assiná-lo, e salvá-lo em formato PDF (baixar o arquivo).
4. Providenciar os documentos abaixo, de acordo com as respectivas extensões de arquivos:
O processo seletivo é composto por prova escrita, eliminatória, e entrevista, com apresentação do pré-projeto a uma banca de examinadores, composta por pelo menos dois professores do Departamento de Saúde Coletiva da FCMSCSP. A matrícula será realizada online, quando da aprovação no processo seletivo. O candidato será matriculado no Mestrado Profissional ou Acadêmico, de acordo com o perfil do candidato estabelecido na entrevista, pelos professores, juntamente com a coordenação.
Para o ingresso no Doutorado em Saúde Coletiva é necessário providenciar os seguintes documentos, que serão solicitados quando da abertura do edital de inscrições, para que sejam anexados eletronicamente:
1. Documento de “Manifestação de Interesse de Orientação” contendo o nome do candidato, linha de pesquisa, nome do projeto e manifestação do professor orientador vinculado ao Doutorado em Saúde Coletiva. Esse documento é requisito para o processo de seleção, mas vale ressaltar que este documento não implica na imediata aprovação do candidato, que será avaliado em todas as fases do processo seletivo que incluem a avaliação do currículo, avaliação do projeto de pesquisa e consonância com as linhas de pesquisa do Programa. Uma vez aceito pelo potencial orientador, junto com este o candidato deverá desenvolver um projeto de pesquisa, que será submetido ao Conselho de Curso, nos meses definidos no Edital, para análise e parecer sobre a aceitação no programa. Salvá-lo em PDF.
2. Projeto de Pesquisa vinculado a uma das Linhas de Pesquisa do Programa (elaborado em conjunto com o orientador). Salvá-lo em formato PDF;
3. Providenciar o Certificado de Proficiência da Língua Inglesa, exame aplicável em escola de inglês, ou através do site (https://www.efset.org/pt/). Salvar o certificado em formato PDF;
4. Preencher o formulário de informações sobre o vínculo empregatício, assiná-lo, esalvá-lo em formato PDF (baixar o arquivo).
5. Providenciar os documentos abaixo, de acordo com as respectivas extensões de arquivos:
OBS: Em caráter excepcional, com voto favorável de pelo menos dois terços do Conselho do Programa e aprovação da CPG, o programa pode admitir um candidato (a) diretamente no Doutorado, sem exigência de um mestrado prévio, desde que apresente um projeto de pesquisa e maturidade acadêmica compatíveis com a titulação pretendida. Nesse caso, o Diploma de Mestrado e Histórico Escolar do Mestrado não serão necessários.
Podem ser aceitos como alunos especiais, alunos de outros programas credenciados de pós-graduação ou docentes de outras IES a fim de cursarem disciplinas isoladas.
O aluno especial fica sujeito às mesmas normas de desempenho exigidas para o aluno regular, sendo sua admissão condicionada à disponibilidade de vagas, não lhe sendo facultado a obtenção da titulação.
O aluno especial, uma vez aprovado na(s) disciplina(s) que cursar, receberá declaração emitida pela Secretaria de Pós-graduação em que constará o nome da disciplina, ementa resumida, carga horária e número de créditos.
O aluno especial deverá pagar os custos da(s) disciplina(s) que cursar, sem direito a bolsa ou gratuidade, exceto quando se tratar de docente da própria instituição.
A admissão excepcional de alunos de graduação em disciplinas específicas dos programas de pós-graduação estará condicionada à capacidade de oferta de vagas de cada disciplina e à aceitação do docente responsável pela disciplina, comunicada por escrito à Secretaria de Pós-Graduação.
O aluno que estiver cursando pós-graduação lato sensu poderá ser indicado por um dos docentes do programa para frequentar disciplinas dos programas de pós-graduação stricto sensu, podendo seus créditos virem a ser validados caso ele passe a ser um aluno regularmente matriculado no programa stricto sensu.
