Ação do Programa PECA acontece de 26 a 31 de janeiro e oferece consultas e atividades educativas gratuitas à população
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em parceria com a Prefeitura de Atibaia, realiza entre os dias 26 e 31 de janeiro um mutirão multiprofissional de assistência em saúde no município. A iniciativa integra o Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) e tem como objetivo ampliar o acesso da população a consultas, exames e ações de educação em saúde, além de contribuir para a redução da fila de espera da rede municipal.
Os atendimentos acontecerão das 8h às 17h, com acesso pela Escola Municipal Eleonor de Barros, localizada na Rua Vereador Pedro Tacco, nº 148, no Centro de Atibaia. A ação prioriza pacientes previamente cadastrados na fila de espera do município, mas também contempla a população em geral por meio de atendimento por demanda espontânea.
Diariamente, serão distribuídas 50 senhas no período da manhã, por ordem de chegada, para atendimentos sem agendamento prévio. Além disso, 70 pacientes da fila de espera municipal serão atendidos por dia, previamente contatados pela Secretaria Municipal de Saúde.
O mutirão contará com atendimentos nas seguintes especialidades:
Cardiologia, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, enfermagem, fisiatria, fisioterapia, fonoaudiologia, geriatria, ginecologia e obstetrícia, neurologia, neurologia pediátrica, nutrição, odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, pediatria, psicologia, psiquiatria, radiologia e urologia.
De acordo com a avaliação clínica, exames poderão ser solicitados e realizados após as consultas.
Ao chegarem ao local, os pacientes recebem senha e passam por triagem e pré-atendimento em uma estrutura montada na quadra da Escola Eleonor de Barros. As consultas e os procedimentos ocorrerão nas salas e em espaços adaptados das escolas Eleonor de Barros e Maria Helena Ferraz.
Os serviços são prestados por estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde, como Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, entre outras áreas, sempre sob supervisão direta de docentes da Faculdade Santa Casa de SP e de profissionais de saúde habilitados.
A participação do PECA em Atibaia faz parte da articulação da Prefeitura para agilizar atendimentos na área da saúde e reduzir a demanda reprimida por consultas e exames especializados. Ao mesmo tempo, a ação fortalece a formação prática, ética e social dos estudantes da FCMSCSP, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em 2025, o município já realizou outros mutirões e ações pontuais com o mesmo objetivo, como exames de mamografia, endoscopia e colonoscopia, inclusive aos fins de semana.
O PECA é um projeto de extensão universitária e voluntário da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que promove ações integradas de assistência em saúde, ensino e pesquisa em municípios do Estado de São Paulo, especialmente em contextos distintos da realidade da capital.
Realizado anualmente na última semana de janeiro, durante o recesso acadêmico, o programa reúne alunos e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Biomedicina, Psicologia e Odontologia, além de profissionais voluntários de diversas áreas da saúde.
Ao longo de seus 21 anos de atuação, o PECA já passou por 11 municípios paulistas, realizou cerca de 22 mil atendimentos, beneficiou mais de 8 mil pessoas e contou com a participação de aproximadamente 2,9 mil estudantes, proporcionando uma experiência prática, social e comunitária de grande relevância acadêmica.
Além dos atendimentos assistenciais, o PECA promoverá uma programação de palestras, oficinas e rodas de conversa voltadas à população e a profissionais do município, com temas relacionados à prevenção de doenças, promoção da saúde e qualidade de vida.
As atividades envolvem áreas como Fonoaudiologia, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Farmácia e Biomedicina, com ações realizadas principalmente na Escola Eleonor de Barros e no CER Atibaia, ao longo de toda a semana.