Inaugurado em 2015 em uma Faculdade com Nota Máxima no MEC, o curso de Tecnologia em Radiologia tem como objetivo preparar profissionais cada vez mais capacitados para o mercado de trabalho. Em três anos, o aluno de Radiologia já terá seu diploma e estará pronto para atuar na área.
As inscrições poderão ser feitas de 22/10 a 01/12/2024 pelo site do IBAM.
A graduação tecnológica em Radiologia oferece os conhecimentos necessários para a execução de técnicas radiológicas que possibilitam diagnósticos e tratamentos de doenças.
Esse profissional é responsável pelo manejo de equipamentos para:
Uma das características mais relevantes do curso na FCMSCSP está na formação prática, preparando o aluno para atuar em diferentes áreas de Radiologia.
Com este currículo, o manejo de diversos equipamentos que possibilitam diagnósticos e tratamentos de doenças, bem como se atualizar na Tecnologia em Saúde, incluindo por meio do uso de Inteligência Artificial.
O aprendizado prático acontece em um dos maiores complexos hospitalares públicos do país: a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, mais conhecida como Santa Casa de São Paulo.
O estudante tem contato com as modalidades radiológicas disponíveis na Santa Casa:
Além disso, o aluno participa de atividades com radiologia convencional (química), computadorizada (CR) e digital direta (DR).
A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil (apenas 2,3%) que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
O corpo docente do curso de Radiologia é composto, por grande maioria, por profissionais que também atuam diretamente em Radiologia ou Engenharia Hospitalar, o que garante uma troca de conhecimento e experiência de especialistas qualificados em suas áreas de atuação. Além disso, cerca de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado.
A qualidade de ensino da FCMSCSP é reconhecida pelos empregadores. Os egressos de Tecnologia em Radiologia da FCMSCSP vão se deparar com um mercado com alta empregabilidade, resultado do avanço da tecnologia e de um aprendizado prático muito diverso ao longo da graduação.
Com três anos de duração, o curso superior de Radiologia fornece 480h de estágio prático no Hospital Central da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e outros hospitais parceiros, ocorrendo a partir do terceiro semestre da formação.
O aprendizado prático na Santa Casa exerce atividade assistencial direta, realizando análise crítica de pedidos de exames radiológicos, indicações de técnicas e materiais utilizados, interpretação das imagens e conclusões, que são registradas no laudo médico, radioterapia e procedimentos da medicina nuclear. O tecnólogo em radiologia também prepara o paciente e o ambiente para os exames e tratamentos.
Além da prática hospitalar, os alunos do curso de Radiologia também participam de uma disciplina prática de reconhecimento de equipamentos radiológicos na qual visitam o setor de imagem digital do Hospital Central da ISCMSP, o setor de imagem convencional do Hospital São Luiz Gonzaga e os setores de imagem, medicina nuclear e radioterapia do Hospital do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Além disso, algumas aulas práticas das disciplinas ocorrem nas dependências do Hospital Central ou do ICESP.
Nas visitas, o tecnólogo em Radiologia também visita o IPEN/CNEN no setor de radiofarmácia e reator nuclear. Para o próximo semestre, o curso de Radiologia pomoverá visitas eventuais em empresas parceiras.
O curso de Radiologia também estimula os alunos participarem de eventos extracurriculares, garantindo o máximo de aproveitamento nos três anos do curso, tais como: a Feira Hospitalar, a Jornada Paulista de Radiologia, o Simpósio de Tecnologia em Saúde e o Simpósio de Radiologia da FCMSCSP.
O ensino humanizado prioriza as relações humanas, as emoções e as particularidades de cada estudante. A FCMSCSP oferece atividades e serviços para auxiliar no acolhimento e permanência estudantil. Confira quais são:
O programa de Integração dos primeiros anistas (PIPA) é um programa que proporciona o primeiro contato do estudante ingressante com a comunidade acadêmica. Esta atividade sempre foi organizada pelo Centro Acadêmico Manoel de Abreu (CAMA), exclusivamente pelos alunos de medicina como forma de prevenção da violência.
Desde Fevereiro de 2021, o PIPA passou a ser um programa desenvolvido de forma colaborativa por alunos e professores com duração de 2 a 3 semanas, denominado PIPÃO, e em conjunto com o curso de medicina e fonoaudiologia.
O programa tem o intuito de integrar os alunos ingressantes ao território onde a faculdade está inserida, discutir e refletir sobre os direitos humanos, combate a intimidação sistemática para proteger o direito de todos, capacitar sobre ações anti-trote, considerar e sensibilizar para o pensamento crítico e competência cultural, bem como valorizar o trabalho multiprofissional na área da saúde, com a integração entre os alunos dos cursos. As atividades acontecem em formato de aulas dialogadas, trabalhos em grupos, reconhecimento do entorno da faculdade, cinema e educação, entre outros.
Confira o vídeo do PIPA
Para os alunos dos cursos noturnos (Enfermagem, Tecnologia em Sistemas Biomédicos e Tecnologia em Radiologia) há uma comissão de acolhimento e tutoria.
A iniciativa visa auxiliar os alunos na construção de uma visão crítica e humana para atuação na assistência e no desenvolvimento de suas trajetórias profissionais. Para além da sala de aula, a ideia é unir pessoas da área da saúde com diferentes vivências e possibilitar a troca de experiências. Com isso, os alunos estarão mais preparados para atuação interprofissional e para o mercado de trabalho. Saiba mais.
Criado com o objetivo de assegurar a seus estudantes condições plenas de participação e aprendizagem o NAI visa oferecer condições plenas de participação e aprendizagem a todos os estudante. Para mais informações, acesse a página do Núcleo.
O Núcleo de Direitos Humanos e Combate à intimidação Sistemática (NDH) tem finalidade de promover o exercício dos direitos humanos, a prevenção e o combate à discriminação, à intimidação sistemática (Bullying) e a outras formas de violência, tais como assédio moral e sexual, no âmbito desta Instituição de Ensino. Para mais informações, acesse a página do Núcleo
O Serviço de Saúde do Aluno (SSA) oferece assistência médica global aos alunos dos cursos de graduação,e tem como objetivo apuração da existência de doenças por intermédio da avaliação clínico/laboratorial no ingresso do aluno na Instituição; a execução de atividades preventivas, visando evitar doenças transmissíveis e endêmicas; o controle dos acidentes por exposição ocupacional durante as atividades escolares e a prestação de assistência médica e de saúde mental durante todo curso de graduação.
Inscrições: de 19/12/2024 a 02/02/2025
(11) 3367-7807
secretaria.graduacao@fcmsantacasasp.edu.br