É possível consultar o Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da FCMSCSP e os Regulamentos Internos de cada Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da FCMSCSP, acessando os links abaixo:
Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da FCMSCSP (baixar arquivo)
Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da FCMSCSP (baixar arquivo)
Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Pesquisa em Cirurgia da FCMSCSP (baixar arquivo)
Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva Acadêmico da FCMSCSP
Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva Profissional da FCMSCSP
Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Comunicação Humana da FCMSCSP
Para acessar as normatizações, modelos e orientações, visando facilitar o desenvolvimento das teses e dissertações, clique nos links abaixo:
Normatização para Apresentação de Dissertações e Teses (baixar arquivo)
Formato de Tese Monográfico ou Preferencial (Orientações) (baixar arquivo)
Modelo de Capa e Página de Rosto – Dissertação de Mestrado (baixar arquivo)
Modelo de Capa e Página de Rosto – Tese de Doutorado (baixar arquivo)
Áreas de Concentração dos Programas Stricto Sensu (Orientações) (baixar arquivo)
Faça o download do requerimento, preencha-o em sua totalidade e encaminhe à Secretaria de Pós-graduação, presencialmente ou por e-mail (pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br).
Solicitações gerais (baixar o arquivo)
Ressarcimento Financeiro de Artigo Científico (baixar arquivo)
Carta de aceite do Orientador (Mestrado/ Doutorado) (baixar o arquivo)
Exame Geral de Qualificação (baixar o arquivo)
Defesa de Dissertação de Mestrado (baixar o arquivo)
Defesa de Tese de Doutorado (baixar o arquivo)
Declaração de Opção de Confecção de Diploma (baixar o arquivo)
Termo de Autorização para divulgação de Dissertação (Mestrado) e Tese (Doutorado) (baixar o arquivo)
Nome | Título | Orientador(a) | Co-Orientador(a) | Ano |
---|---|---|---|---|
Cesar Augusto Inoue | A política de gestão de recursos humanos no SUS e a integração ensino-serviço-comunidade: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo | Nivaldo Carneiro Junior | —————— | 2022 |
Nêmara de Araújo Vianna | Agentes de redução de danos: trajetórias, práticas, tecnologias e competências de trabalhadores do Centro de Convivência É de Lei, em São Paulo – SP | Paulo Artur Malvasi | —————— | 2022 |
Frederico Cunha Valim | Qualidade de vida em estudantes de medicina e fatores associados: uma revisão narrativa | Danielle Bivanco de Lima | Manoel Carlos Sampaio de Almeida Ribeiro | 2022 |
Nome | Título | Orientador(a) | Co-Orientador(a) | Ano |
---|---|---|---|---|
Edson Rufino | Caracterização do atributo acesso na Atenção Primária à Saúde (APS) nos Contratos de Gestão das Organizações Sociais de Saúde (OSS) no município de São Paulo | Nivaldo Carneiro Junior | —————— | 2021 |
Isis Marafanti | Travestis e mulheres trans: status sorológico para HIV e experiência de encarceramento | Maria Amelia de Sousa Mascena Veras | —————— | 2021 |
Victoria de Pastore Edelstein | Condição bucal e acesso a serviços odontológicos dos imigrantes bolivianos no Centro da cidade de São Paulo, Brasil | Rita Barradas Barata | – | 2021 |
Nome | Título | Orientador(a) | Co-Orientador(a) | Ano |
---|---|---|---|---|
Sofia Fromer Manzalli | Direito à vida: o acesso à saúde nas unidades prisionais do estado de São Paulo | Paulo Artur Malvasi | – | 2020 |
Nome | Título | Orientador | Co-Orientador | Ano |
Luciana Andrea Digieri Chicuto | Análise do Perfil Epidemiológico da Doença Meningocócica no Brasil no período de 2001 a 2015 | Marco Aurélio Palazzi Safadi | José Cassio de Moraes | 2019 |
Rita de Cassia Boni Zanollo | O cuidado em saúde sob a perspectiva da pessoa internada em enfermarias do Hospital Central da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. | Danielle Bivanco de Lima | 2019 | |
William Palla | Percepções sobre a violência no cotidiano do trabalho dos profissionais da enfermagem | Patricia Martins Montanari | Paulo Artur Malvasi | 2019 |
Nome | Título | Orientador | Ano |
