Em 14 de agosto será o Dia de Atenção à respiração oral
Em 14 de agosto foi o Dia de Atenção à Respiração Oral. A data foi oficializada durante a gestão de 2014 a 2016 do Departamento de Motricidade Orofacial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).
O dia foi criado com o objetivo de homenagear a fonoaudióloga Dra. Adriana Tessitore, que teve uma significativa contribuição em relação à função respiratória no campo da Motricidade Orofacial no Brasil, mas, principalmente, apresentar à população sobre a importância da correta respiração, em especial para os recém-nascidos.
Desta forma, as docentes do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), a Profª Dra. Adriana Rahal e a Profª Dra. Rita Lopes, escreveram um texto sobre o assunto.
Será que você já parou para pensar o quanto a respiração adequada pode fazer diferença na sua vida? É a primeira função vital assim que nascemos e fará parte de nossas vidas para sempre. Em todas as fases da vida, manter a respiração predominante nasal é essencial.
A respiração nasal para o bebê e a criança auxilia o crescimento e desenvolvimento craniofacial, além de ter impacto positivo no rendimento escolar. Já para os adultos e idosos, a respiração nasal contribui para o equilíbrio da saúde clínica e mental.
Respirar com a boca fechada nos proporciona sono mais tranquilo, auxilia na sustentação metabólica, na execução eficiente dos exercícios físicos, na manutenção adequada das funções de mastigar, deglutir e falar.
Assim, como anda a sua respiração?