Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

21/10/2024

Curso de Fonoaudiologia faz campanha de conscientização sobre o TDL

O Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem atinge 7,5% da população e é representado pela cor roxa

Em 18 de outubro, as turmas do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizou atividade do Dia da conscientização sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL).

TDL é um transtorno de linguagem persistente que necessita de atenção diagnóstica e demanda acompanhamento de longo prazo aos pacientes. Atualmente, a prevalência está estimada em 7,5%, ou seja, a cada 30 crianças, duas têm o transtorno.

O TDL é diagnosticado quando há uma dificuldade persistente e significativa em compreender e/ou se expressar usando a linguagem. Desta forma, por ser uma dificuldade de base neurodesenvolvimental, as pessoas nascem com este transtorno, ou seja, não é causado por inadequações do ambiente, falta de estímulos ou exposição a mais de uma língua.

Compreendendo a importância de conscientizar a população sobre o tema, o Grupo TDL Brasil reuniu fonoaudiólogas renomadas nacional e internacionalmente e com vasta experiência na área de Linguagem Infantil com o objetivo de fomentar questões relacionadas ao diagnóstico e ao tratamento do transtorno que ainda é pouco conhecido pela sociedade civil.

A Prof. Dra. Juliana Perina Gandara é uma das fonoaudiólogas que pertencem ao Grupo TDL Brasil e, por isso, realizou uma campanha de conscientização dentro da Faculdade, convidando alunos e professores a vestirem roxo em alusão à data.

As alterações de linguagem presentes e o impacto destas variações variam de indivíduo para indivíduo, e nem sempre são tão óbvias, o que faz com que haja subnotificação. Por isso, na campanha deste ano, o Curso de Fonoaudiologia faz a sua parte para que o TDL seja, antes de tudo, um transtorno conhecido para todos.