Somente termos exatos
Search in excerpt

vem pra santa

15/10/2024

Alunas do Curso de Enfermagem apresentam trabalho em Simpósio de Iniciação Científica da USP

O evento aconteceu em 11 de outubro, na Escola de Enfermagem

Alunos e professores do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) participaram do 32° Simpósio de iniciação científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP), que ocorreu em 11 de outubro, no campus da Escola de Enfermagem da USP, em São Paulo.

O Simpósio é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação científica e tecnológica de alunos de diversas instituições, tanto nacionais, quanto internacionais. A divulgação ocorre para contribuir no desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica, bem como fomentar a colaboração científica entre faculdades e universidades.

Na oportunidade, o desenvolvimento científico da Faculdade da Santa Casa de São Paulo pode ser representado por três apresentações orais.

O primeiro trabalho foi sobre “Incidência de injúria renal aguda em idosos hospitalizados em uso de fármacos nefrotóxico”, produzido pela aluna Mirela da Costa Basi e orientado pela Profª Dra. Luciana Soares Costa Santos.

Já o segundo trabalho foi sobre a “Modulação dos Distúrbios Renais no Diabetes tipo 2: Avaliando o Papel dos Probióticos em um Modelo de Ratos com Doença Renal Diabética”, produzido pelas alunas Julia Ferreira Santos, Giulia Triolo, Monique Pinheiro e Vitória Cecília Souza e orientado pela Profª Dra. Luciana Soares Costa Santos e pela Profª Me. Eloiza Oliveira Silva. O trabalho da aluna foi uma das pesquisas aprovadas pelo Fundo de Amparo à Pesquisa (FAP).

Também houve a apresentação do trabalho “Cuidar de crianças em situação de abandono no ambiente hospitalar: perspectiva do enfermeiro”, produzido pela aluna Camila Brito Gallante e orientado pela Profª Dra. Gislaine Eiko Kuahara Camia e Profª Me. Tais de Abreu Ferro.

Os três projetos apresentados também concorrerão para representar a FCMSCSP na Etapa Internacional do SIICUSP.