Fundada em 1963, a FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil que receberam nota máxima do MEC. Apenas 2,3% se classificaram na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Processo Seletivo Vestibular 2025
O processo seletivo é realizado pela Vunesp e acontece uma vez por ano.
O período de inscrições para o Vestibular 2025 é de 16/07/2024 a 02/09/2024.
Acesse a página para mais informações sobre o processo seletivo.
Considerado o primeiro local a formar médicos e cirurgiões do Estado de São Paulo, o Hospital Central da Santa Casa passou a sediar a Faculdade, oficialmente, a partir de 1963. A Faculdade já nasceu com uma proposta moderna. Um dos seus fundadores, o Prof. Dr. Emilio Athié, visitou escolas de Medicina nos EUA com o objetivo de trazer para a nova faculdade as melhores práticas de ensino. A FCMSCSP foi a primeira faculdade a ter dois anos de internato, a adotar um modelo baseado por departamentos, sem cátedras.
A FCMSCSP continua à frente na formação dos profissionais das ciências da saúde, especialmente no que se refere à nova matriz curricular do curso de Medicina, buscando um ensino baseado em competências, por meio da ampliação da prática médica e com um apoio pedagógico ainda maior aos futuros profissionais. O novo currículo de medicina considera o contexto social em que as pessoas vivem como um elemento decisivo na formação de cidadãos e profissionais médicos.
O médico graduado pela FCMSCSP desenvolve, durante a sua formação, conhecimentos, habilidades e atitudes para atuar com compromisso, responsabilidade social, profissionalismo e sólida formação científica. O egresso é estimulado a atuar de forma interprofissional e a olhar com atenção, humanidade, empatia e competência a saúde integral dos cidadãos, fortalecendo ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.
No processo formativo, o ensino centrado no aluno considera a determinação social do processo saúde-doença como a base do conhecimento médico, estruturando-se a partir do compromisso com a comunidade, respeito à diversidade, aos direitos humanos e aos princípios éticos da profissão.
Considerado um dos maiores centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática desde o primeiro ano do curso.
Mais de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado. Muitos dos nossos professores são referências nacionais e internacionais em suas áreas de atuação.
O currículo baseado em competências manteve as fortalezas tradicionais do curso e implementou inovações. Com modelo centrado no estudante, diversidade de métodos de ensino, foco em competências, maior integração curricular e flexibilidade, a matriz é construída com três eixos:
1) Fundamentos e método científico,
2) Humanismo e visão de direitos;
3) Prática médica de ponta a ponta.
A formação baseia-se na tríade de ensino, pesquisa e extensão como elementos indissociáveis ao processo de ensino-aprendizagem. Há uma integração das disciplinas no desenvolvimento de programas e projetos de extensão e para o desenvolvimento de EPAs, sigla do inglês que é traduzida como Atividades Profissionais Confiáveis, que visam garantir a competência do egresso em atividades médicas profissionais.
Os alunos têm ao seu dispor, desde o primeiro ano da Graduação, a possibilidade de participar efetivamente de pesquisas clínicas e/ou experimentais, integrando os diversos Grupos de Pesquisa. Confira a página da Comissão Científica para saber mais
Cerca de 90% dos egressos do curso são aprovados nos exames de residência médica. Egressos do curso e, especialmente docentes, são reconhecidos pela comunidade acadêmica e pela sociedade como referências na área da saúde, como educadores em saúde, ótimos profissionais com visão de direitos humanos, gestores e formadores de opinião
Outro pilar essencial para a formação do estudante é a avaliação, vista também como uma oportunidade para promover o aprendizado. Valorizamos o Sistema de Avaliação que compreende processos de obtenção de informações sobre o desempenho do estudante em diferentes domínios e cumpre três funções principais: promover o aprendizado (avaliação formativa); embasar decisões sobre o progresso do aluno (avaliação somativa) e contribuir para o controle da qualidade do currículo (avaliação informativa).
