Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Graduação

Enfermagem

Excelência na formação de enfermeiros

Inaugurado em 2001, o curso de Enfermagem da FCMSCSP tem conceito Máximo no MEC, considerado como um curso de excelência. A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil que receberam nota máxima do MEC.

Processo Seletivo – Vagas Remanescentes 2024/1

As inscrições podem ser feitas exclusivamente até 09/02/2024. Mais informações sobre o processo seletivo, acesse a página.

Processo Seletivo – Transferência 2024

O período de inscrições para a Transferência 2024 é de 19/12/2023 a 28/01/2024. Mais informações sobre o processo seletivo, acesse a página.

  • 4 anos
  • Período noturno
  • Presencial

Excelência no Ensino

A Faculdade está à frente na formação dos profissionais das ciências da saúde, destacando-se, em especial, pelo currículo do curso, que envolve práticas assistenciais e simuladas desde o primeiro semestre. O curso está sempre acompanhando as necessidades da sociedade, formando alunos preparados para auxiliar na assistência em saúde em diferentes âmbitos.

Uma das características mais relevantes do curso está na formação centrada no cuidado e no aprimoramento da promoção da saúde da população. Com este currículo, a assistência humanizada se torna o foco da formação do aluno, colocando como prioridade a atuação do profissional de forma ética e multidisciplinar.

  • Desenvolver um curso voltado à formação de profissionais com competência técnico-científica e ético-político-social-educativa, na apropriação e criação do conhecimento;
  • Instituir um currículo, como instrumento básico de organização, que incorpore os valores e os princípios que norteiam a concepção Institucional de educação;
  • Possibilitar ao estudante o desenvolvimento da sua capacidade de compreender crítico/reflexivamente, a ampla gama de questões sociais, políticas, econômicas e científicas, que envolvem a atuação do profissional de Enfermagem;
  • Fornecer uma sólida base técnico-científica que implique no contato direto com os processos envolvidos na produção científica;
  • Assegurar uma formação científica que permeie todo o currículo, propiciando a iniciação científica na realização de investigações voltadas ao desenvolvimento e consolidação do conhecimento em Enfermagem;
  • Favorecer a discussão técnico-científica e ética que se reporte à formação de posturas e atitudes e que se faça presente durante todo o desenvolvimento do curso;
  • Considerar as transformações pelas quais a prática da Enfermagem passou, no país, e repensar a sua função social, reconfigurando-a frente às novas demandas de saúde.

O curso de Enfermagem tem parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (COREN) com o objetivo de auxiliar na retirada da primeira carteira profissional. Assim, os egressos poderão atuar como enfermeiros o mais rápido possível.

A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil (apenas 2,3%) que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Considerado um dos maiores centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática desde o primeiro ano do curso.

O corpo docente do curso de Enfermagem é qualificado, sendo que mais de 90% dos nossos professores possuem doutorado. Muitos dos nossos professores são referências nacionais e internacionais em suas áreas de atuação.

Os alunos têm ao seu dispor, desde o primeiro ano da Graduação, a possibilidade de participar efetivamente de pesquisas clínicas e/ou experimentais, integrando os diversos Grupos de Pesquisa. Confira a página da Comissão Científica para saber mais

Os egressos de Enfermagem vão se deparar com um mercado de trabalho diversificado e cada vez mais valorizado, resultado de uma rica experiência prática e um aprendizado voltado às competências ético-político-social-educativa de um profissional em enfermagem. Assim, o aluno pode aperfeiçoar e se tornar um excelente profissional na área de atuação que quiser seguir.

Além disso, os egressos do curso são reconhecidos pela sociedade como referências na área, sendo que cerca de 90% dos alunos recém formados já saem da Faculdade empregados.

Áreas de atuação

O profissional graduado em Enfermagem pode atuar em diversas áreas da saúde:

  • Assistencial: hospitais e resgate em emergências, Unidades Básicas de Saúde (UBS), creches e escolas, consultórios, empresas e atendimento domiciliar;
  • Gerenciamento: consultorias, assessorias, auditorias e equipes de enfermagem;
  • Ensino: nível médio, graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado); e
  • Pesquisa: experimental, clínica, teórica, epidemiológica.

Aprendizado na Prática e Incentivo à Pesquisa

Com quatro anos de duração, o curso estrutura sua grade curricular com base nas transformações científicas e sociais da atualidade.

