Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt
31/03/2025

Próximo encontro do grupo de estudos “Saracura” acontecerá em 6 de maio.

O Grupo de estudos surgiu de uma parceria entre o Departamento de Saúde Coletiva e o Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde da População LGBT (NUDHES)

O Grupo de estudos ‘Saracura’, criado a partir da parceria do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) com o Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde da População LGBT (NUDHES), realizará seu próximo encontro em 6 de maio de 2025, às 18h30, na Sala de Reuniões do 6º andar do prédio localizado na rua Dr. Cesário Mota Júnior, nº 61 – Vila Buarque (SP).

O grupo se reúne mensalmente e tem como objetivo debater temáticas das relações étnico-raciais no Brasil em interlocução com a saúde. A próxima atividade debaterá o capítulo 1 do livro “Como ser um educador antirracista”, de Bárbara Carine. A leitura prévia enriquecerá o debate, mas não é obrigatório.

Os encontros acontecem na primeira terça-feira de cada mês. Para participar, basta comparecer, os encontros são abertos para todos os interessados.

Saracura é o nome de um rio que foi canalizado e hoje corre subterrâneo cortando diversos bairros de São Paulo, e também foi um um quilombo que existiu no atual bairro Bixiga. De acordo com a Profª Thamires Medeiros, do Departamento de Saúde Coletiva, a escolha do nome busca acessar referências ancestrais de memória e resistência. O grupo surgiu há dois anos a partir da confluência de pontos de vista para propor agendas, matérias e temáticas visando a propagação de saberes de forma transversal que combatam o racismo e promovam equidade racial.

Em caso de dúvida, entre em contato com Clair Aparecida, pesquisadora do NUDHES, pelo telefone (11) 98242-4727.