Falas inaugurais e convite à egressa da Instituição reforçaram qualidade da formação da Faculdade
Com renomados convidados e uma rica troca de conhecimentos, a 41ª edição do Congresso Médico-Acadêmico da Santa Casa de São Paulo (CoMASC) ocorreu entre os dias 8 e 10 de outubro.
A abertura do maior Congresso Médico-Acadêmico gratuito da América Latina foi dividida em três momentos: fala inaugural de dois dos Diretores do CoMASC; a mesa de abertura composta pela diretoria da Faculdade e a palestra de abertura sobre a “Medicina do futuro: integração do estilo de vida na prática clínica”, com a egressa da Faculdade a Dra. Luciana Bertocco de Paiva Haddad.
A mesa de abertura contou com a presença do Prof. Dr. Carlos Alberto Herrerias de Campos, Diretor da Faculdade; do Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, Vice-Diretor da Faculdade; da Profª Dra. Giselle Burlamaqui Klautau, Diretora do Curso de Medicina; do Prof. Dr. Décio Cassiani Altimari, Coordenador de Cultura da Faculdade; do Prof. Dr. Wagner Ricardo Montor, Coordenador da Comissão Científica; e da aluna Laís Biceglia, presidente do Departamento Científico Manoel de Abreu (DCMA).
De acordo Laiza Ferrero, uma das Diretoras do CoMASC, o principal objetivo do evento é promover a pesquisa e o conhecimento científico para os alunos da Faculdade, além de reafirmar a importância da pesquisa e a necessidade de fazer a ciência em diferentes formas.
“O CoMASC e a Santa Casa têm a oportunidade de se destacar no cenário acadêmico brasileiro. Precisamos continuar promovendo eventos que, assim como CoMASC, promovam um diálogo entre temas críticos da saúde contemporânea e que tragam a importância de se posicionar diante dos desafios técnicos e humanos do nosso tempo”, reforça a aluna.
Na abertura, Laís Biceglia, presidente do Departamento Científico Manoel de Abreu (DCMA), agradeceu aos diretores do CoMASC e aos palestrantes que aceitaram participar da formação dos alunos como futuros médicos e pesquisadores. “O CoMASC é uma tradição da Faculdade da Santa Casa, que carrega em seu nome muito de nossos valores, como a avidez pelo conhecimento e pela produção científica, parceria, dedicação, trabalho e honra ao nome da nossa Faculdade”, diz.
“É impressionante o que sete diretores, alunos dos primeiros anos da faculdade, podem fazer durante um ano para a realização de um evento tão completo e consolidado como o maior Congresso Médico-Acadêmico gratuito da América Latina”, pontua a aluna. Os diretores do CoMASC são os alunos: Anna Thereza Martins, Aisha Zoghbi, Mariana Naomi, Pedro Raad, Gabriela Bayler, Laiza Ferrero e João Ricardo Rosa.
Já o Prof. Dr. Wagner Montor, participando em sua 8ª edição do congresso, pontuou que o papel da Comissão Científica durante o evento é de fazer com que os alunos reflitam e tomem decisões embasadas, garantindo que a tomada de decisões sobre o congresso seja dos alunos. “O congresso é dos alunos e todas as características positivas que o congresso tem são feitas por vocês, orgulhem-se disso”, reforça o professor.
De acordo com a Profª Dra. Giselle Klautau, o evento trouxe aos alunos a reflexão sobre a necessidade de divulgar e traduzir as pesquisas feitas na Faculdade à sociedade. “O Congresso também é o momento de nós refletirmos sobre a responsabilidade social de um profissional da saúde, mas, também, sobre o quanto a pesquisa é importante e o quanto a nossa comunicação com a sociedade sobre as pesquisas é fundamental”, diz.
Na oportunidade, o Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral parabeniza a comissão organizadora do evento pela responsabilidade de promover um evento de nível nacional. Além disso, o professor reforçou que estudar na Faculdade vai além de se formar médico, mas também, uma oportunidade dos alunos se tornarem seres humanos capazes de transformar a sociedade, profissionais que serão líderes na assistência, na pesquisa e na responsabilidade social.
O Prof. Dr. Carlos Alberto Herrerias de Campos relembra que, recentemente, a Faculdade recebeu nota máxima do MEC e aproveita a oportunidade para parabenizar a todos, inclusive o desempenho dos alunos. O professor também parabenizou o convite à egressa, Dra. Luciana Haddad, para realizar a palestra de abertura.
O Prof. Dr. Decio Cassiani Altimari, tradicional figura da abertura do CoMASC, destacou o histórico do evento, que contribuiu pelas notas máximas da Faculdade no MEC. O professor também reforçou a necessidade do médico contribuir com a área da pesquisa e de como o convite à Luciana Haddad marca mais um ano em que o CoMASC convida um renomado profissional para abrir o evento.
Durante a palestra, a Dra. Luciana Bertocco de Paiva Haddad comenta sobre o orgulho e o carinho que é retornar à Faculdade e reencontrar ex-professores, além de relembrar memórias afetivas. A egressa da Faculdade também pode apresentar sua história de vida como médica e como triatleta, evidenciando que o tema da palestra também perpassa sobre sua história de vida.
>>> Clique aqui e confira a cobertura dos outros dois dias do evento