Os alunos do curso de Enfermagem da FCMSCSP utilizam o Centro de Ensino e Treinamento da Instituição para as aulas práticas que ocorrem ao longo do curso. Além disso, desde o primeiro ano de sua formação, o aluno realiza atividades compartilhadas com os cinco cursos de graduação e com a população em torno da Instituição.

A fim de desenvolver as habilidades de enfermagem, o curso também oferece atividades de simulação realística. Os principais estágios dos alunos do curso ocorrem na Irmandade da Santa Casa de São Paulo, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Saúde Hospital Escola Barra Funda.

Com a amplitude de atividades práticas ao longo da graduação, o aluno já chega no último ano preparado para a atuação. Assim, os estágios curriculares ocorrem sem o acompanhamento recorrente do professor, além de que os alunos têm a oportunidade de escolher as especialidades que gostariam de se aprofundar.

Ao longo de sua graduação, para além da teoria dos conceitos básicos de Enfermagem, o aluno também estuda as mais diversas áreas da saúde, a fim de garantir que o profissional da enfermagem promova o bem-estar do paciente da melhor forma possível.

O curso de Enfermagem também incentiva a produção científica e reflexão dos projetos de extensão da FCMSCSP por meio do Colóquio Interdisciplinar de Integração de Temáticas, atividade anual que apresenta o resultado dos projetos e pesquisas que os estudantes de Enfermagem realizaram ao longo do ano. O evento proporciona uma reflexão sobre temáticas transversais ao ensino da formação em saúde, sendo elas: desenvolvimento sustentável, violência, acessibilidade e direitos humanos.

Além do Colóquio Interdisciplinar, os alunos também participam de Mostra de Trabalhos Científicos e o Seminário de Comunicação em Enfermagem, eventos que contribuem para um olhar que visa uma maior qualificação das necessidades da população, promovendo melhorias e qualidade na oferta de serviços e assistências numa perspectiva de integralidade do cuidado.

O Programa subsidia dois meses de intercâmbio. Os alunos selecionados têm a oportunidade de estreitar laços com profissionais da área da saúde e pesquisadores estrangeiros, a fim de abrir portas para diferentes oportunidades de carreira no futuro e de desenvolver seus conhecimentos no ensino, pesquisa e assistência.

Projetos de Extensão e Vida Acadêmica

As atividades de extensão da FCMSCSP tem por objetivo ampliar a formação acadêmica, propiciando experiências práticas que desenvolvam a consciência social, política, cultural e ambiental dos estudantes.

Acolhimento

O ensino humanizado prioriza as relações humanas, as emoções e as particularidades de cada estudante. A FCMSCSP oferece atividades e serviços para auxiliar no acolhimento e permanência estudantil. Confira quais são:

Anualmente, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em colaboração com o Departamento Científico Manoel de Abreu (DCMA) e as ligas estudantis, organiza o Programa de Integração dos Primeiro-Anistas (PIPA).

O PIPA foi criado para bem receber os alunos na Faculdade, permitindo que se integrem mais rapidamente aos seus cursos, às rotinas acadêmicas como um todo e ao Hospital da Santa Casa de Misericórdia.

Confira o vídeo do PIPA

A iniciativa visa auxiliar os alunos na construção de uma visão crítica e humana para atuação na assistência e no desenvolvimento de suas trajetórias profissionais. Para além da sala de aula, a ideia é unir pessoas da área da saúde com diferentes vivências e possibilitar a troca de experiências. Com isso, os alunos estarão mais preparados para atuação interprofissional e para o mercado de trabalho.

Criado com o objetivo de assegurar a seus estudantes condições plenas de participação e aprendizagem o NAI visa oferecer condições plenas de participação e aprendizagem a todos os estudante. Para mais informações, acesse a página do Núcleo.

O Núcleo de Direitos Humanos e Combate à intimidação Sistemática (NDH) tem finalidade de promover o exercício dos direitos humanos, a prevenção e o combate à discriminação, à intimidação sistemática (Bullying) e a outras formas de violência, tais como assédio moral e sexual, no âmbito desta Instituição de Ensino. Para mais informações, acesse a página do Núcleo

O Serviço de Saúde do Aluno (SSA) oferece assistência médica global aos alunos dos cursos de graduação,e tem como objetivo apuração da existência de doenças por  intermédio da avaliação clínico/laboratorial no  ingresso do aluno na Instituição; a execução de atividades preventivas, visando evitar doenças transmissíveis e endêmicas; o controle dos acidentes por exposição ocupacional durante as atividades escolares e a prestação de assistência médica e de saúde mental durante todo curso de graduação.

