Tecnologia em Radiologia

Processo Seletivo 2019/2º Semestre

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferece as seguintes vagas para o 2º Semestre de 2019:

Enfermagem – Bacharel – Noturno – 2 (Ampla Concorrência) – 8 semestres
Radiologia – Tecnólogo – Noturno – 15 (Ampla Concorrência), 4 (Bolsa 100%) e 7 (50%) – 6 semestres
Sistemas Biomédicos – Tecnólogo – 15 (Ampla Concorrência), 8 (Bolsa 100%) e 10 (50%) 6 semestres

Calendário
Período de inscrição: 8 a 25/7/2019
Realização de entrevista/Prova: 10 a 25/7/2019
Divulgação do Gabarito e da Lista de Aprovados: 26/7/2019
Período de Matrícula para os Convocados: 29/7/2019

Acesse Edital aqui.


A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) divulga, dia 26 de junho, o resultado das provas do Vestibular 2019/2º Semestre. As  matrículas ocorrerão dia 28 de junho, na Rua Dr. Cesario Motta Junior, 61 – Vila Buarque – São Paulo, SP, das 10 h às 16 h.

CALENDÁRIO
1ª Chamada – 28/6/2019 – Matrícula das 10 h às 16 h
Lista de Tecnologia em Radiologia.

2ª Chamada
1/7/2019 – Divulgação de lista de convocados a partir das 15 h
2/7/2019 – Matrícula das 10 h às 16 h

3ª Chamada
2/7/2019 – A partir das 16 h: Divulgação de lista de convocados na proporção de 5 candidatos para cada vaga remanescente

3/7/2019 – Das 9 h às 14 h: Comparecimento para Declaração presencial de interesse na Secretaria da FCMSCSP, no endereço Rua Dr. Cesario Motta Junior, 61 – Vila Buarque – São Paulo – SP.

3/7/2019 – Das 15 h às 17 h: Divulgação da ordem de chamada para matrícula de acordo com manifestação de interesse e classificação, mediante afixação da lista na secretaria da FCMSCSP.

4/7/2019 – Das 10 h às 16 h: Matrícula até o limite de vagas remanescentes.

Para mais informações acesse o Edital e o portal da vunesp.

INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA
Para matrícula, os candidatos aprovados deverão apresentar os seguintes documentos originais:
I. RG;
II. CPF;
III. Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar;
IV. 02 fotos 3×4 (idênticas e atuais);
V. Requerimento de matrícula assinado (fornecido pela Secretaria Geral);
VI. Boleto de pagamento da 1ª mensalidade (fornecido pela Secretaria Geral);
VII. Para candidato menor de idade, apresentar também o RG e o CPF do responsável legal. (O candidato menor de idade deverá estar acompanhado do responsável legal no processo de matrícula).

Cópias autenticadas só serão necessárias caso o candidato não esteja em posse de qualquer um dos documentos originais relacionados acima.

A matrícula será realizada das 10 h às 16h no seguinte endereço:
Rua Dr. Cesário Motta Junior, 61 – Vila Buarque – São Paulo – SP
Sala 30 – 4º andar

Conforme Art. 2.4.3 do Edital de Abertura de Inscrições Vestibular 2º Semestre – 2019, a matrícula do candidato aprovado no processo seletivo em situação de baixa renda socioeconômico familiar estará condicionada a apresentação da documentação comprobatória da situação indicada no item 2.4.2 e seus subitens, bem como da certificação e aprovação dos comprovantes pelo Setor de Bolsas de Estudo da Faculdade, no ato da matrícula.

INFORMAÇÕES GERAIS
Os exames foram aplicados dia 9 de junho das 14 h às 18 h, contendo uma Redação e 60 questões objetivas de múltipla escolha nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Geografia, Biologia, Química, Física e Matemática.

