As atividades de pesquisa na FCMSCSP se dão em diferentes frentes. Para a Graduação há diversos programas de Iniciação Científica destinados aos alunos de todos os cursos da instituição, com editais de bolsas da própria Faculdade, bolsas PIBIC e também o Programa de Iniciação Científica Voluntária, no qual é possível a inscrição em fluxo contínuo.
A Pós-Graduação se apresenta também com diferentes programas de Mestrado e Doutorado, no caso do Mestrado tanto profissional quanto acadêmico, junto aos professores orientadores com financiamento externo e/ou interno (Fundo de Amparo à Pesquisa – FAP) para seus projetos, permitindo o estabelecimento de uma rede de formação acadêmica na área de pesquisa, envolvendo estudantes em diferentes momentos de sua formação.
Para dar suporte ao desenvolvimento de todos os programas de Pesquisa, a Faculdade conta com uma Comissão Científica, um Núcleo de Apoio à Pesquisa e Publicação (NAPP) e a Comissão Geral de Pós-Graduação.
A Comissão Científica é a responsável por realizar o acompanhamento de programas institucionais de pesquisa, tanto os destinados aos alunos de Iniciação Científica, quanto aos seus professores. Realiza desde a elaboração de editais até o acompanhamento de projetos por meio de relatórios, incluindo o gerenciamento dos projetos que são desenvolvidos por meio de programas como o Fundo de Amparo à Pesquisa (FAP), destinado aos professores da instituição, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC-CNPq), Programa Institucional Bolsas de Iniciação Científica FAVC/FCMSCSP (IC-FAVC/FCMSCSP) e Programa de Iniciação Científica Voluntária (IC-Voluntária). É responsável ainda, pela manutenção dos grupos de pesquisa existentes e o estabelecimento e sustentação de novos grupos no Diretório de Grupos de Pesquisa da Plataforma Carlos Chagas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A Comissão Científica é bipartite, sendo constituída por docentes da FCMSCSP e da ISCMSP, nomeados para um mandato de período definido buscando representar os diferentes setores da instituição. Consultores externos podem ser ouvidos pela Comissão Científica quando pertinente.
Esta Comissão, presidida por um de seus membros, por indicação da Diretoria da Faculdade, à qual responde diretamente, reúne-se ordinariamente uma vez ao mês para discutir e deliberar sobre os processos com os quais está envolvida, desde a elaboração de editais até o acompanhamento de projetos através de relatórios, incluindo o gerenciamento dos projetos FAP, PIBIC, IC-FAVC e IC-sem bolsa.
Presidente da Comissão Científica
Prof. Dr. Wagner Ricardo Montor
Secretária: Maristela de Paula Sinkevicius | Assistente: Alexander dos Santos
Prof. Dr. Wagner Ricardo Montor | Presidente |
Profa. Dra. Luciana Malavolta Quaglio | Vice-Presidente |
Profa. Dra. Bianca Maria Liquidato | Membro Titular |
Profa. Dra. Cristiane Kochi | Membro Titular |
Profa. Dra. Helizabet Salomão Abdalla Ayroza Ribeiro | Membro Titular |
Prof. Dr. João Eduardo Nunes Salles | Membro Titular |
Profa. Dra. Kátia de Almeida | Membro Titular |
Profa. Dra. Lívia Keismanas de Ávila | Membro Titular |
Profa. Dra. Andrea Vieira | Membro Titular |
Prof. Dr. Marcelo Jenné Mimica | Membro Titular |
Profa. Dra. Maria Fernanda Silber Caffaro | Membro Titular |
Prof. Dr. Pedro Paulo Chieffi | Membro Titular |
Profa. Dra. Rita de Cássia Barradas Barata | Membro Titular |
Profa. Dra. Tainá Mosca | Membro Titular |
Prof. Dr. Tércio de Campos | Membro Titular |
Profa. Dra. Vera Lúcia dos Santos Alves | Membro Titular |
As reuniões da Comissão Científica ocorrem mensalmente e são definidas em calendário anual para deliberar sobre os assuntos pertinentes a esta comissão.
O FAP-FCMSCSP tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, coordenados por docentes titulados pela Faculdade cujos resultados deverão ser divulgados, através de publicação em revistas científicas indexadas. Priorizam-se projetos que permitam o desenvolvimento da estrutura de pesquisa local e formação de recursos humanos. Clique aqui para mais informações.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq oferece apoio à política de iniciação científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas integradas à pesquisa científica a estudantes de graduação. Para concorrer a uma Bolsa do PIBIC/CNPq, o estudante de graduação deve ter um professor orientador/pesquisador com titulação de doutor na sua instituição de ensino/pesquisa. Após a definição do plano de trabalho, a bolsa poderá ser solicitada de acordo com prazos e requisitos do edital publicado anualmente pelas instituições. As bolsas são concedidas pelo período de 12 meses, com início de vigência em 1º de agosto e término em 31 de julho do ano seguinte. Atualmente, são oferecidas 40 bolsas. Clique aqui para mais informações.
