Não é novidade que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. A graduação, inclusive, deixou de ser um diferencial e é apenas o primeiro passo para quem quer construir uma carreira de sucesso.
Atualmente, para conquistar qualificação e destaque profissional o melhor caminho é apostar em especializações.
Quem atua na área da saúde, por exemplo, precisa estar bem preparado para prestar um excelente atendimento e deve se manter atualizado quanto às novas técnicas e ferramentas. E para tudo isso a pós-graduação tem um papel muito importante.
Mas, qual é o momento certo para investir em uma especialização na área da saúde?
Para responder a essa e outras perguntas, preparamos este conteúdo. Aqui você vai entender o que é pós-graduação, a importância de fazer especialização na área da saúde e ainda qual é o melhor momento para isso. Confira!
A pós-graduação é um tipo de formação que traz conhecimentos específicos que complementam o aprendizado da graduação. Ela é fundamental para aqueles profissionais que querem se aperfeiçoar em uma determinada área.
O aluno pode ingressar em uma pós-graduação para seguir carreira acadêmica ou para crescimento profissional. Para atender a esses dois públicos, a pós-graduação é dividida em duas categorias: lato sensu e stricto sensu.
Conheça a seguir sobre cada uma delas.
Os cursos de pós-graduação do tipo stricto sensu são os cursos de mestrado e doutorado.
Normalmente, esse tipo de pós-graduação é cursada por profissionais que querem seguir a carreira acadêmica, como pesquisadores e professores universitários. No entanto, é possível ver profissionais que realizaram esse tipo de curso e atuam em empresas.
Já a pós-graduação lato sensu são os cursos de especialização e o MBA. O objetivo é atualizar e capacitar o profissional para atuar em uma área específica da sua graduação e, normalmente, a duração do curso é menor quando comparada ao stricto sensu. Entenda mais a seguir.
Durante a graduação, o aluno tem contato com diversos temas e assuntos de maneira geral. Para se especializar em uma área específica, aprendê-la de maneira aprofundada e aumentar as chances de crescimento profissional, é preciso seguir os estudos. E é aí que entra a especialização.
Esse tipo de formação tem o papel de informar, atualizar e capacitar o estudante para atuar com excelência em uma determinada área da sua graduação. A duração média do curso é de 18 a 24 meses.
De acordo com uma pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), os profissionais que apostam em uma pós-graduação, como a especialização, recebem cerca de 66% a mais do que os colegas de profissão que não seguem os estudos.
Portanto, a especialização pode ser vista como uma excelente oportunidade para conquistar melhor remuneração, destaque profissional e qualificação.
Além disso, a especialização contribui para:
Vale ressaltar que a especialização oferece formatos de estudo flexíveis, como o EAD, o que permite que o profissional consiga estudar mesmo que ele tenha pouco tempo disponível.
Além da vantagem competitiva e da questão salarial, a especialização faz toda a diferença na atuação profissional. Isso porque, durante o estudo, os profissionais da saúde entendem mais sobre a prática clínica e aprendem como lidar como situações bem específicas.
Afinal, é na especialização que o profissional tem contato direto com a área de interesse, aprendendo de maneira aprofundada o assunto e conhecendo técnicas e informações que não são passadas durante a graduação.
Inclusive, a pós-graduação é uma excelente oportunidade para os profissionais que querem mudar de carreira. Por exemplo, o enfermeiro que atua sem especialização, pode escolher entre diversas áreas e buscar vagas nessa área.
Incrível, né?! Então, continue a leitura para entender o momento ideal para fazer um curso de especialização na área da saúde.
A especialização, assim como qualquer outro tipo de pós-graduação, só pode ser iniciada quando o aluno estiver com a graduação concluída.
Com o diploma em mãos, o momento ideal para começar a especialização é o mais breve possível! Afinal, quanto antes o profissional realizar a especialização, mais rápido ele terá chances de crescer na carreira.
Portanto, o ideal é que ao longo da graduação o estudante avalie quais são as suas áreas de interesse para que, depois, ele se especialize.
Vale lembrar que sempre é tempo de dar o start no crescimento profissional. Sendo assim, se você parou de estudar e pretende recomeçar agora, esse é o momento certo.
Como vimos até aqui, a pós-graduação prepara o profissional para atuar em um contexto específico. Por isso, separamos aqui alguns exemplos de especializações para você, profissional da saúde, se inspirar e crescer. Confira!
Enfermagem
Fisioterapia e Fisiologia
Fonoaudiologia
Medicina
Multiprofissional
Neurociência
Nutrição
Pesquisa Clínica e Medical Affairs
Psiquiatria e Saúde Mental
Tecnologia em Diagnóstico por Imagem
Ah! E você não precisa se limitar somente a uma especialização. Você pode fazer quantas quiser, sendo diretamente relacionadas ou não ao seu curso de graduação.
Na hora de escolher a instituição de ensino para se graduar é muito comum que o estudante fique em dúvida. O mesmo acontece quando é o momento de fazer a especialização.
A vantagem é que agora o estudante já tem mais experiência e sabe bem o que não pode faltar para se ter um ensino de qualidade.
Para começar, é preciso verificar a credibilidade da instituição no mercado, sua infraestrutura e a grade curricular. Também é preciso avaliar se a carga horária corresponde ao tempo que você tem disponível e qual é a forma de pagamento.
Lembre-se que o objetivo principal é encontrar uma especialização que, de fato, agregue valor ao seu currículo e que atenda as suas executivas de ensino.
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo promove com excelência o ensino, a extensão e a atenção à saúde. A história da instituição teve início em 1884 e segue com tradição e profissionalismo na formação cientifica, ética, humanística e responsável.
Conheça os cursos de especialização na área da saúde oferecidos pela instituição. Você pode optar por fazer uma Pós-graduação Latu Sensu Presencial ou EAD, Pós-graduação Stricto Sensu e Cursos de Atualização. Acesse os links e confira!
Confira também: Pós-graduação em Medicina | Curso de Fitoterapia Funcional – EAD