A Faculdade ofereceu 140 vagas para Tecnologia em Radiologia; 40 vagas para Enfermagem; e 50 vagas para Tecnologia em Sistemas Biomédicos. A Instituição realiza o processo seletivo em ampla concorrência e por sistema de cotas. Os candidatos também puderam concorrer às bolsas de 100% ou 50%.


Edital Vagas Remanescentes 2019/2º Semestre – Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos. Inscrições de 10 (a partir das 9 h) a 28 de junho de 2019.


A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)  abre inscrições referentes ao Vestibular para ingresso no 2º semestre de 2019.

Vagas
Serão oferecidas 50 vagas para Tecnologia em Radiologia (noturno – 6 semestres), sendo 28 por Ampla Concorrência, 12 por Quota Social (Bolsa de 100%) e 10 por Quota Social (Bolsa de 50%).

Inscrições
As inscrições serão realizadas de 2 de abril a 21 de maio de 2019, no site da Vunesp.
O valor da taxa é de R$ 45 para o Curso de Graduação Tecnológica de Radiologia.

Provas
As provas serão realizadas no dia 9 de junho de 2019, das 14 h às 18 h. Elas serão compostas por 60 (sessenta) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada uma; sendo 10 (dez) de Língua Portuguesa, 6 (seis) de Língua Inglesa, 6 (seis) de História, 6 (seis) de Geografia, 10 (dez) de Biologia, 8 (oito) de Química, 8 (oito) de Física e 6 (seis) de Matemática; além de uma Redação em Língua Portuguesa.

Resultado e convocação para Matrícula
O resultado e as convocações para matrícula serão divulgados pela internet, nos endereços www.vunesp.com.brwww.fcmsantacasasp.edu.br em 27/06/2019.

Cronograma de matrículas 1ª chamada

– 27/06/2019 Divulgação dos resultados e da lista de convocados para matrícula, a partir das 15 horas.

– 28/06/2019 Matrícula das 10:00 às 16:00 horas.

2ª Chamada
-1º/07/2019 Divulgação da lista de convocados a partir das 15 horas.

-02/07/2019 Matrícula das 10:00 às 16:00 horas.

Mais informações no Edital.

Ficha Socioeconômica Quota Social

Relação de Documentos Quota Social

Descubra mais sobre as graduações tecnológicas da FCM/Santa Casa

Assista a entrevista com o professor Homero José Farias e Melo, diretor dos cursos de Tecnologia em Radiologia e Sistemas Biomédicos, realizada pelo jornalista Oscar D’Ambrósio e transmitida ao vivo pela nossa página no Facebook:

 

Transferência 2019 / 2º Semestre

Acesse Edital.

Inscrição aqui.

Sobre o curso

Duração do curso: 6 semestres

Turno:
Noturno

Vagas:
 35

Mensalidade:
R$ 479,00 – Ano de referência: 2019

O Curso de Graduação em Tecnologia em Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo tem como objetivo formar profissionais com habilidades para atuarem em serviços radiológicos de clínicas e hospitais, diretamente com equipes multiprofissionais e pacientes. Trata-se de um programa com duração de três anos, com apoio de toda a infraestrutura de um dos maiores complexos hospitalares públicos do país, a Santa Casa de São Paulo.

O curso para formação de tecnólogos em Radiologia leva em consideração as diretrizes curriculares sugeridas pelo parecer CNE/CES 436/2001 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, homologado em 5/4/2001 e publicado em 6/4/2001 no Diário Oficial da União.

Atuação (*)
O tecnólogo em Radiologia é responsável pela execução das técnicas:

  • radiológicas, no setor de diagnóstico;
  • radioterápicas, no setor de terapia;
  • radioisotópicas, no setor de radioisótopos.

Atua também no setor industrial e de medicina nuclear. O profissional pode ainda gerenciar os serviços e procedimentos radiológicos, atuando conforme as normas de biossegurança e radioproteção em clínicas de radiodiagnóstico, hospitais, policlínicas, laboratórios, indústrias, fabricantes e distribuidores de equipamentos hospitalares.

