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14/07/2025

Saúde mental e ambiente é tema de estudo em parceria com a Natura

Pioneira na América Latina, a pesquisa da Faculdade investiga ansiedade climática, angústia emocional e bem-estar diante da crise ambiental

Saúde mental e ambiente

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) firma parceria com a Natura com objetivo de compreender, por meio de pesquisa inédita, o impacto das alterações ambientais sobre o bem-estar e a saúde mental dos brasileiros. 

O estudo é pioneiro na América Latina e visa mapear sentimentos como ecoansiedade, depressão e solastalgia — termo que descreve a angústia emocional causada pela degradação do ambiente natural em que se vive. Além disso, a pesquisa analisará hábitos de consumo sustentável e suas possíveis correlações com indicadores emocionais e biomarcadores vocais.

De acordo com o Prof. Dr. Lucas Murrins Marques, docente do Departamento de Saúde Mental da Faculdade e responsável pela pesquisa, este estudo surgiu a partir da percepção de uma relação entre os comprometimentos de saúde mental e oscilações afetivas com as mudanças climáticas. “Nós escolhemos nos aprofundar sobre a solastalgia por se tratar de um termo como se fosse uma angústia, um sofrimento emocional associado com as mudanças ambientais enquanto a gente vive estas mudanças, de sentir esse sofrimento pelas mudanças”, diz. 

“É uma nostalgia associada com me sentir só no ambiente que eu vivo. Então, esse ambiente está modificando, muito possivelmente modificando negativamente, e eu estou sofrendo com isso. Esse fenômeno pode ser analisado em várias óticas, desde quando a gente vai mudando o ambiente de trabalho, desde quando a gente muda o nosso ambiente físico em casa ou quando ele é destruído por algum desastre natural”, explica o professor.

Apesar de ser um termo antigo, há poucos estudos feitos com instrumentos validados e padronizados para poder mensurar esse tipo de fenômeno. Desta forma, a pesquisa surgir para estudá-lo de forma quantitativa e nas particularidades do Brasil.

Para avaliar os resultados, espera-se o preenchimento de um questionário digital feito por mil participantes e de todas as regiões do Brasil, além da validação da primeira escala brasileira de bem-estar ambiental relacionada à natureza, adaptada ao contexto sociocultural do país, com base na versão do Brief Solastalgia Scale (BSS) de 2024, desenvolvido na Austrália. 

“À medida que os indivíduos e comunidades enfrentam cada vez mais alterações climáticas e suas consequências, é crucial compreendermos os impactos emocionais resultantes disso”, reforça o pesquisador.

Ainda de acordo com o professor, a pesquisa poderá mapear os níveis da solastalgia associados a outras métricas de saúde mental, sendo elas: depressão, ansiedade e bem-estar; além de avaliar se as características vocais que demarcam indicadores emocionais também estão relacionadas à solastalgia.

Para participar da pesquisa, acesse o link pelo WhatsApp ou pelo Telegram.

Para fortalecer a parceria, representantes da Natura também visitaram, em 30 de junho de 2025, as instalações da Faculdade e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP). Na oportunidade, representantes da Faculdade e da Fundação puderam apresentar mais sobre as instituições, projetos e iniciativas. 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Com histórico reconhecido em sustentabilidade e a promoção do bem-estar em sua essência, a Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, há mais de 10 anos. Concedido pelo B Lab, instituição independente e sem fins lucrativos, a certificação reconhece modelos de negócio que visam o desenvolvimento social e ambiental. 

Comprometida a ser um negócio regenerativo até 2050, a empresa desenvolve iniciativas com foco na regeneração socioambiental e utiliza a ferramenta pioneira Integrated Profit & Loss (IP&L), que permite contabilizar os impactos gerados em três dimensões principais: Capital Natural, Capital Humano e Capital Social. 

A marca vem apostando na promoção do cuidado integral, conectando corpo e mente por meio de seus produtos, a partir de alguns problemas evidenciados durante e após a pandemia, como a rotina exaustiva combinada à estafa mental e à privação do sono. As linhas Tododia Todanoite e Tododia Energia, por exemplo, possuem tecnologias comprovadas pelo Instituto do Sono e por neurociência, respectivamente, para melhorar a qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, sua saúde mental. A intenção é expandir esses cuidados e o Bem-Estar de nossos consumidores, atendendo às necessidades específicas do seu dia a dia.

Desta forma, a parceria com a Faculdade da Santa Casa de SP, fruto da iniciativa do Prof. Dr. Lucas Murrins Marques aproveitam as iniciativas financeiras e sustentáveis da Natura para fortalecer o posicionamento da marca, mas, também, para compreender a relação da saúde mental e questões ambientais.

Os resultados deverão contribuir para o desenvolvimento de estratégias de saúde preventiva e reforçar a importância da adoção de práticas empresariais mais alinhadas ao cuidado com o meio ambiente e com a saúde emocional das populações. Na Natura, espera-se também que possam auxiliar no desenvolvimento de produtos que promovam o “Bem-estar Bem”, essência da companhia, que se traduz na relação harmoniosa do indivíduo consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente.