Tema desta edição ampliou debates sobre a história e os desafios contemporâneos da Enfermagem
O curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizou, em 14 de novembro, o XXI Colóquio Interdisciplinar de Integração de Temáticas. O tradicional evento reuniu cerca de 317 participantes, incluindo estudantes, docentes e demais interessados.
O Colóquio ocorre semestralmente e já está consolidado como um espaço essencial para o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os discentes dos diferentes semestres.
Na oportunidade, alunos do curso de graduação em Enfermagem puderam compartilhar suas produções de extensão. Nesta edição, foram apresentadas quatro iniciativas que integram ensino, pesquisa e serviços à comunidade.
Além disso, o evento contou com a palestra de abertura “Mulheres negras na Enfermagem”, ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Fernando de Souza Campos. A apresentação trouxe reflexões sobre história, identidade, equidade e protagonismo das mulheres negras na Enfermagem.
A diretora do curso de Enfermagem da Faculdade, Prof.ª Dra. Lívia Keismanas de Ávila, abriu oficialmente o encontro. Na oportunidade, a professora pôde demonstrar e reforçar o compromisso da instituição e do curso com a formação integral do enfermeiro, por meio da participação em projetos de extensão universitária voltados às necessidades reais da população.
O desenvolvimento do evento foi conduzido pela comissão organizadora composta pelas docentes: Prof.ª Dra. Lívia Keismanas de Ávila, Prof.ª Dra. Carolina La Maison Silva, Prof.ª Me. Aparecida dos Santos Noia, Prof.ª Me. Eloíza de Oliveira e Prof.ª Me. Taís de Abreu Ferro. De acordo com a comissão, o Colóquio permitiu fluidez e participação de todos os semestres, com envolvimento docente, reforçando o compromisso com o ensino, a pesquisa, a extensão e o cuidado integral ao paciente.
Com: alunos do 1º e 2º semestre
A atividade contou com uma discussão sobre a Meta 1 de Segurança do Paciente, com foco na identificação correta e na comunicação eficaz. Os discentes criaram um perfil no Instagram para divulgar a campanha, direcionada tanto aos profissionais quanto aos pacientes. As ações incluíram a divulgação da estratégia na comunidade acadêmica, com distribuição de bottons e placas de acrílico. A iniciativa surgiu da identificação de riscos assistenciais relacionados à falha de identificação e de estudos que reforçam a importância de envolver estudantes e pacientes para alcançar melhores desfechos.
Com: alunos do 3º e 4º semestres
A apresentação foi marcada pela criatividade e pela humanização, utilizando caixas de memórias e narrativas afetivas. Os discentes desenvolveram caixas de memórias e um jogo de memória personalizado às necessidades de pessoas idosas. O objetivo era promover um estilo de vida saudável nessa população. Trata-se de uma proposta com potencial de aplicabilidade em diferentes contextos de cuidado, especialmente na promoção da saúde mental de idosos.
Com: alunos do 5º e 6º semestres
A ação trouxe uma discussão sobre diversidade e acolhimento à população LGBTQIA+, destacando a narrativa sensível e o uso simbólico de cartas como dispositivo de escuta e expressão. Os estudantes elaboraram uma carta dirigida à personagem Violetta e criaram um grupo no Instagram, oferecendo um espaço virtual para que outras pessoas pudessem compartilhar suas cartas, ampliando o diálogo e a visibilidade sobre o tema.
Com: alunos do 7º e 8º semestres
Os alunos desenvolveram uma proposta centrada no uso da prancha de comunicação como tecnologia assistiva, visando ampliar a autonomia, a participação ativa e a dignidade de pacientes com limitações na fala ou na compreensão. A atividade evidenciou como esse recurso pode facilitar a expressão de necessidades, desejos e sentimentos, fortalecendo o vínculo entre paciente, família e equipe de saúde, qualificando o cuidado em diferentes contextos assistenciais.