Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

21/10/2024

Inovação tecnológica na Medicina e olhar crítico na área da pesquisa foram destaque na programação do CoMASC

Último dia do congresso foi marcado pela tradicional Jornada de Prêmios

Com renomados convidados e uma rica troca de conhecimentos, a 41ª edição do Congresso Médico-Acadêmico da Santa Casa de São Paulo (CoMASC) ocorreu entre os dias 8 e 10 de outubro.  

Considerado como o maior Congresso Médico-Acadêmico gratuito da América Latina, o evento durou três dias e contou com 14 palestras sobre diversas áreas da Medicina e 7 workshops práticos. Tradicionalmente, os temas prioritários debatidos no CoMASC são os relacionados com novidades na prática médica, com ênfase na Pesquisa Científica.

Para elaborar a programação, a comissão organizadora avalia, entre outros aspectos, os temas que não são profundamente abordados na grade curricular do curso para que o Congresso seja uma complementação da grade horária, além dos temas que foram abordados em edições anteriores para não haver repetições. 

“É impressionante o que sete diretores, alunos dos primeiros anos da faculdade, podem fazer durante um ano para a realização de um evento tão completo e consolidado como o maior Congresso Médico-Acadêmico gratuito da América Latina”, pontuou Laís Biceglia, presidente do Departamento Científico Manoel de Abreu (DCMA), na abertura do evento. Os diretores do CoMASC são os alunos: Anna Thereza Martins, Aisha Zoghbi, Mariana Naomi, Pedro Raad, Gabriela Bayler, Laiza Ferrero e João Ricardo Rosa.

Avanço da tecnologia na Medicina foram temas destaques no congresso 

Este ano, para além da palestra de abertura sobre estilo de vida saudável, a palestra sobre “Impacto metabólico da suplementação da Vitamina D”, com o Dr. Sergio Maeda; a palestra “Inteligência artificial em Urologia”, com o egresso Dr. Carlos Sacomani, e o Workshop de Cirurgia Minimamente Invasiva, supervisionado por especialistas da Endocompany foram atividades destacadas pelos participantes. 

A Cirurgia Minimamente Invasiva é um procedimento que visa diminuir danos ao paciente, melhorando a eficiência da cirurgia. Na oportunidade, o especialista da Endocompany permitiu que todos os presentes testassem a melhor forma de posicionar a mão para realizar suturas e cirurgias, o menor tempo para os procedimentos e de que forma eles podem se movimentar sem tocar nenhum tecido de forma errada, sendo orientado pelo simulador de forma visual. 

De acordo com o Diretor do CoMASC João Ricardo Ramos Rosa, esse tipo de cirurgia ocorre por meio de robôs e, para o Congresso, foi apresentado um simulador que funciona da mesma forma que os aparelhos para o procedimento. “Com o workshop, pudemos colocar nossos alunos frente a essas habilidades que serão necessárias em seus trabalhos futuramente”, diz. 

“O congresso foi o maior contato dentro da Faculdade que eles tiveram com este simulador e os alunos puderam treinar desde as técnicas mais básicas até as mais avançadas”, explica o aluno. 

Já a palestra “Inteligência artificial em Urologia” trouxe o que significa e como surgiu a Inteligência Artificial, exemplificando os sistemas Big Data e Data Science, ou seja, procedimento que coleta e interpreta grandes e complexos dados e que auxiliou no surgimento da I.A. 

O Dr. Carlos Sacomani, egresso da Turma XXIV de Medicina, também pode apresentar a importância da Inteligência Artificial na área da saúde como um todo, desde o momento do prontuário médico até em ações mais complexas como o diagnóstico e tratamento de doenças, em especial para o câncer de próstata. A palestra também apresentou o avanço da inteligência artificial na saúde, comparando a eficácia da nova versão do Chat GPT (58%) com a Open Evidence AI (91%), plataforma que só utiliza artigos científicoss 

Segundo o doutor, a I.A. é considerada como a 4ª Revolução Industrial e que estimula na tomada de decisões dos profissionais da saúde, melhorando o desfecho clínico e a conduta médica, que deve permanecer ética, humanizada e criteriosa. Ainda segundo o urologista, a I.A. não substituiria o médico, uma vez que é papel do profissional analisar os algoritmos para ter certeza que a conduta e o diagnóstico são eficazes e correto.  

Congresso desmistificou as principais teorias envolvendo vitamina D com renomado especialista 

A palestra sobre o “Impacto metabólico da suplementação da Vitamina D” apresentou informações como o uso da Vitamina D e Cálcio podem ser usados como tratamento para algumas doenças, em especial da Osteoporose, mas que o exagero dessa suplementação também pode ser danoso. 

O Dr. Sergio Maeda apresentou a relação da deficiência de vitamina D com doenças autoimunes, tumores e infecções respiratórias; e desmistificou alguns estudos científicos, como, por exemplo, que não há necessidade de medir a vitamina D com frequência, sempre orientando a necessidade do pensamento crítico e da Metanálise. Ao final da palestra, o renomado endocrinologista pode tirar dúvidas dos participantes, como, a diferença entre a Vitamina D animal e vegetal. 

Jornada de Prêmios evidência desenvolvimento científico da Faculdade 

No último dia do CoMASC ocorreu a premiação e apresentação oral dos três melhores trabalhos das categorias Ciências Básicas e Ciências Aplicadas na 42ª Jornada de Prêmios “Manoel de Abreu & Emílio Athié”. 

A Jornada de Prêmios ocorre anualmente e tem como objetivo incentivar e valorizar os projetos de iniciação científica realizados pelos alunos da Faculdade. Concorreram ao prêmio as pesquisas que foram aprovadas pela Banca Avaliadora, composta por 13 membros sugeridos pela Comissão Científica, e foram expostas em formato de pôster durante o congresso. Ao todo foram 30 trabalhos aprovados nos corredores do Hospital.  

Os pesquisadores destaque na categoria Ciências Aplicadas foram os alunos: 

  • Luís Fernando Ferreira Cavalcante, com o trabalho “Eficácia do Nirsevimab na prevenção contra o vírus sincicial respiratório: uma revisão sistemática e meta-análise” – 1º lugar 
  • Rachel Leirner Argelazi, com o trabalho “Uso de Bevacizumabe sistêmico em crianças com papilomatose laríngea recorrente grave” – 2º lugar 
  • Luana Cristina Melnek Santos Cavallini, com o trabalho “Terapia com Cabergolina como Profilaxia da Síndrome de Hiperestimulação Ovariana: uma revisão sistemática e metanálise” – 3º lugar 

Já os pesquisadores destaque na categoria Ciências Básicas foram os alunos: 

  • Marco Lazaro de Souza Batista, com o trabalho “Investigação das vias e genes desempenhados por Cd90/Thy1 no câncer de mama triplo negativo (TNBC)” – 1º lugar 
  • Vinícius Monnerat Peres, com o trabalho “Democratizando a bioimpressão 3D: Desenvolvendo uma biotinta de alginato confiável e econômica para bioimpressão 3D” – 2º lugar  
  • Ana Laura Soares Marins, com o trabalho “Desenvolvimento de Scaffolds de Alginato modificados com RGD para diferenciação de IPSCs em células musculares” – 3º lugar 

> Clique aqui e confira a cobertura da abertura do evento