O Mestrado Profissional em Saúde Coletiva tem como objetivo principal preparar profissionais de saúde pública para a utilização da investigação científica como ferramenta no aprimoramento do trabalho, isto é, como recurso para o desenvolvimento de habilidades e competências requeridas para o melhor desempenho da função pública.
O programa foi constituído buscando estabelecer uma clara distinção entre a formação profissional especializada e o mestrado profissional. Para dar conta desta distinção fundamental entre as duas modalidades de formação, a proposta do programa privilegia disciplinas e atividades de cunho instrumental e metodológico, evitando disciplinas exclusivamente voltadas para a transmissão de conteúdos técnicos. Outra preocupação presente foi evitar as delimitações estritamente disciplinares.
As inscrições, o processo seletivo e as matrículas ocorrerão no período de 06/02/2025 a 03/03/2025. Acesse essa página para mais informações e inscreva-se neste link.
O programa de Saúde Coletiva, nível Mestrado Profissional, conta com uma Área de Concentração e três Linhas de Pesquisa.
Clique nas linhas de pesquisa (abaixo) para mais detalhes.
Descrição: Pesquisas que analisam distribuição de doenças e agravos à saúde, fatores de risco e exposição, com ênfase nas desigualdades sociais e nos determinantes sociais de saúde; programas de controle específicos e vacinação (programa, coberturas vacinais, percepção sobre vacinas, hesitação vacinal).
Docentes envolvidos: Ana Paula França/ Cássio Silveira/ José Cássio/ Karina Barros Calife Batista/ Maria Amélia de Sousa Mascena Veras/ Oziris Simões/ Patricia Martins Montanari/ Paulo Artur Malvasi/ Rita de Cássia Barradas Barata/ Victor Alexandre Percinio Gianvecchio.
Descrição: Projetos que analisam diferentes aspectos de formação, distribuição, mercado de trabalho, processo de trabalho, perfis e expectativas profissionais, motivos para escolha profissional, satisfação com o trabalho, rotatividade e outros relacionados aos profissionais de saúde.
Docentes envolvidos: Cássio Silveira/ Danielle Bivanco de Lima/ Karina Barros Calife Batista/ Nivaldo Carneiro Junior/ Patricia Martins Montanari/ Paulo Artur Malvasi.
Descrição: Estudos analíticos e de avaliação das políticas públicas, programas e serviços no âmbito do SUS; análise do desempenho na gestão de prestadores públicos e privados de serviços de saúde; identificação e desenvolvimento de indicadores e instrumentos de melhoria da qualidade dos serviços; segurança do paciente e gestão da clínica; regionalização do sistema de saúde enfatizando as relações entre as esferas de governo, entre gestores e prestadores e entre o SUS e o sistema suplementar; modalidades de organização de serviços.
Docentes envolvidos: Danielle Bivanco de Lima/ Karina Barros Calife Batista/ Nivaldo Carneiro Junior/ Oziris Simões/ Victor Alexandre Percinio Gianvecchio.
Perfil do aluno: O programa está desenhado para profissionais de saúde pública que desempenham funções de direção, vigilância em saúde, avaliação e acompanhamento no âmbito da secretaria estadual ou de secretarias municipais de saúde e demais organizações que atuam em interface com o Sistema Único de Saúde.
Modalidade: Presencial
Periodicidade: As disciplinas e as atividades do curso ocorrem às quintas-feiras à tarde; às sextas-feiras (manhã e tarde) e, eventualmente, aos sábados.
Duração: 24 meses
Créditos para Titulação: 60 créditos (40 em disciplinas; 20 no Trabalho de Conclusão)
Processo Seletivo: O processo seletivo é composto por uma prova de múltipla escolha, análise de curriculum, carta (duas laudas) de motivação para cursar o mestrado e entrevista.
Inscrições: 06/02/2025 a 03/03/2025
(11) 3367-7858 / 7869 / 7870 / 7750
pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br