Inaugurado em 2001, o curso de Enfermagem da FCMSCSP tem conceito Máximo no MEC, considerado como um curso de excelência. A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil que receberam nota máxima do MEC.
As inscrições poderão ser feitas de 22/10 a 01/12/2024 pelo site do IBAM.
O profissional graduado em Enfermagem pode atuar em diversas áreas da saúde:
Com quatro anos de duração, o curso estrutura sua grade curricular com base nas transformações científicas e sociais da atualidade.
Os alunos do curso de Enfermagem da FCMSCSP utilizam o Centro de Ensino e Treinamento da Instituição para as aulas práticas que ocorrem ao longo do curso. Além disso, desde o primeiro ano de sua formação, o aluno realiza atividades compartilhadas com os cinco cursos de graduação e com a população em torno da Instituição.
A fim de desenvolver as habilidades de enfermagem, o curso também oferece atividades de simulação realística. Os principais estágios dos alunos do curso ocorrem na Irmandade da Santa Casa de São Paulo, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Saúde Hospital Escola Barra Funda.
Com a amplitude de atividades práticas ao longo da graduação, o aluno já chega no último ano preparado para a atuação. Assim, os estágios curriculares ocorrem sem o acompanhamento recorrente do professor, além de que os alunos têm a oportunidade de escolher as especialidades que gostariam de se aprofundar.
Ao longo de sua graduação, para além da teoria dos conceitos básicos de Enfermagem, o aluno também estuda as mais diversas áreas da saúde, a fim de garantir que o profissional da enfermagem promova o bem-estar do paciente da melhor forma possível.
O curso de Enfermagem também incentiva a produção científica e reflexão dos projetos de extensão da FCMSCSP por meio do Colóquio Interdisciplinar de Integração de Temáticas, atividade anual que apresenta o resultado dos projetos e pesquisas que os estudantes de Enfermagem realizaram ao longo do ano. O evento proporciona uma reflexão sobre temáticas transversais ao ensino da formação em saúde, sendo elas: desenvolvimento sustentável, violência, acessibilidade e direitos humanos.
Além do Colóquio Interdisciplinar, os alunos também participam de Mostra de Trabalhos Científicos e o Seminário de Comunicação em Enfermagem, eventos que contribuem para um olhar que visa uma maior qualificação das necessidades da população, promovendo melhorias e qualidade na oferta de serviços e assistências numa perspectiva de integralidade do cuidado.
O Programa subsidia dois meses de intercâmbio. Os alunos selecionados têm a oportunidade de estreitar laços com profissionais da área da saúde e pesquisadores estrangeiros, a fim de abrir portas para diferentes oportunidades de carreira no futuro e de desenvolver seus conhecimentos no ensino, pesquisa e assistência.
O ensino humanizado prioriza as relações humanas, as emoções e as particularidades de cada estudante. A FCMSCSP oferece atividades e serviços para auxiliar no acolhimento e permanência estudantil. Confira quais são:
O programa de Integração dos primeiros anistas (PIPA) é um programa que proporciona o primeiro contato do estudante ingressante com a comunidade acadêmica. Esta atividade sempre foi organizada pelo Centro Acadêmico Manoel de Abreu (CAMA), exclusivamente pelos alunos de medicina como forma de prevenção da violência.
Desde Fevereiro de 2021, o PIPA passou a ser um programa desenvolvido de forma colaborativa por alunos e professores com duração de 2 a 3 semanas, denominado PIPÃO, e em conjunto com o curso de medicina e fonoaudiologia.
O programa tem o intuito de integrar os alunos ingressantes ao território onde a faculdade está inserida, discutir e refletir sobre os direitos humanos, combate a intimidação sistemática para proteger o direito de todos, capacitar sobre ações anti-trote, considerar e sensibilizar para o pensamento crítico e competência cultural, bem como valorizar o trabalho multiprofissional na área da saúde, com a integração entre os alunos dos cursos. As atividades acontecem em formato de aulas dialogadas, trabalhos em grupos, reconhecimento do entorno da faculdade, cinema e educação, entre outros.
Confira o vídeo do PIPA
Para os alunos dos cursos noturnos (Enfermagem, Tecnologia em Sistemas Biomédicos e Tecnologia em Radiologia) há uma comissão de acolhimento e tutoria.
A iniciativa visa auxiliar os alunos na construção de uma visão crítica e humana para atuação na assistência e no desenvolvimento de suas trajetórias profissionais. Para além da sala de aula, a ideia é unir pessoas da área da saúde com diferentes vivências e possibilitar a troca de experiências. Com isso, os alunos estarão mais preparados para atuação interprofissional e para o mercado de trabalho. Saiba mais.
Criado com o objetivo de assegurar a seus estudantes condições plenas de participação e aprendizagem o NAI visa oferecer condições plenas de participação e aprendizagem a todos os estudante. Para mais informações, acesse a página do Núcleo.
O Núcleo de Direitos Humanos e Combate à intimidação Sistemática (NDH) tem finalidade de promover o exercício dos direitos humanos, a prevenção e o combate à discriminação, à intimidação sistemática (Bullying) e a outras formas de violência, tais como assédio moral e sexual, no âmbito desta Instituição de Ensino. Para mais informações, acesse a página do Núcleo
O Serviço de Saúde do Aluno (SSA) oferece assistência médica global aos alunos dos cursos de graduação,e tem como objetivo apuração da existência de doenças por intermédio da avaliação clínico/laboratorial no ingresso do aluno na Instituição; a execução de atividades preventivas, visando evitar doenças transmissíveis e endêmicas; o controle dos acidentes por exposição ocupacional durante as atividades escolares e a prestação de assistência médica e de saúde mental durante todo curso de graduação.
Inscrições: de 22/10 a 01/12/2024
(11) 3367-7807
secretaria.graduacao@fcmsantacasasp.edu.br