Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt
19/11/2025

Professores se reúnem para debater a questão racial entre docentes

O evento foi organizado pelo NDD e pelo NDH para a Semana da Consciência Negra

questão racial

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizou, em 17 de novembro de 2025, a roda de conversa “Como está a questão racial entre os docentes?”.

O evento ocorreu em parceria entre o Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD) e o Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da Faculdade, em comemoração à Semana da Consciência Negra.

O principal tema debatido foi a vivência do racismo em diferentes contextos — profissional, pessoal e social — e como ele se manifesta de forma estrutural.

O debate é fundamental para reconhecer uma das dificuldades mais evidentes no que se refere à questão racial: o fato de que, mesmo em ambientes acadêmicos, práticas discriminatórias podem ocorrer de forma velada ou explícita.

De acordo com a Profª Dra. Cristiane Lopes, uma das organizadoras do evento, também houve reflexões sobre como lidar com situações de racismo, tanto como vítima quanto como observador, e sobre a necessidade de estratégias institucionais para prevenção e enfrentamento. “Fazer um evento como este fortalece o compromisso institucional da Faculdade com a promoção da equidade e o combate ao racismo estrutural, além de incentivar a formação cidadã e humanística de docentes, alunos e funcionários”.

Ainda de acordo com a professora, promover uma roda de conversa sobre o tema cria espaços de diálogo e reflexão, fundamentais para transformar práticas pedagógicas e relações interpessoais. “Assim, podemos contribuir para a construção de um ambiente acadêmico inclusivo, que valoriza a diversidade e respeita os direitos humanos”.

“O evento também serviu como ponto de partida para ações concretas, como a elaboração de políticas internas, capacitações e campanhas educativas”, explica.

Entre os principais aprendizados após a roda de conversa sobre a questão racial entre os docentes, estão:

  • Compreensão do racismo estrutural e suas implicações na sociedade e na educação;
  • Conhecimento sobre políticas públicas antirracistas e sua importância;
  • Reconhecimento da necessidade das cotas para estudantes e docentes como instrumento de equidade;
  • Reflexão sobre o papel do professor na identificação, prevenção e combate ao racismo;
  • Valorização da escuta ativa e da importância de criar espaços seguros para diálogo;
  • Entendimento de que falar sobre racismo é essencial para desconstruir preconceitos e promover mudanças.

Conheça os núcleos que construíram a atividade: