Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt
10/10/2025

No mês dos professores, a Faculdade Santa Casa de SP celebra docentes que articulam ensino, pesquisa e cuidado humanizado

Reconhecemos o papel transformador dos professores na formação em saúde

Dia do Professor

Responsáveis por formar gerações de profissionais da saúde, os professores da Faculdade são o elo entre o conhecimento científico e o cuidado humanizado. Neste mês de outubro, em que se celebra o Dia do Professor (15/10), a instituição presta homenagem ao corpo docente que dedica sua trajetória à formação de futuros profissionais que atuarão em hospitais, clínicas e comunidades em todo o país. 

Na Instituição, mais de 330 professores conciliam a sala de aula com a prática clínica, a pesquisa e os projetos sociais. Nosso corpo docente contribui para uma formação de excelência e para o avanço científico no Brasil. Além disso, cerca de 98% do corpo docente é formado por mestres e doutores. 

“Ser professor vai além dos muros das escolas e universidades. Há uma troca entre docente e aluno, há incentivos, reflexões e carinho. O aluno se forma, mas sempre se lembrará do professor que o formou, na profissão e na vida”, afirma o Prof. Dr. Carlos Alberto Herrerias de Campos, Diretor da Faculdade e egresso da V Turma da Instituição. 

Corpo docente altamente qualificado na produção científica 

Entre os inúmeros destaques está a trajetória da Profª Dra. Carmen Lucia Penteado Lancellotti, professora emérita da Faculdade e da Sociedade Brasileira de Patologia. A Profª Dra. Carmen Lancellotti, que também é pesquisadora em Neuropatologia, possui publicações em revistas nacionais e internacionais. 

A pesquisadora é reconhecida por seus pares como uma referência em sua área. A Dra. Fabíola Del Carlo Bernardi, por exemplo, afirma: “Quando você fala ‘estou tendo aula com a Carmen Lancellotti’, significa que está recebendo formação com uma profissional de destaque em Neuropatologia.” 

A médica Carmen Lucia Penteado Lancellotti também tem contribuído de forma significativa para o ensino de sua especialidade, tanto na graduação quanto na pós-graduação. 

“Na formação médica, é fundamental buscar competência e qualidade. Mas, ao mesmo tempo, é preciso manter a humanização na assistência. Dediquei minha carreira a isso: já orientei vários trabalhos de pós-graduação stricto sensu com foco na qualidade de vida do paciente e de sua família, bem como no bem-estar do próprio médico”, explicou a professora, ao ser homenageada pela Sociedade Brasileira de Patologia. 

Pesquisas acadêmicas voltadas ao cuidado da sociedade 

Outro nome que representa a qualidade do nosso corpo docente é o da Profª Dra. Maria Amélia Veras, Mestre em Saúde Pública pela Universidade da Califórnia e Doutora em Medicina pela USP. Coordenadora do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva, a professora Maria Amélia também lidera grupos de pesquisa multidisciplinares que atuam na intersecção entre saúde, ciências sociais e direitos humanos. 

Em 2024, a pesquisadora participou do estudo “Violência sexual durante a vida em mulheres trans e travestis (MTT) no Brasil: Prevalência e fatores associados”. A pesquisa constatou que 53% das mulheres entrevistadas já sofreram pelo menos um episódio de violência sexual ao longo da vida. 

Outra pesquisa coordenada pela especialista, intitulada “Manas por Manas: prevenção e autocuidado entre travestis e mulheres trans”, investigou a promoção da autotestagem de HIV e o uso da profilaxia pré-exposição (PrEP) entre travestis e mulheres trans. O principal resultado evidenciou que o projeto melhorou o início do uso de PrEP, especialmente entre as mulheres que mais precisavam de apoio, como aquelas que realizam trabalho sexual. 

Diante de sua relevância em pesquisas sobre AIDS/HIV, a Profª Dra. Maria Amélia Veras representou a Faculdade como palestrante na 25ª Conferência Internacional sobre a AIDS, realizada em Munique, Alemanha. 

Para celebrar a data, a Faculdade Santa Casa de SP realizará uma homenagem interna, reforçando a importância dos docentes na formação em saúde e no desenvolvimento da sociedade. 


15 de outubro, Feliz Dia Do Professor! 

Sem vocês, a Instituição não teria a mesma qualidade no ensino, na pesquisa e na assistência à saúde. Nossa eterna gratidão!