O Fundo de Amparo à Pesquisa (FAP) tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, coordenados por docentes titulados pela Faculdade cujos resultados deverão ser divulgados, através de publicação em revistas científicas indexadas.
O FAP é um recurso interno, disponibilizado pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho e destinado ao apoio de projetos de pesquisa da FCMSCSP/ISCMSP, desenvolvidos por pesquisadores que têm o título de Professor pela FCMSCSP e título mínimo de Doutor.
Por ser um recurso limitado, geralmente é solicitado por pesquisadores que estão em fase inicial de projetos e precisam obter resultados preliminares para então conseguir recursos de agências externas de fomento, ou então para financiar partes de projetos em desenvolvimento, que já contam com recursos externos ou não.
Não há limitações e projetos em diversas fases de desenvolvimento, com recursos externos ou não podem ser apresentados para solicitação deste recurso, desde que preenchidos todos os formulários nos quais este status fica caracterizado. O principal objetivo é o desenvolvimento científico da instituição, logo ganham prioridade os projetos que permitam a formação de recursos humanos e ampliação/melhoria da estrutura de pesquisa vigente.
Edital Fundo de Amparo à Pesquisa (FAP – FCMSCSP) Vigência 2024/2026 (Inscrições abertas)
Calendário de reuniões CEP | Reuniões CEUA
A seleção dos projetos será feita pelos Membros da Comissão Científica da FCMSCSP, de acordo com as informações fornecidas na submissão. Leva-se em consideração o mérito do projeto, a atuação do proponente na área, os resultados de projetos FAP anteriores bem como o cumprimento de todos os requisitos descritos acima.
Em casos de necessidade, por decisão da Comissão, pode-se solicitar apoio externo para a análise dos projetos;
Para aqueles que já receberam o fomento nos anos anteriores, a aprovação desta nova solicitação dependerá da aprovação prévia dos relatórios científicos, da prestação de contas e do histórico de publicações e apresentações dos resultados em congresso se o trabalho já tiver sido publicado e apresentado. Caso não tenha sido publicado e/ou apresentado, incluir uma justificativa.
Nas publicações e comunicações listadas como produto do projeto, enfatiza-se a necessidade de ser explicitado o apoio FAP-FCMSCSP.
O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Santa Casa de São Paulo tem por finalidade o acompanhamento das pesquisas envolvendo seres humanos na instituição, preservando os aspectos éticos primariamente em defesa da integridade e dignidade dos sujeitos da pesquisa individual ou coletivamente considerados, levando-se em conta o pluralismo moral da sociedade brasileira. Clique aqui para mais informações.
Clique aqui para acessar o calendário de reuniões e de submissões do Comitê de Ética.
A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) tem como objetivo deliberar sobre a aprovação ou não de projetos de pesquisa para estudos que versem sobre mecanismos de doenças e seus respectivos tratamentos, nos quais sejam utilizados protocolos experimentais com animais. Clique aqui para mais informações.
Clique aqui para acessar o calendário de reuniões e de submissões do Comissão de Ética.
Está sob responsabilidade da Comissão Científica a manutenção dos Grupos de Pesquisa na Plataforma Carlos Chagas do CNPq, assim como o acompanhamento de pesquisadores que pretendem estabelecer novos grupos. Confira aqui os grupos existentes. Acesse a página dos grupos de pesquisa aqui.
O Núcleo de Pesquisa Clínica da Santa Casa de São Paulo realiza a gestão e condução das pesquisas dentro do complexo institucional, onde intermedia o contato entre as partes, atua como facilitador da inter-relação entre os diversos setores de apoio à pesquisa, promove a aplicabilidade dos estudos e a interface com o atendimento assistencial. Saiba mais sobre o núcleo e confira as orientações para pesquisa.
O Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen) é uma plataforma eletrônica de cadastramento obrigatório de todas as pesquisas, experimentais ou teóricas, realizadas com patrimônio genético brasileiro.
O pesquisador vinculado à FCMSCSP deve selecionar “sim” na pergunta “possui vínculo com instituição nacional” e informar o CNPJ da FCMSCSP: 62.327.663/0001-72 Saiba mais