A ação teve como protagonistas os alunos do curso de Nutrição, que puderam preparar carne louca de casca de banana
O projeto de extensão “Responsabilidade Socioambiental” do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizou, em 29 de novembro, atividades cujo objetivo era desenvolver receitas baseadas na sustentabilidade, utilizando cascas e outros insumos que normalmente seriam descartados.
Ao longo do semestre, os estudantes construíram uma horta para plantar temperos e ervas que seriam utilizados nas preparações. Além disso, o projeto de extensão deu continuidade a uma rica parceria com a ONG Pão Povo na Rua.
Para o preparo das receitas, os alunos testaram diferentes alimentos e avaliaram as possibilidades junto aos colaboradores da ONG, que preparam e servem pães e refeições diárias para pessoas em situação de rua desde a pandemia da Covid-19.
Na atividade do fim de novembro, a receita aprovada foi a carne louca feita com casca de banana, que rendeu um prato para cerca de 200 usuários atendidos no local.
De acordo com a coordenadora do projeto de extensão, Prof.ª Me. Daniella Moreira, há muitos pontos positivos ao planejar ações como essa. “Os alunos têm contato com uma realidade muito diferente da rotina deles. No projeto, são atendidas pessoas em situação de rua, usuários de drogas e famílias de imigrantes com crianças”, explica.
A professora também destaca que a ONG Pão Povo na Rua oferece refeições gratuitas todos os dias: um prato completo com proteína, arroz, feijão, salada e sobremesa. Aos sábados, são servidas cerca de 200 refeições; nos dias úteis, aproximadamente 300. E, se sobrar comida, o usuário pode repetir.
Assim, ao participar das atividades da ONG, os estudantes e futuros profissionais de nutrição entendem a demanda real por alimentação e aprendem sobre planejamento, logística e preparo em larga escala.
“Na ação da carne de casca de banana, por exemplo, além de terem testado antes, eles foram para a cozinha e sentiram as dificuldades do processo. Depois, serviram e ainda conversaram com os usuários para avaliar se eles gostaram da preparação. É uma experiência completa, do início ao fim”, comenta a professora Daniella.
O curso de Nutrição da Faculdade mantém uma parceria contínua com a ONG. A cada período, uma ação diferente é realizada. No Dia Mundial da Alimentação, por exemplo, houve a exibição de um documentário criado pelo instituto. Já no primeiro semestre de 2025, os alunos de Nutrição realizaram um treinamento de higiene com os funcionários.
Segundo a professora Daniella Moreira, a parceria tem um impacto significativo para todos. “Para o aluno, o aprendizado é imenso; para nós, professores, há o desafio de apresentar outra realidade e acompanhar o desenvolvimento emocional e prático deles; e, para a instituição, é um ganho importante, pois reforça a formação humana e social que desejamos.”
“Além disso, fortalece a imagem da instituição ao mostrar que os alunos levam ações e parcerias adiante”, destaca a docente.
A Faculdade Santa Casa de SP instituiu recentemente um Núcleo de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, coordenado pela diretora do curso de Nutrição, Prof.ª Dr.ª Rosana Rossi. Com a criação do núcleo, a instituição está pleiteando o selo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), somando-o às outras ações sustentáveis realizadas ao longo do ano.
O debate sobre sustentabilidade tem se ampliado nos últimos anos em nível mundial, especialmente com a realização da COP-30, que ocorreu no Brasil.
Segundo a professora Daniella, é papel do nutricionista desenvolver estratégias que reduzam o impacto ambiental, como o reaproveitamento de alimentos, o controle do uso de água e a gestão responsável dentro da cozinha.
No caso do projeto de extensão, transformar cascas de banana — que seriam lixo — em alimento é um exemplo claro de redução de impacto ambiental.
“Muitas instituições adotam a segunda-feira sem carne, e essa preparação é uma alternativa viável. A aceitação foi ótima, inclusive por usuários veganos que estavam presentes no dia”, destaca.
Clique aqui e confira a fala do Prof. Paulo Siqueira, chefe de cozinha da ONG Pão Povo na Rua.