A seleção dos projetos para IC da FAVC/FCMSCSP é feita pelo mesmo comitê externo do PIBIC/CNPq, mediante edital. Por ordem de classificação, os projetos são direcionados ao PIBIC/CNPq, num primeiro momento, e, após o esgotamento de cotas nesta modalidade de financiamento, os projetos habilitados são direcionados à IC FAVC/FCMSCSP, devendo cumprir as mesmas exigências em relação à entrega de relatório e apresentação dos resultados. Atualmente, 15 bolsas são disponibilizadas anualmente com o patrocínio da FAVC. Clique aqui para mais informações.
A seleção dos projetos para Iniciação Científica (IC) Voluntária segue as mesmas regras do PIBIC/CNPq e da IC FAVC/FCMSCSP quanto à apresentação e relatório, exceto em relação ao valor do financiamento. São certificados os alunos e orientadores após 12 meses mínimos de desenvolvimento do projeto, não sendo permitido registro retroativo de período. A submissão das propostas se dá em fluxo contínuo, com os projetos sendo avaliados pela própria Comissão Científica. Registre seu projeto como IC. Clique aqui para mais informações.
O Curso Preparatório para Iniciação Científica é pré-requisito para o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica em qualquer modalidade do Programa, seja com bolsa de estudos ou por meio de voluntariado. Este geralmente é feito antes da apresentação do projeto, mas também pode ser realizado quando o aluno é selecionado nos programas.
O Fórum de Iniciação Científica é uma reunião científica que é realizada anualmente, envolvendo toda a comunidade institucional, destinado à apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante uma vigência. Na oportunidade, ocorre a avaliação dos projetos por um comitê docente externo, permitindo a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e seus orientadores, além de permitir a discussão coletiva e aprofundamento de questões relevantes. Saiba mais.
Por meio do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Publicação (NAPP), a Faculdade oferece serviços para apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, garantindo maior solidez às propostas, além de otimizar o tempo dos pesquisadores. O NAPP presta suporte técnico e administrativo durante a elaboração e desenvolvimento de projetos por meio de quatro instâncias:
Clique aqui para mais informações
Coordenador de Pós-graduação Stricto Sensu
Prof. Dr. Carlos Alberto Longui
Vice-Coordenador de Pós-graduação Stricto Sensu
Prof. Dr. Adriano Namo Cury
Visite a página da Comissão de Pós-graduação para visualizar todos os membros e datas de reuniões.
Comissão Científica e NAPP
Email: comissaocientifica@fcmsantacasasp.edu.br | Telefone: (11) 3367-7897
Núcleo de Relações Internacionais
Email: nrio@fcmsantacasasp.edu.br
Comissão de Pós-graduação
Email: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br | Telefone: (11) 3367-7750
Equipamento Multiusuário, concedido pela FAPESP, vinculado ao Projeto Jovem Pesquisador – PROC. n° 2019/10922-9
Equipamento: QuantStudioTM 5 Real-Time PCR System, 96-well, 0.1 mL, laptop
Equipamento Multiusuário (EMU), concedido pela FAPESP, vinculado ao projeto temático – PROC. N° 2013/50181-1
Equipamento: Sistema de espectrofluorimetria de cubeta marca SHIMADZU modelo RF-6000 com computador e software
O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Santa Casa de São Paulo tem por finalidade o acompanhamento das pesquisas envolvendo seres humanos na instituição, preservando os aspectos éticos primariamente em defesa da integridade e dignidade dos sujeitos da pesquisa individual ou coletivamente considerados, levando-se em conta o pluralismo moral da sociedade brasileira. Clique aqui para mais informações.
Clique aqui para acessar o calendário de reuniões e de submissões do Comitê de Ética.
A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) tem como objetivo deliberar sobre a aprovação ou não de projetos de pesquisa para estudos que versem sobre mecanismos de doenças e seus respectivos tratamentos, nos quais sejam utilizados protocolos experimentais com animais. Clique aqui para mais informações.
Clique aqui para acessar o calendário de reuniões e de submissões do Comissão de Ética.
Está sob responsabilidade da Comissão Científica a manutenção dos Grupos de Pesquisa na Plataforma Carlos Chagas do CNPq, assim como o acompanhamento de pesquisadores que pretendem estabelecer novos grupos. Confira aqui os grupos existentes. Acesse a página dos grupos de pesquisa aqui.
O Núcleo de Pesquisa Clínica da Santa Casa de São Paulo realiza a gestão e condução das pesquisas dentro do complexo institucional, onde intermedia o contato entre as partes, atua como facilitador da inter-relação entre os diversos setores de apoio à pesquisa, promove a aplicabilidade dos estudos e a interface com o atendimento assistencial. Saiba mais sobre o núcleo e confira as orientações para pesquisa.
O Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen) é uma plataforma eletrônica de cadastramento obrigatório de todas as pesquisas, experimentais ou teóricas, realizadas com patrimônio genético brasileiro.
O pesquisador vinculado à FCMSCSP deve selecionar “sim” na pergunta “possui vínculo com instituição nacional” e informar o CNPJ da FCMSCSP: 62.327.663/0001-72 Saiba mais