Diego Fernando Ferreira de Oliveira | A Gestão de Recursos Humanos em uma Organização Pública Estatal: O caso da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) no Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes, Espirito Santo – Brasil | Prof. Dr. Paulo Carrara de Castro | 2017 |
Nome | Título | Orientador | Ano |
Dalma da Silveira | Formação dos trabalhadores de Vigilância Sanitária frente aos riscos sanitários no Estado de São Paulo, no período de 2008 a 2011 | Prof. Dr. Cássio Silveira | 2015 |
Nome | Título | Orientador | Co-Orientador | Ano |
---|---|---|---|---|
Pollyana Oliveira Lira | A escolha da via de parto: explorações sobre a autonomia da mulher | José Cássio de Moraes | Tania di Giacomo do Lago | 2022 |
Denis Gonçalves Ferreira | Violência e revitimização sexual contra meninos, homens e HSH brasileiros: prevalência, fatores associados e subnotificação | Maria Amelia de Sousa Mascena Veras | Gustavo Santa Roza Saggese | 2022 |
Nome | Título | Orientador | Co-Orientador | Ano |
---|---|---|---|---|
José Luís Gomez Gonzalez Junior | Experiência escolares de transexuais e travestis participantes do Projeto Muriel em São Paulo: um estudo qualitativo | Maria Amelia de Sousa Mascena Veras | Gustavo Santa Roza Saggese | 2019 |
Roberta de Miranda Henriques Freire | Condominio exclusivo para idosos como política equânime e intersetorial no estado da Paraíba | Nivaldo Carneiro Junior | 2019 | |
Vanessa Barreiros Gonçalves | Desigualdades sociais em saúde bucal em escolares | Rita de Cássia Barradas Barata | 2019 |
Nome | Título | Orientador | Co-orientador | Ano |
---|---|---|---|---|
Sergio Luís Funari | PROJETO ALFA-H – PROJETO ALFA-H ONLINE – Avaliação do conhecimento e da frequência de infecção genital, oral, anal e cutânea pelo HPV entre HSH | Karina de Cássia Braga Ribeiro | Maria Amélia de Sousa Mascena Veras | 2018 |
Nome | Título | Orientador | Co-orientador | Ano |
---|---|---|---|---|
Tania Maria Vargas Escobar Azevedo | Aspectos ideológicos e valorativos no cotidiano no trabalho das equipes multiprofissionais do Samu 192 no município de São Paulo | Regina Maria Giffoni Marsiglia | Patricia Martins Montanari | 2017 |
Em construção.
Inscrição: R$ 100,00
Mensalidade: R$ 800,00
(11) 3367-7858 / 7869 / 7870 / 7750
pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br
Médico formado pela FCMSCSP
“A Faculdade da Santa Casa dá muita experiência e segurança para lidar com o contexto externo, independentemente dos materiais e do que você tem ali na hora para fazer. Às vezes, temos que lidar com os recursos mais escassos ou mais tecnológicos. Então, a realidade é muito versátil e a Faculdade da Santa Casa consegue te preparar para isso, independentemente da situação.”
Médica formada pela FCMSCSP
“A convivência com pacientes desde o primeiro ano da faculdade, em que você vai aprendendo e fica em contato com pessoas, com os casos e com histórias que você nunca imaginou que poderia passar, é muito legal e vai te engrandecer não só como médico, mas, também, como pessoa.”
Psicóloga e discente do curso de pós-graduação em Psicossomática da Santa Casa
“Chegar a Santa Casa de São Paulo é uma honra. É uma instituição de referência nacional e mundial na saúde. Os professores são incríveis, a rede de networking que a gente faz é maravilhosa! É um conteúdo inenarrável de tantas coisas boas. É como se tivessem me dado um tesouro. Eu sou extremamente feliz com a escolha que fiz”.
Psicóloga clínica e ex-aluna do curso de pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental com ênfase em Saúde e Saúde Mental da Santa Casa
“Ter feito o curso de especialização na Santa Casa enriqueceu muito meu currículo e agregou muito conhecimento a minha pratica clínica! Durante o curso tive o privilégio de ter tido aula com professores renomados, com ampla vivência, o que contribuiu não só com meu conhecimento teórico, mas também na prática”.
Discente do curso de pós-graduação em Psicossomática da Santa Casa
“O curso é muito bom, tem ensinado muito pra gente e eu tenho colocado muita coisa em prática que a gente aprendeu. Vocês precisam fazer contato com a Santa Casa para saber mais. Vale muito a pena! A construção do conhecimento que estamos tendo aqui é algo que vamos levar por muito tempo.”