Na oportunidade, o Centro Acadêmico Firmina Santana tomou posse
O Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizou em, 13 de maio, o I Workshop de Nutrição e Organizações de Classe da Faculdade.
O evento contou com a presença de importantes entidades da profissão, sendo eles: o Conselho Regional de Nutrição, o Sindicato de Nutricionistas do Estado de São Paulo, a Associação Paulista de Nutrição e a Executiva de Estudantes de Nutrição.
O workshop teve como objetivo explicar sobre a importância e atuação de cada representação de classe, bem como aproximar os estudantes do sindicato e dos conselhos, para atuarem com ética e de acordo com os critérios legais da profissão.
A abertura do workshop contou com a presença do Vice-diretor da Faculdade, o Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, e a Diretora do curso de Nutrição, a Prof° Dra. Rosana Rossi.
Durante a abertura, os professores reforçaram a necessidade de uma conversa anual com as representações da profissão a fim de compreender as ações e vínculos que um profissional pode ter com as entidades presentes. Além disso, foi saudado a criação da primeira turma de Nutrição da Faculdade e, mesmo sendo um curso novo, já ter um Centro Acadêmico engajado.
O Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral aproveitou a oportunidade para explicar sobre as comissões institucionais que têm representação estudantil, bem como a ampliação das atividades do Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) e do papel que a 1ª Turma terá no próximo Programa de Integração dos Primeiro-anistas (PIPA).
Entre os assuntos abordados ao longo do evento estão as explicações do que é cada entidade e sua importância, a diferença entre Bacharel de Nutrição e um Nutricionista, as principais atividades da profissão, importância da ética em Nutrição e como denunciar quem descumpri-la, as melhores formas de promover a saúde alimentar, como e porque se sindicalizar e a importância de se organizar profissionalmente e entre estudantes.
O evento também contou com a apresentação e posse do Centro Acadêmico de Nutrição, entidade que será fundamental no acolhimento, representação e capacitação estudantil.
O Centro Acadêmico de Nutrição homenageia Firmina Santana, conhecida como a primeira nutricionista do Brasil.
Apesar da profissão de Nutrição ter sido regularizada somente em 1967, Firmina Santana tornou-se nutricionista em 1940.
Firmina nasceu em 18 de fevereiro de 1909 em Paracatu, uma cidade localizada no noroeste de Minas Gerais. Iniciou seus estudos na Escola Afonso Arinos e formou-se professora primária na Escola Normal Oficial, ambas de sua terra natal.
Em 1934, mudou-se para o Rio de Janeiro, para estudar na Escola de Enfermagem Ana Nery. Reconhecida por sua inteligência, formou-se enfermeira em 1937.
No ano de 1940, custeada pelo governo brasileiro, foi para a Argentina, onde fez o curso na Escola de Nutrição. Voltou para o Brasil após 3 anos de curso e, desde então, atuou como nutricionista, lutando pelo aperfeiçoamento e pelos direitos da profissão.
Quando retornou ao Brasil, Firmina Santana organizou e chefiou o Serviço de Nutrição do Hospital do Servidor Público do Rio de Janeiro. Firmina também criou uma Escola de Nutrição aos moldes da escola argentina, o que mais tarde foi anexada à Universidade do Brasil.
Fundou a Associação Nacional de Nutricionistas (ABN), atualmente chamada de Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), e foi a primeira presidente da Associação. O Dia do Nutricionista refere-se à data de criação desta entidade.
Fonte: Dietbox