A professora do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade explica os benefícios da amamentação materna, o papel do fonoaudiólogo e do banco de leite da Santa Casa de SP
Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno, seja o ato da amamentação ou da doação do leite. A campanha também é conhecida como Agosto Dourado.
Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno é um dos fortes aliados no combate à mortalidade infantil, reduzindo em até 13% em crianças menores de 5 anos. Na última década, por exemplo, a taxa de mortalidade caiu pela metade (47%) no país. O leite materno é um alimento precioso nos momentos iniciais da vida da criança, sendo fundamental para bebês que não têm possibilidade de amamentação pelas próprias mães, como os bebês prematuros que necessitam de internação nos primeiros dias de vida.
Compreendendo a importância desta campanha, o Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), representado pela Profª Me. Rita de Cassia Bueno Lopes Calciolari, tem participado de ações em prol da amamentação.
A professora Rita Lopes faz parte do grupo de trabalho para o Selo da Criança pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (FCMSCSP), atuando no Banco de Leite do Hospital. O Banco de Leite do complexo hospitalar da Irmandade é conhecido como a maior e mais complexa rede de bancos de leite do mundo, utilizando estratégias que aliam baixo custo e alta tecnologia.
Segundo a professora, a função do banco de leite vai além do processo da pasteurização do leite humano. “O banco é o local de assistência para as mães de recém-nascidos prematuros e lactantes que necessitam de acolhimento, aconselhamento e orientações qualificadas para o adequado manejo clínico da Amamentação”, diz.
“Desse modo, o fonoaudiólogo desempenha um papel ativo junto a equipe interdisciplinar do banco de leite humano”, explica a professora.
Atualmente, o Banco de Leite da ISCMSP está aceitando doações de leite humano, para mais informações de como auxiliar nesta nobre causa é possível entrar em contato por meio do e-mail blh@santacasasp.org.br ou pelo telefone (11) 2176-7000 – Ramal 5121.
Durante a campanha do Agosto Dourado é reforçado o papel do aleitamento materno, que é considerado como o padrão ouro para alimentação dos bebês, sejam eles recém-nascidos ou lactantes. “Além do seu papel nutricional e imunológico, a amamentação está envolvida no crescimento e desenvolvimento das estruturas orofaciais através da biomecânica da sucção”, diz a Profª Me. Rita Lopes.
Os principais benefícios da amamentação ocorrem pela diminuição da taxa de mortalidade, pela melhora da saúde do bebê e da saúde materna, bem como pelo contato direto entre mãe e criança, essencial para uma boa qualidade de vida e para desenvolvimento social.
“Nenhum outro comportamento humano pode gerar tantos benefícios para a dupla mãe e filho como o aleitamento materno”, explica a docente.
A Profª Me. Rita Lopes explica que a observação clínica da mulher e a escuta qualificada à linguagem materna, assim como o olhar sistêmico ao neurodesenvolvimento do bebê, são essenciais para uma atuação humanizada e em excelência. Desta forma, a atuação do fonoaudiólogo na campanha de amamentação deve ir além da avaliação do desempenho da sucção, mas, também, na interação e acompanhamento entre mãe-bebê.
Participe da campanha e auxilie na conscientização do aleitamento materno. A informação sobre amamentação e a doação do leite humano pode salvar vidas!