Ao todo, oito trabalhos foram aprovados para o congresso, desses, dois concorrem ao prêmio de melhor pesquisa
Trabalhos de alunos de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP são aprovados para apresentação no XX Congresso Brasileiro de Aterosclerose (Atero 2025). O evento acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto, em Campos do Jordão (SP).
Reconhecido por sua imersão científica, o congresso é organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e promove a integração entre expositores, palestrantes e participantes. O tema desta edição aborda “Obesidade, cardiometabolismo e aterosclerose”.
A programação inclui palestras, mesas-redondas, simpósios, discussões e apresentações de trabalhos científicos. Além disso, o congresso contará com palestrantes nacionais e internacionais, especialistas em suas respectivas áreas e de reconhecimento nacional e internacional.
Ao todo, oito trabalhos da Faculdade participarão do evento. O Prof. Dr. Renato Jorge Alves coordena as pesquisas, frutos do Núcleo de Pesquisa em Aterosclerose e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).
– Avaliação de rigidez arterial por velocidade de onda de pulso e detecção de aterosclerose subclínica em pacientes com hipercolesterolemia familiar
Autores: Mariana Brito Benevides Xavier, Carlos Renato de Oliveira e Renato Jorge Alves
– Avaliação ultrassonográfica do tendão do calcâneo na detecção precoce de Xantomatose e sua correlação com o perfil de risco cardiovascular em pacientes com hipercolesterolemia familiar heterozigótica
Autores: Aisha Ali El Zoghbi, Priscila Tashiro, Juliana Zanotti, Ana Flávia Junqueira e Renato Jorge Alves
As aprovações reforçam o nível elevado de pesquisa da Faculdade e da Irmandade da Santa Casa de São Paulo, especialmente na área da Aterosclerose.
Outro destaque que reforça a qualidade da iniciação científica da Instituição é a aceitação de uma pesquisa em revista internacional. O estudo “Análise crítica do perfil clínico e lipídico de pacientes internados com infarto agudo do miocárdio (IAM) em hospital público)” será publicado no International Journal of Cardiovascular Sciences.
>>> Pesquisas da Faculdade estão entre as 5 melhores do Congresso Brasileiro de Aterosclerose