Com aulas práticas e teóricas, o inovador curso visa superar barreiras de profissionais da saúde que desejam gerir clínicas
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) inaugura Curso de Extensão em Gestão de Clínicas e Consultórios. O curso visa capacitar os profissionais da área da saúde no âmbito de gestão, em especial a financeira e de recursos humanos, e estará com inscrições abertas até o dia 30 de agosto de 2024.
De acordo com pesquisa realizada pela Associação Médica Brasileira (AMB), vários profissionais da saúde enfrentam desafios significativos ao gerirem suas próprias clínicas, como, por exemplo, a falta de preparo em administração.
Visando superar estas barreiras, o curso em Gestão de Clínicas e Consultórios tem como objetivo fornecer informações que poderão auxiliar o profissional a tomar decisões que, em regra, delegam a contadores e advogados, sem a devida mensuração de riscos e resultados.
A programação do curso é dividida em quatro módulos e contarão com atividades que unirão a teoria com a prática, com o objetivo de abordar os principais temas envolvendo a atividade do médico e tratar de forma prática, com exemplos e casos práticos.
Segundo o Coordenador do Curso, o Profº Dr. Denis Camargo Passerotti, os módulos — Gestão Empresarial, Conformidade Tributária, Responsabilidade Civil e Proteção de Dados — foram pensados levando em consideração sua experiência profissional como advogado. “Muitas vezes me deparei com gestores de clínicas médicas e, principalmente, com os médicos, carência de informações em relação a gestão do negócio”, diz.
“Percebi também carência no que se refere ao sistema tributário, as relações de emprego, os dados de funcionários e pacientes, aspectos envolvendo o Processo Ético e, também, confusão com o patrimônio pessoal”, explica o professor.
Ainda segundo o professor, para ser um bom gestor de clínicas é necessário tomar decisões de forma assertiva, minimizando riscos e prejuízos. Desta forma, ao longo do curso será destacado a responsabilidade do médico durante sua atividade, tratando sobre erro médico e sobre processo judicial e administrativo. “Também abordaremos a responsabilidade pelos dados que são coletados e muitas vezes desconsiderada as responsabilidades impostas pela LGPD”, conclui o Prof. Denis Camargo Passerotti.
As aulas acontecerão entre os dias 10 de setembro e 8 de outubro, das 19h às 22h. As inscrições ocorrem na página do curso.