Processo seletivo 2024 - 1º semestre (Vagas Remanescentes)

O processo seletivo ocorre duas vezes por ano. No meio do ano, o ingresso é por prova realizada pela FCMSCSP ou pela entrega do boletim do Enem. Já no final do ano é realizado por meio do vestibular da Vunesp. As inscrições para o vestibular normalmente abrem no mês de agosto e a prova ocorre no mês de outubro.

Telefone

(11) 3367-7807

secretaria.graduacao@fcmsantacasasp.edu.br

Enfermagem

Período noturno

Tempo para conclusão do curso

4 anos

Começo do ano letivo

1º semestre de 2024

Taxa para a inscrição do vestibular:

R$ 20 (Ampla Concorrência e Cota Social)
Para saber mais sobre o Vestibular 2024, clique aqui

Prazo de inscrição:

até 09/02/2024

Mensalidade 2024

6 parcelas de R$ 1.174,00 por semestre.

Para o caso de um menor número de parcelas, o valor da mensalidade será corrigido para atingir o valor da semestralidade.

Para conferir o edital de mensalidade, clique aqui.

Bolsas de Estudo

Oferecemos bolsas na modalidade cota social.
Para saber mais, clique aqui.

Diretoria do curso de enfermagem

Profa. Dra. Lívia Keismanas de Ávila

Profa. Dra. Lívia Keismanas de Ávila

Diretora do curso de Enfermagem

Acessar o Lattes

Depoimentos

Perguntas Frequentes

Para  curso de graduação, oferecemos bolsas na modalidade cota social. Mais informações na página de bolsas e no Edital do Vestibular vigente.

Infelizmente, a faculdade não aceita Fies, mas temos algumas parcerias de financiamento que estão detalhadas na página de financiamentos.

A FCMSCSP não aceita o ProUni.

O responsável por organizar as visitas presenciais ao campus da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é o Departamento Científico Manoel Abreu (DCMA).

Para saber mais e agendar sua visita, acesse esta página

Para emissão da segunda via do boleto, acesse o Portal da Vunesp (www.vunesp.com.br) com seu login e senha

As dúvidas sobre a situação do pagamento da inscrição para o vestibular devem ser esclarecidas diretamente com a VUNESP, por meio da central do candidato no site www.vunesp.com.br.  Notem que caso o pagamento seja por boleto, a compensação pode demorar até 3 dias úteis.

As dúvidas sobre a prova do vestibular devem ser esclarecidas diretamente com a Vunesp por meio da Central de teleatendimento (Disque Vunesp), do telefone (11) 3874-6300, do  E-mail (vunesp@vunesp.com.br) ou pelo chat on-line diretamente no site  www.vunesp.com.br

Ingresso
O ingresso é por meio do Vestibular. Para o ano letivo de  2023, o processo seletivo esteve com inscrições abertas entre agosto e setembro de 2022, sob responsabilidade da Fundação Vunesp. Para os cursos anuais, as inscrições para o próximo Vestibular poderão abrir neste mesmo período. Já o processo seletivo para os cursos semestrais ocorre no início e no meio do ano, assim, é possível que as inscrições abrem entre abril e junho.

Enem
A FCMSCSP não realiza ingresso via ENEM, exceto nos casos em que a possibilidade estiver prevista no Edital de Inscrições.

Portador de Diploma
A FCMSCSP não realiza ingresso através da modalidade Portador de Diploma.

Transferência
O processo de transferência é realizado através de edital que é disponibilizado para consulta, em dezembro, no site da Faculdade com todas as informações referentes ao processo (regras, restrições, número de vagas/séries, período de inscrições, etc).Estão aptos a se inscrever no Processo Seletivo de Transferência, alunos regularmente matriculados no curso de graduação em Instituições de Ensino Superior brasileiras, para o respectivo curso oferecido pela Faculdade.

Egressos do curso de Enfermagem da FCMSCSP são reconhecidos pela comunidade acadêmica e pela sociedade como referências na área da saúde, pelos conhecimentos práticos específicos adquirido, aliados a uma capacidade de decisão rápida e prática.