A Semana Interna de Prevenção de Acidentes aconteceu entre os dias 2 a 6 de setembro, de forma híbrida
Entre os dias 2 e 6 de setembro aconteceu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) 2024 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPA+A).
O evento acontece anualmente e tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre saúde e prevenção, bem como sobre ter um ambiente de trabalho mais seguro.
Nesta edição, o tema da SIPAT foi sobre ‘Prevenção para viver bem e viver bem para poder trabalhar, segurança em 1º lugar’ e visou apresentar formas que os funcionários e professores da Faculdade possam estar seguros de doenças, de acidentes e de assédios, e, portanto, viver bem.
Pela primeira vez, a SIPAT aconteceu de forma híbrida. A escolha desta modalidade foi pensada para abarcar os funcionários que não poderiam estar presentes nas palestras, mas, também, para que pudessem assistir às palestras gravadas novamente quando desejarem.
Com um rico conteúdo, a SIPAT 2024 contou com a presença de professores do curso de Medicina da FCMSCSP para falar de temas atuais e que afligem trabalhadores brasileiros como, por exemplo, o Prof. Dr. João Eduardo Nunes Salles, com a palestra “Desinformação das redes sociais em reposição hormonal e obesidade”; a Profª Dra. Rosane Lowenthal, com a palestra “Acessibilidade”; e a Profª Dra. Maria Amélia de Sousa Mascena Veras, com a palestra “Assédio”.
Nestas palestras, foi pontuado sobre dicas saudáveis de como emagrecer e não ser afetado pelo conteúdo muitas vezes enganoso das redes sociais sobre o tratamento hormonal. O verdadeiro significado de inclusão e que ela tem que ser para todos também foi apresentado ao longo das palestras, bem como a importância de colocarmos a pessoa na frente da síndrome e da deficiência para realmente garantir acessibilidade para todos.
Na palestra sobre assédio foi explicado a diferença entre conflito e assédio moral, além dos outros tipos de assédios que existem, como o sexual. A professora também apresentou formas de prevenção e enfretamento tanto na sociedade, como, por exemplo, pela Lei Maria da Penha, quanto pela Faculdade pelo Núcleo de Direitos Humanos e Combate à intimidação Sistemática (NDH).
Também esteve presente o Dr. Luca Fasciolo Maschião, que conduziu a palestra “Depressão e ansiedade”, onde falou a diferença entre estes sofrimentos, como surge, quais são os dados e como tratá-los.
Já a palestra sobre “Acidente de trabalho: típico e de trajeto” foi conduzido pela Profª Dra. Flávia Souza e Silva de Almeida, onde apresentou o que é acidente de trabalho e acidente de trajeto e quais procedimentos o funcionário acidentado, o cipeiro e o SESMT devem realizar após o caso.
No último dia da SIPAT ocorreu a Oficina “Primeiros socorros no ambiente de trabalho”, com as enfermeiras Nathalia Maria Augusto de Oliveira e Kawany Santineli Monteiro, que puderam apresentar tudo sobre as práticas de primeiros socorros, tanto pela apresentação, mas, também, de forma simulada.
No final do evento, os cipeiros agradeceram a participação de todos e desejaram que, por meio destas palestras, a segurança de todos os funcionários fique em primeiro lugar.