Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 3
Carga horária: 36h
Ementa: Discussão de conceitos, teorias e métodos relativos à questão da causalidade que atravessa todas as disciplinas do campo da Saúde Coletiva. Estabelecer relações de determinação ou causalidade entre situações, circunstâncias ou fatores de exposição ou risco e seus desfechos em saúde constituem uma parte importante do pensamento populacional que caracteriza o campo científico da saúde coletiva.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 5
Carga horária: 60h
Ementa: A disciplina visa oferecer ao aluno a compreensão de quadros teórico-conceituais, sobre as principais Escolas da Administração, como também os modelos teóricos do Planejamento em Saúde, contribuindo à análise crítica da Gestão em Saúde. Nessa perspectiva, questões centrais da realidade contemporânea do setor saúde na sociedade brasileira terão relevâncias nas discussões do conteúdo programático da disciplina.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 4
Carga horária: 48h
Ementa: Conteúdos básicos de Estatística inferencial incluindo conceitos como variação amostral, teorema do limite central, lei dos grandes números, estimação por intervalo, testes de hipóteses, análise de variância, teste de associação, correlação e regressão,
testes não paramétricos.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 5
Carga horária: 60h
Ementa: Condições de vida, trabalho, estilos de vida e desigualdades em saúde: bases conceituais e dados sobre o perfil de morbimortalidade em formações sociais capitalistas. O caso do Brasil. Discussão sobre contribuições dos autores das ciências humanas e sociais, da saúde coletiva e autores que analisam os determinantes da realidade brasileira desde o período colonial até a atualidade.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 5
Carga horária: 60h
Ementa: Educação interprofissional (EIP): concepções e definições. Novos modelos de formação em saúde. Identidade profissional e aprendizado compartilhado. As 14 profissões de saúde e o Trabalho em Saúde. Trabalho em equipe e Prática colaborativa (PIP). PIP na Atenção Primária à Saúde: integralidade da saúde, interdisciplinaridade e intersubjetividade profissional – usuário. Intersetorialidade.
Nível: Mestrado Acadêmico
Créditos: 5
Carga horária: 60h
Ementa: A disciplina objetiva introduzir o raciocínio epidemiológico, apresentando os fundamentos do método, com destaque para a epidemiologia descritiva e noções de vigilância epidemiológica. Visa tornar os alunos aptos para descrever do ponto de vista epidemiológico doenças e agravos relacionados à saúde. Serão apresentados os elementos técnicos e metodológicos essenciais para sua realização.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 5
Carga horária: 60h
Ementa: O objetivo da atividade é aprofundar o conhecimento sobre o método epidemiológico discutindo os principais aspectos relativos a desenhos, medidas de ocorrência e associação, validade, confundimento e interação, estratificação e ajuste, interpretação e comunicação dos resultados de pesquisa.
Nível: Mestrado Acadêmico/Doutorado
Créditos: 3
Carga horária: 36h
Ementa: Propiciar aos estudantes o aprofundamento de debates e referenciais teórico-metodológicos sobre gênero, sexualidade, corpo, marcadores sociais da diferença e saúde. Gênero: trajetória de um conceito. Gênero, sexualidade e saúde. Interseccionalidade,
marcadores sociais da diferença e saúde. Gênero e colonialidade.