Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

05/07/2024

Faculdade realizou primeira e exitosa edição do Santa Day

O evento teve como objetivo tirar as dúvidas dos vestibulandos de cinco cursos da área da saúde e apresentar os principais diferenciais e espaços da Instituição

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) recebeu, em 2 de julho de 2024, os vestibulandos de cinco cursos para a primeira edição do ‘Santa Day’. O evento abriu as portas da Instituição para interessados nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos e contou com uma apresentação sobre a Faculdade, um momento para tirar dúvidas sobre o processo de bolsas de estudo e uma visita guiada nos principais laboratórios e espaços de cada curso, nos prédios da FCMSCSP e pelas instalações da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP). 

A abertura do evento da atividade contou com a presença da Diretora do Curso de Enfermagem, a Profª Dra. Lívia Keismanas de Avila; da Diretora do Curso de Fisioterapia, da Profª Dra. Vera Alves; da Diretora do Curso de Fonoaudiologia, da Profª Dra. Marina Padovani; do Diretor dos Cursos Tecnólogos, o Prof. Me. Rafael Eidi Goto; do Vice-Diretor dos Cursos Tecnólogos, o Prof. Me. Felipe Favaro Capeleti; da Assistente Social da Central de Bolsas de Estudo; a Sra. Thais Rubia Soares; e da representante do Departamento de Comunicação e Marketing da Faculdade, a Sra. Claudia Santana Sapucaia.  

Depois da abertura, os vestibulandos, os diretores de cursos, os alunos dos Centros Acadêmicos presentes e os membros do Marketing se separaram em grupos e realizaram a visita guiada pelas instituições, encerrando em frente ao prédio da Faculdade, localizada dentro do Complexo Hospitalar da Santa Casa de SP. O evento foi encerrado com cada grupo opinando sobre o evento e as variadas atividades práticas de cada curso, bem como tirando as principais dúvidas sobre o Vestibular da FCMSCSP. 

O evento incentiva os vestibulandos a ingressarem na Faculdade 

 Para a primeira edição do Santa Day, estiveram presentes cerca de 50 pessoas. Durante todo o evento, os participantes puderam conhecer mais sobre os projetos de extensão e assistência oferecidos pela Faculdade, como o Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA), realizado durante as férias de todos os cursos, e o Projeto Colinho, realizado no Departamento de Pediatria; e sobre os estágios práticos dentro e fora da Irmandade, como os atendimentos individualizados durante o curso de Fonoaudiologia no Centro de Ensino e Treinamento ou os atendimentos dos Cursos Tecnológicos no Departamento de Diagnóstico por Imagem. 

Além disso, os vestibulandos compreenderam sobre as oportunidades na área da saúde para além do atendimento, como a área da pesquisa, incentiva pelos Projetos de Iniciação Científica, por uma moderna Biblioteca, mas, também, pelo Programa Pesquisadores do Futuro, oferecido para alunos de Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia. 

Com a presença dos alunos durante a visita guiada, os vestibulandos também puderam conhecer os programas de acolhimento que a Faculdade oferece, tanto para substituir o trote no começo de semestre, quanto para garantir a melhor permanência durante a graduação. Assim, foi apresentado projetos como o Programa de Integração dos Primeiro-anistas (PIPA) e a comissão de acolhimento, tutoria e apadrinamento entre alunos, que ocorrena primeira semana de aula e que tem com o objetivo integrar os alunos ingressantes ao território onde a faculdade está inserida, discutir e refletir sobre os direitos humanos, combater o bullying, capacitar sobre ações anti-trote, além de valorizar e incentivar o pensamento crítico e o trabalho multiprofissional na área da saúde. 

Alguns alunos também puderam apresentar eventos corriqueiros que também são de integração, como o Dia da doação de cabelo, mas, também, sobre o incentivo às ligas acadêmicas e ao esporte. Os prédios onde estão localizados os Centros Acadêmicos e o Serviço de Saúde aos Alunos também foram apresentados. 

Durante a visita na Irmandade, os vestibulandos puderam ver como é o dia a dia dos alunos da Faculdade, principalmente pelo atendimento com pacientes reais, mas, também, conhecer quais corredores e arquiteturas são comuns na rotina dos estudantes. Um dos destaques são os ‘arcos’, espaço conhecido por receber diversos eventos acadêmicos. O espaço também é próximo da Capela da Irmandade, conhecida historicamente pela “Roda dos Expostos” e pela Missa do Cadáver. 

