Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt
14/11/2025

2ª Edição do Movimento Filantropia contou com a presença de dois projetos de extensão da Faculdade

Com a participação, a instituição recebeu o selo Filantropia na Cidade, que reconhece as atividades de engajamento social, filantropia urbana e responsabilidade comunitária

2ª Edição do Movimento Filantropia

Alunos e professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) representaram a instituição na 2ª Edição do Movimento Filantropia na Cidade, por meio da realização de dois projetos de extensão.  

O evento tem como objetivo celebrar o Dia Nacional da Filantropia, mobilizando universidades, escolas e organizações para realizar alguma ação transformadora para a comunidade paulistana. A ação, que está em seu segundo ano consecutivo, é organizada em parceria com o Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), o Instituto Presbiteriano Mackenzie e o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp). 

As instituições que participam do evento recebem o selo Filantropia na Cidade, certificação que reconhece instituições com práticas diferenciadas de engajamento social, filantropia urbana e responsabilidade comunitária. A validade é anual e ocorre todos os anos no mês de outubro. 

Nesta edição, o Movimento Filantropia na Cidade ocorreu entre os dias 10 e 20 de outubro de 2025 e manteve a proposta de atender a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Projetos aprovados para a 2ª edição do Movimento Filantropia na Cidade  

A Faculdade Santa Casa de SP participou da iniciativa com dois projetos de extensão: “Saúde Bucal e uma Proposta para Sustentabilidade para a Cidade de São Paulo” e “YogaSanta e MeditaSanta – Qualidade de Vida e Bem-Estar”. 

O projeto de extensão sobre saúde bucal ocorreu em 13 de outubro e contou com 24 alunos e um docente do curso de graduação em Odontologia, um aluno e um docente da pós-graduação na área de Odontologia, além dos professores coordenadores do projeto, Profª Dra. Adriana Zink e Prof. Dr. Marco Rocco. 

A execução do projeto contou com a parceria de uma escola de educação infantil indicada pelo CADES, vinculada à Subprefeitura Santana/Tucuruvi, que cedeu seu auditório para a apresentação teatral. A atividade integrou alunos da FCMSCSP em uma experiência de teatro interativo com cerca de 60 crianças de 5 e 6 anos, abordando, de forma lúdica, temas como alimentação saudável e saúde bucal. 

O roteiro e as composições foram elaborados pela professora Adriana Zink, e os estudantes participaram da produção artística, confeccionando figurinos e cenários com materiais sustentáveis, em consonância com os princípios dos 7R’s da sustentabilidade. A iniciativa reforçou o compromisso pedagógico com a formação cidadã e ambientalmente responsável. 

Já as atividades do YogaSanta e MeditaSanta ocorreram presencialmente nos dias 13 e 17 de outubro e on-line entre os dias 13 e 17 de outubro, sob supervisão do Prof. Me. Denival Soares Galdeano, coordenador do projeto de extensão. 

A iniciativa tem atuação há mais de 10 anos na Faculdade e trabalha o ODS 3 — Saúde e Bem-Estar. As aulas contaram com a participação de 28 pessoas de forma presencial e 45 pessoas nas meditações remotas. 

Selo Filantropia na Cidade 

De acordo com a coordenadora de Extensão da Faculdade, Profª Dra. Graziela Ramos Barbosa de Souza, a importância de a instituição participar do Movimento Filantropia na Cidade pode ser sintetizada em diversos aspectos: “A instituição reforça o compromisso pedagógico com a formação cidadã e ambientalmente responsável, representando um círculo virtuoso entre ensino, saúde e benefício social.” 

Ainda segundo a professora, a participação da instituição garante a formação de profissionais comprometidos com a comunidade e com instituições filantrópicas, além de promover projetos de extensão e ações de engajamento comunitário, que materializam práticas filantrópicas efetivas. 

“Contribui ainda para o fortalecimento da rede de saúde da cidade, sobretudo em contextos marcados pela vulnerabilidade e pelo difícil acesso. A Faculdade demonstra como uma instituição de ensino pode integrar, de forma estruturante, os valores da filantropia à sua missão educativa”, conclui a Profª Dra. Graziela Ramos Barbosa de Souza. 

Conteúdos similares: 

>> Projeto de extensão de alunos da Faculdade participará da 1ª Edição do Movimento Filantropia na Cidade  

> Confira como foi a 1ª Edição do Movimento Filantropia na Cidade