O trabalho foi uma iniciativa que acabou de ser contemplado com o financiamento do Fundo de Amparo à Pesquisa da Faculdade
Alunas do 6º semestre do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) participaram do XXXII Congresso Brasileiro de Nefrologia que aconteceu entre os dias 25 a 28 de setembro, em Salvador, na Bahia.
O congresso é considerado um dos maiores eventos na Nefrologia e visa compartilhar conhecimentos mais atualizados sobre as melhores práticas para cuidados renais de excelência.
Representando a Faculdade, as alunas Vitória Cecília, Monique Moreira e Giulia Trioulo puderam apresentar a pesquisa “Modulação dos Distúrbios Renais no Diabetes tipo 2: Avaliando o Papel dos Probióticos em um Modelo de ratos com Doença Renal Diabética”.
A pesquisa é orientada pelas docentes do Curso de Enfermagem Profª Me. Eloiza de Oliveira e Profª Dra. Luciana Costa e foi fruto do financiamento do Fundo de Amparo à Pesquisa da Faculdade. A proposta do trabalho surgiu da necessidade de investigar as especificidades moleculares e metabólicas do impacto dos probióticos na função renal, — ou seja, das bactérias que trazem benefícios para a saúde, como, por exemplo, o aumento das defesas do organismo, contribuindo para redução da progressão das doenças crônicas.
De acordo com a Profª Me. Eloiza de Oliveira, o trabalho buscou elucidar os benefícios dos tratamentos não farmacológicos na diminuição da morbidade da Doença Renal Crônica. “Eu trabalhei ao longo de 15 anos, e continuo trabalhando, com pacientes renais crônicos em hemodiálise”, diz.
“Por isso, meu objetivo de pesquisa sempre foi de encontrar ferramentas terapêuticas para reduzir os casos das doenças que chegam em estágios de maior gravidade, necessitando início de terapia de substituição renal”, complementa a professora.
Ainda segundo a professora, os resultados preliminares demonstraram um impacto positivo no processo de mitigar a progressão da doença renal crônica. Desta forma, apresentar um trabalho inovador na Nefrologia em um dos maiores congressos da área demonstra a excelência e dedicação do curso e das pesquisadoras.