Reconhecendo a importância do processo de internacionalização, a FCMSCSP encontra-se entre as pioneiras com a criação de uma bolsa especificamente para os alunos de graduação, o Programa “Pesquisadores do futuro”, que vigora desde 2008, antecedendo em alguns anos o Programa Ciência sem Fronteiras, lançado pelo Governo Federal em 2011.
O Núcleo de Relações Internacionais (NRI) coordena os esforços de internacionalização na FCMSCSP.
Diretrizes Curriculares : o projeto pedagógico do curso de medicina da FCMSCSP foi elaborado levando em consideração as referências mais atuais da educação médica, incluindo as Diretrizes Curriculares, as diretrizes Canadenses do Royal College of physicians and surgeons of Canada e os guias da AMEE, uma associação internacional para educação de profissionais da saúde.
SAEME – Sistema de Acreditação de Escolas Médicas : Desde 2018, somos acreditados pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) do Conselho Federal de Medicina. Essa certificação é reconhecida pelo World Federation of Medical Education, indicando que nosso curso tem padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente. As nossas credenciais possibilitam estágios e intercâmbios internacionais em renomadas escolas médicas.
Núcleo de Relações Internacionais (NRI) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo tem promovido constantemente a qualidade e a quantidade das experiências de intercâmbio. Sua atuação tem sido alvo de reconhecimento tanto no âmbito interno quanto externamente à instituição.
Embora a criação do NRI tenha ocorrido formalmente em 2010, desde 2008 a diretoria da Faculdade já vinha oferecendo bolsas, além de cartas de recomendação e suporte interno aos alunos que procuraram intercâmbios internacionais.
Uma das possibilidades de intercâmbio ocorre durante o internato, ou seja, no quinto e sexto ano do curso de Medicina, onde o estudante opta em qual projeto e estágio deseja realizar, definindo, ainda na graduação, a área médica que irá seguir. Àqueles que optarem pelo intercâmbio no internato terá a oportunidade de estudar em diversas universidades estrangeiras parceiras, tendo o apoio do NRI durante o processo de seleção, em especial com a isenção da taxa de inscrição.
Fundada em maio de 1951, a International Federation of Medical Students Association (IFMSA) é a maior organização estudantil do mundo, congregando acadêmicos de medicina de mais de 120 países. O projeto de extensão IFMSA atua na humanização médica e social, na promoção da saúde, educação médica, mobilidade acadêmica (intercâmbios), capacity building, representatividade e pesquisa, dentre outras atividades que contemplem o tripé universitário: pesquisa, ensino e extensão.
Na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a organização atua em três eixos: eixo de atividades; eixo de intercâmbios e eixo administrativo. Assim, para além das reuniões entre a Federação Internacional, a entidade também promove eventos e projetos que visam enriquecer o aprendizado dos estudantes de Medicina, beneficiando-os no âmbito pessoal, acadêmico, social e profissional.
A FCMSCSP também recebe alunos de Medicina por um mês de intercâmbio provenientes de diversos países, por meio do programa da IFMSA.
Para mais informações, entre em contato pelo Instagram.
Para mais informações e dúvidas, entre em contato pelo e-mail: nri@fcmsantacasasp.edu.br
Internacionalização
Pesquisa