Curso de Medicina com qualidade de Ensino reconhecida Internacionalmente
O curso considera as Diretrizes Curriculares Nacionais, as diretrizes Canadenses do Royal College of physicians and surgeons of Canada e os guias da AMEE, uma associação internacional para educação de profissionais da saúde.
Desde 2018, somos acreditados pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) do Conselho Federal de Medicina. Essa certificação é reconhecida pelo World Federation of Medical Education, indicando que nosso curso tem padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente.
As nossas credenciais possibilitam estágios e intercâmbios internacionais em renomadas escolas médicas.
Há mais de 10 anos, a Faculdade também oferece o Pesquisadores do Futuro, programa que financia o intercâmbio internacional de pesquisa de alunos de diversos cursos e semestres, mediante processo seletivo.
O programa Carreira Médica Internacional permite que o aluno já comece o processo preparatório para a revalidação do diploma, com curso preparatório para o USMLE.
O ensino humanizado prioriza as relações humanas, as emoções e as particularidades de cada estudante. A FCMSCSP oferece atividades e serviços para auxiliar no acolhimento e permanência estudantil. Confira quais são:
O programa de Integração dos primeiros anistas (PIPA) é um programa que proporciona o primeiro contato do estudante ingressante com a comunidade acadêmica. Esta atividade sempre foi organizada pelo Centro Acadêmico Manoel de Abreu (CAMA), exclusivamente pelos alunos de medicina como forma de prevenção da violência.
Desde Fevereiro de 2021, o PIPA passou a ser um programa desenvolvido de forma colaborativa por alunos e professores com duração de 2 a 3 semanas, denominado PIPÃO, e em conjunto com o curso de medicina e fonoaudiologia.
O programa tem o intuito de integrar os alunos ingressantes ao território onde a faculdade está inserida, discutir e refletir sobre os direitos humanos, combate a intimidação sistemática para proteger o direito de todos, capacitar sobre ações anti-trote, considerar e sensibilizar para o pensamento crítico e competência cultural, bem como valorizar o trabalho multiprofissional na área da saúde, com a integração entre os alunos dos cursos. As atividades acontecem em formato de aulas dialogadas, trabalhos em grupos, reconhecimento do entorno da faculdade, cinema e educação, entre outros.
Confira o vídeo do PIPA
Para os alunos dos cursos noturnos (Enfermagem, Tecnologia em Sistemas Biomédicos e Tecnologia em Radiologia) há uma comissão de acolhimento e tutoria.
A iniciativa visa auxiliar os alunos na construção de uma visão crítica e humana para atuação na assistência e no desenvolvimento de suas trajetórias profissionais. Para além da sala de aula, a ideia é unir pessoas da área da saúde com diferentes vivências e possibilitar a troca de experiências. Com isso, os alunos estarão mais preparados para atuação interprofissional e para o mercado de trabalho. Saiba mais.
Criado com o objetivo de assegurar a seus estudantes condições plenas de participação e aprendizagem o NAI visa oferecer condições plenas de participação e aprendizagem a todos os estudante. Para mais informações, acesse a página do Núcleo.
O Núcleo de Direitos Humanos e Combate à intimidação Sistemática (NDH) tem finalidade de promover o exercício dos direitos humanos, a prevenção e o combate à discriminação, à intimidação sistemática (Bullying) e a outras formas de violência, tais como assédio moral e sexual, no âmbito desta Instituição de Ensino. Para mais informações, acesse a página do Núcleo
O Serviço de Saúde do Aluno (SSA) oferece assistência médica global aos alunos dos cursos de graduação,e tem como objetivo apuração da existência de doenças por intermédio da avaliação clínico/laboratorial no ingresso do aluno na Instituição; a execução de atividades preventivas, visando evitar doenças transmissíveis e endêmicas; o controle dos acidentes por exposição ocupacional durante as atividades escolares e a prestação de assistência médica e de saúde mental durante todo curso de graduação.
O processo seletivo é realizado pela Vunesp e acontece uma vez por ano. O período de inscrições para o Vestibular 2025 é de 16/07/2024 a 02/09/2024
(11) 3367-7807
secretaria.graduacao@fcmsantacasasp.edu.br