Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

02/09/2024

Profª Dra. Ana Luiza Navas representa a Faculdade em Fórum da Conferência sobre Mudanças Climáticas

A docente de Fonoaudiologia compõe grupo de trabalho que sintetiza atuação dos programas de pós-graduação em quatro áreas de ensino

A Profª Dra. Ana Luiza Navas, professora titular do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), foi indicada como representante da Área 21 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior — CAPES (Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional), a integrar o Fórum discussão assessor ao Grupo de Trabalho da Conferência “Impacto da Pós-graduação brasileira na Agenda 2030: contribuição do SNPG/CAPES para a COP-30”.    

O Fórum irá contribuir para a elaboração do Relatório do “Impacto da Pós-graduação brasileira na Agenda 2030, e é composto por 54 membros, incluindo todas as áreas de avaliação da CAPES. 

O Relatório será um documento síntese, bilingue, que retrata o Impacto das atividades de ensino, pesquisa/inovação e extensão da pós-graduação brasileira, na Agenda 2030, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo é descrever os indicadores e estratégias da pós-graduação brasileira, as boas práticas existentes e os encaminhamentos para pensar uma educação para o desenvolvimento sustentável. 

Cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é uma tarefa mundial 

Até 2019, havia 17 ODS como, por exemplo, a erradicação da pobreza e de outras privações por meio de estratégias que melhorem a saúde e a educação, reduzir a desigualdade e impulsionar o crescimento econômico, bem como o enfrentamento às mudanças climáticas, a fim de preservar oceanos e florestas de todos os países. 

Em 2020, porém, foi publicado a “Guia Agenda 2030: Integrando ODS, Educação e Sociedade” que propôs a inclusão de demandas como: Igualdade Racial; Arte, Cultura e Comunicação; e Direitos de Povos Originários e Comunidades Tradicionais. 

Assim, a partir deste relatório, será possível avaliar quais encaminhamentos o ensino superior brasileiro, por meio da pós-graduação, realizará, para auxiliar no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  

Sobre a Conferência  

A Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP) acontece desde 1995, sendo que cada edição é sediada em um país diferente. Esta edição será a primeira vez que a Conferência acontecerá na cidade de Belém, na Amazônia, o que reafirma o compromisso do Brasil com a sustentabilidade, além de apresentar aos líderes mundiais a realidade da Amazônia e do país como um todo.  

Até junho de 2025, o Fórum de Discussão – CAPES realizará reuniões e planos de trabalho a fim de preparar o material que será apresentado na conferência, em novembro de 2025. 

Mais notícias