Evento da FCMSCSP reuniu especialistas em um dia de reflexões sobre ética, dados e o futuro do SUS
No dia 18 de outubro de 2025, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) promoveu o Seminário Inteligência Artificial na Saúde Pública, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Realizado no Auditório Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, o encontro contou com a presença de pesquisadores, professores, alunos e profissionais da área da saúde.
Com foco em discutir os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial no contexto do SUS, o evento reuniu especialistas de centros de referência como USP, UFBA e Fiocruz. Foram abordados temas como privacidade de dados, justiça algorítmica, promoção da saúde na era digital e a importância da infraestrutura tecnológica para a aplicação responsável dessas inovações.
Um dos destaques foi o sorteio do livro “O ocaso da clínica: a medicina de dados“, do bioeticista Luiz Vianna Sobrinho, que também participou do seminário com uma palestra sobre ética digital na saúde.
O professor Leandro Modolo Paschoalotte, do Departamento de Saúde Coletiva, deixa uma reflexão importante: “Somente com uma Inteligência Artificial concebida, desenvolvida e implementada democraticamente poderemos seguir à risca os princípios que norteiam o SUS”!