Ato de autorização do MEC

(*) Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia do MEC (Ministério da Educação)

Portaria nº 651, de 29/6/2017 de Reconhecimento do Curso de de Radiologia (Tecnológico). Acesse aqui.

Corpo docente

No Curso de Graduação em Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o corpo docente é formado por experientes profissionais desta área de conhecimento e por professores com reconhecida competência acadêmica.

Conheça a direção:

Diretor dos cursos de tecnologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Doutor e mestre em Ciências Radiológicas pelo Departamento de Diagnóstico por Imagem da Universidade Federal de São Paulo, com especialização em Operacionalização de Equipamentos de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada pela Universidade de Santo Amaro. É graduado em Ciências Biomédicas pelo Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco e também em Engenharia Química pela Universidade Católica de Pernambuco. Além de diretor dos cursos de tecnologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é coordenador da Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada da Clínica Cura – Imagem e Diagnóstico e professor Assistente do Centro Universitário São Camilo.

Possui ampla experiência na área de biotecnologia, bioquímica e ressonância magnética com ênfase em espectroscopia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de protocolos de imagens e gráficos espectroscópicos por ressonância magnética e controle de qualidade em exames de radiodiagnóstico.

Vice-diretor dos cursos de tecnologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, mestre em Radiogia Clínica e especialista em Física Médica pela Universidade Federal de São Paulo. É graduado em Física Médica pela Universidade Estadual de Campinas e possui vasta experiência na área de Física Médica, com ênfase em Física do Radiodiagnóstico. Além de vice-diretor dos cursos de tecnologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é supervisor de proteção radiológica na Unidade Estratégica de Serviço de Diagnóstico por Imagem da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Matriz curricular

Para visualizar o conteúdo programático, acesse a Área Restrita (disponível apenas para usuário logado).

Semestre – Ciclo BásicoDisciplinasCH
Anatomia Morfológica67
Física Geral67
Fundamentos de Enfermagem33
Fundamentos de Matemática33
Informática Instrumental I33
Português Instrumental33
Projeto Acadêmico I – Introdução às Ciências Radiológicas67
Técnicas Radiológicas67
Total 1º semestre400
Semestre – Ciclo BásicoDisciplinasCH
Anatomia Radiológica I33
Equipamentos Radiológicos67
Física das Radiações33
Fundamentos de Radioproteção33
Informática Instrumental II33
Inglês Instrumental I33
Patofisiologia33
Projeto Acadêmico II – Radiobiologia68
Técnicas Radiológicas II67
Total 2º semestre400
Semestre – Ciclo ProfissionalDisciplinasCH
Anatomia Radiológica II33
Bioestatística I33
Bioética e Legislação33
Exames Radiográficos Contrastados67
Inglês Instrumental II33
Metodologia de Pesquisa33
Patologia na Imagem67
Processamento de Imagem I33
Projeto Acadêmico III – Imagem Digital68
Estágio Supervisionado I120
Total 3º semestre520
Semestre – Ciclo ProfissionalDisciplinasCH
Bioestatística II33
Meios de Contraste33
Processamento de Imagem II67
Projeto Acadêmico IV – Humanização no atendimento ao paciente68
Protocolos de Mamografia33
Protocolos de Tomografia Computadorizada67
Psicologia em Saúde33
Radiologia Odontológica33
Ultrassonografia e Densitometria Óssea33
Estágio Supervisionado II120
Total 4º semestre520
Semestre – Ciclo TecnológicoDisciplinasCH<
Aplicação em Mamografia e Radiografia33
Aplicação em Tomografia Computadorizada67
Engenharia Clínica33
Gestão Hospitalar33
Projeto Acadêmico V – Empreendedorismo67
Protocolos de Medicina Nuclear33
Protocolos de Ressonância Magnética67
Radioterapia67
Estágio Supervisionado III120
Trabalho de Conclusão de Curso I40
Total 5º semestre560
Semestre – Ciclo TecnológicoDisciplinasCH
Aplicação em Medicina Nuclear33
Aplicação em PACS/RIS67
Aplicação em Ressonância Magnética67
Aplicação em Ultrassonografia e Densitometria Óssea33
Dosimetria67
Introdução à Libras33
Prática Pedagógica Aplicada à Radiologia Médica33
Projeto Acadêmico VI – Novas Tecnologias em Radiologia67
Estágio Supervisionado IV120
Trabalho de Conclusão de Curso II40
Atividades Complementares120
Carga Horária Total3080

