Luana Castaldeli de Souza apresentou relevante trabalho sobre atuação dos enfermeiros com as vítimas de Traumatismo Cranioencefálico
A aluna do 7° semestre do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), Luana Castaldeli de Souza, apresentou o seu Trabalho de Conclusão de Curso no 24º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC-Semesp).
O evento ocorreu de 05 a 08 de novembro de 2024, de forma online, em salas virtuais, com as apresentações dos trabalhos científicos aceitos nas categorias “concluído” e “em andamento”, de qualquer tema e área de conhecimento inscritos por estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas ou privadas.
Na oportunidade, a aluna pode apresentar o trabalho “Atuação do enfermeiro do Pronto Socorro no atendimento às vítimas de Traumatismo Cranioencefálico”, orientado pela Prof° Me. Camila Waters.
O trabalho foi fruto de uma pesquisa de campo, na qual foram aplicados questionários aos enfermeiros atuantes no Pronto Socorro Central adulto e pediátrico da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com o objetivo de identificar o conhecimento dos mesmos no atendimento à essas vítimas.
De acordo com Luana, a pesquisa surgiu a partir de sua experiência no PECA, oportunidade que pode conversar com sua orientadora sobre Neurologia e as pesquisas sobre Traumatismo Cranioencefálico e outras patologias.
Para a aluna, o tema de sua pesquisa reforça a necessidade da evolução constante na sociedade. “Pesquisas na área da enfermagem contribuem muito para entendermos como é a assistência, o que ainda precisamos evoluir e o que realmente funciona”, diz.
“O mundo de hoje só conseguiu se constituir através de muitas pesquisas, avaliações e testes e, por isso, acredito que o resultado da pesquisa é essencial para todos nós”, conclui a aluna.
O Congresso é realizado pelo Semesp desde 2001 e tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico e dar visibilidade e valor aos trabalhos apresentados pelos alunos.
De acordo com a Prof° Me. Camila Waters, o evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, contribuindo para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho.
Para Luana Castaldeli, participar de um congresso que estimula o pensamento científico foi uma grande conquista, onde pode apresentar, pela primeira vez, um trabalho de tamanho relevância. “Foi muito gratificante ver meu projeto ser avaliado por outros âmbitos e divulgado junto a tantos outros trabalhos incríveis. Foi realmente uma experiência única”, diz a aluna grata pela oportunidade e ao suporte oferecido pela professora durante a execução de seu trabalho, que, a fez crescer profissionalmente durante este período.