A atividade extensionista é fruto de uma parceria entre a Missão Paz e a da Faculdade
Alunos do 4º ano de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em parceria com Centro Integrado de Apoio e Acolhida Missão Paz, realizaram, nas duas últimas semanas, atendimentos à saúde em migrantes e refugiados da Instituição.
A Missão Paz existe há 80 anos e tem como objetivo o acolhimento e a integração social e política de migrantes, solicitantes de refúgio, refugiados e apátridas, respeito suas histórias, identidades e protagonismos.
A parceria entre instituições surgiu a partir da disciplina de ‘Programa de Extensão Integradora’ (PEI) V do 4º ano do Curso de Medicina da Faculdade, oportunidade em que os alunos realizam atividades extensionistas e práticas em equipamentos da saúde e instituições parceiras.
A disciplina é coordenada pelo Prof. Dr. Davi Chen Wu, responsável pela parceria entre as instituições, bem como pelos desdobramentos do atendimento médico para diferentes especialidades. Segundo o professor, o principal objetivo do PEI é de formar médicos com um olhar integral do paciente, como empatia e escuta adequada, além de capacitar para propor ações relevantes e adequadas.
Inicialmente, a ação ocorreu com 40 estudantes de Medicina visitando a Missão Paz e participando de palestras sobre acolhimento, escuta e características de um refugiado. Posteriormente, grupos focais, supervisionados pelo Prof. Dr. Davi Chen Wu, retornaram no dia 5 de agosto para realizar triagem de oftalmologia supervisionada com migrantes e refugiados no eixo saúde do instituto parceiro.
Em 12 de agosto, os alunos, supervisionados pelo Prof. Dr. John Veasey, retornaram na Missão Paz para realizar triagem de dermatologia.
O intuito é manter a parceira e os atendimentos à saúde da comunidade ao longo de todo o semestre, incluindo atendimentos em outras especialidades como a de Reumatologia, Nefrologia, Urologia e de Otorrinolaringologia. Para além da formação prática, a ação pode proporcionar um momento de identificação entre os alunos e o Instituto Missão Paz, o que resultou em alguns alunos se voluntariando para ministrar aulas de português em seu tempo livre.
As atividades da disciplina extensionista ocorrem de forma programada para atender a população migrante e refugiada no Setor de Saúde da Missão Paz. Sob supervisão do Profº Dr. Nivaldo Carneiro Júnior, os alunos do 1º ano do Curso de Medicina da Faculdade também visitaram o local, a fim de avaliar as possibilidades da turma também realizar atendimento no instituto.