Vagas Remanescentes 2019 / 2º Semestre

Cronograma Processo Seletivo para Vagas dos Cursos Tecnológicos (Radiologia e Sistemas Biomédicos) – 2º Semestre (Vagas Remanescentes):

I Período de Inscrição: 10 a 28 de junho de 2019

II Realização da Prova: dia 29/06/2019, às 10 h nas dependências da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, situada na Rua Doutor Cesário Motta Júnior, 61, Vila Buarque.

III Divulgação do Gabarito e da lista de aprovados: 01 de julho
Gabarito Oficial aqui.
Lista de Radiologia.
Lita de Radiologia – Cota Social.

IV Período de matrícula para os convocados: 02 de julho

Acesse Edital aqui.

Calendário Acadêmico 2019

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo divulga seu Calendário Acadêmico 2019.

Depoimentos

“O desafio é constante, ele existe, mas tenho minha equipe e o apoio administrativo. Tive apoio da Diretoria anterior e tenho o apoio desta Diretoria e isso pra mim é superimportante. É graças a isso que eu consigo dar conta de dois cursos ao mesmo tempo, pensando neles, em como melhorá-los e em como produzir oportunidades para os nossos alunos.”

Prof. Dr. Homero Farias Melo – Diretor dos Cursos Superiores de Tecnologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

“Um valor essencial para um profissional de saúde são todos os valores que a gente tem na nossa vida pessoal. É o caso do valor familiar, porque, quando falamos em família, pensamos em respeito, honestidade e, inclusive, empatia.”

Dr. Rafael Eidi Goto – Professor Instrutor da Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo. Tem experiência na área de Física Médica, com ênfase em Física do Radiodiagnóstico.

 

“A área da radiografia não envolve apenas a parte de máquinas. Tem muito envolvimento com o paciente.”

Bruno Pereira Alves Rodrigues – Supervisor de Estágio em Radiodiagnóstico Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

 

“O nome da Santa Casa é algo que você leva pelo resto de sua vida.”

Prof. Carlos Augusto de Souza – Professor dos cursos de Graduação em Tecnologia Radiológica e Pós Graduação de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

 

“Muitas pessoas não sabem o que significa ser humanitário, e a Santa Casa tem essa visão, valor e compromisso de fazer um atendimento humanizado.”

Renata Marques Cardoso – Técnico em radiologia na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

 

“Não temos dificuldades no sentido de colocar um problema, apresentá-lo para a Santa Casa e ter apoio na decisão tomada”.

Prof. Dr. Phillip Patrik Dmitruk – Docente colaborador em Física das Radiações no Curso de Pós-Graduação em Radiologia Médica da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

 

“Excelente faculdade, com grande credibilidade no mercado e professores fantásticos”

Adina Eloi Nunes – tecnóloga em radiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

“Minha carreira profissional está deslanchando”

Maria Aline Soares da Silva – tecnóloga em radiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

“Os professores e a coordenação estão dispostos a ajudar o aluno e a formar um profissional de alta qualidade” 

Luciano de Oliveira Santos – aluno do Curso de Tecnologia em Radiologia da FCMSCSP.

 

Compartilhar

Atendimento

(11) 3367-7818 e 3354-1824

comunicacao.marketing@fcmscsp.edu.br