Para a vestibulanda de Enfermagem, Katherine Figueiredo Pileggi, participar do Santa Day foi uma experiência incrível. “Só consegui ter mais certeza de que quero estudar na Santa Casa, meus olhos brilhavam a cada lugar visitado”, diz. 

Faculdade oferece ambiente privilegiado para a boa formação 

Fundada em 1963, a Faculdade está inserida dentro do complexo hospitalar da Santa Casa, primeiro local a formar médicos e cirurgiões no estado de São Paulo. Esta privilegiada localização foi apontada, durante a apresentação, como um dos diferenciais da Instituição. Atualmente, a Faculdade foi recredenciada pelo MEC e adquiriu nota máxima, conquista adquirida apenas por 2,3% das instituições avaliadas e somente por 15 das instituições privada. Outro diferencial citado durante a apresentação foi o corpo docente altamente qualificado.

A participação de nossos docentes do evento foi essencial para enriquecer a experiência dos vestibulandos. Simone Moraes, interessada em prestar o Vestibular para o curso de Fisioterapia, por exemplo, apontou ter gostado bastante da coordenadora do curso. “Já gostava da Instituição e depois do Santa Day só reforçou meu desejo de estudar na Santa Casa”, diz.

Os professores presentes também reforçaram outros diferenciais de se estudar na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo: a tradição atrelada com inovação, as aulas práticas desde o primeiro ano do curso; e as inúmeras atividades extracurriculares que o curso oferece. 

De acordo com a Profª Dra. Vera Alves, o curso de Fisioterapia é o mais recente da instituição, mas o atendimento de Fisioterapia da Santa Casa é um dos pioneiros do país. “A Santa Casa foi um dos lugares onde começou a Fisioterapia. Nós temos experiência na instituição de mais de 30 anos com os cursos de Lato Sensu e que já são bastante consagrados”, diz.  

A professora também diz que desde o primeiro semestre o curso já oferece atendimento ao paciente, garantindo uma rica experiência em diversas áreas da Fisioterapia, incluindo a acadêmica.  

Já o Prof. Me. Rafael Eidi Goto comentou que os Cursos Tecnólogos são cursos de formação rápida, visando o preparo para o mercado de trabalho. “Para o Sistemas Biomédicos, por exemplo, existe uma carência muito grande de profissionais que oferece uma assistência aos equipamentos da saúde, vimos isso na pandemia”, diz. 

“A partir disso, tivemos a ideia criar um curso específico para ajudar nessa manutenção e foi um sucesso, quase todos os grandes centros de São Paulo possui um ex-aluno da Faculdade”, explica o professor.  

A Profª Dra. Livia Ávila, por sua vez, informou que as atividades dos cinco cursos interligadas, atuando de forma multidisciplinar. Além disso, a professora pontuou que o curso é noturno, com inserção prematura no mercado, apontando as principais oportunidades. “O curso tem muitas inserções, tanto nas atividades que realizamos durante as atividades acadêmicas, temos parceria não só com a Irmandade, mas com outras instituições hospitalares para as práticas desde o primeiro semestre, quanto nas atividades de simulação e exames clínicos específicos para desenvolver habilidades”, explica a professora. 

 Já a Profª Dra. Marina Padovani comentou sobre a solidez e expansão da área de Fonoaudiologia. “A gente parte da comunicação, mas, nesses 43 anos de regulamentação da profissão no país, ela expandiu de forma assustadora seu campo de atuação”, diz.

“A gente trabalha em todas as funções orais, mastigação, deglutição, trabalhamos com tudo o que a ver com a comunicação, escutar, movimento neurológico normal, enfim, a gente tem mais de 14 especialidades na área de trabalho, perícia, aprimoramento da comunicação. Não tem monotonia na Fonoaudiologia, temos espaço para todos os interesses”, aponta. A professora também comenta a densidade do curso que, em comparação às outras instituições, teria mais de quatro anos de duração.  

O evento foi, também, uma oportunidade de explicar como prosseguir com a inscrição para o Vestibular 2024 – segundo semestre, em especial sobre as formas de se inscrever e como concorrer a uma bolsa de estudos. De acordo com a Thais, a instituição é certificada pelo Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na área de Educação (Cebas), o que define por lei quais são os critérios socioeconômicos são avaliados para a bolsa de estudo. Antes da apresentação começar, a assistente social também pode tirar dúvidas específicas de cada vestibulando. 

Mais notícias