As Invenções Democráticas na perspectiva da Psicopatologia para a Saúde Pública

16 Horas / Aula

DOCENTE:

David Calderoni: graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

OBJETIVOS:

Tomando por base a definição estatutária do NACE NUPSI como lócus acadêmico centrado na pesquisa interdisciplinar e na articulação intersetorial, junto à dimensão social da saúde, das Invenções Democráticas como “maneiras criativas e solidárias de desenvolver autonomia e cooperação”, o programa da disciplina procurará corresponder às missões propostas na criação do NUPSI, missões das quais destacamos:

“Incubação de idéias e projetos de invenções democráticas [entre as quais a economia solidária, a Justiça Restaurativa, a Educação Democrática] e suas formas de articulação em práticas sociais libertárias”;

“Intervir junto à sociedade propondo uma ‘Psicopatologia para a Saúde Pública’ que parte de uma idéia central: de que os cidadãos têm direito e potência para participar da construção de um diagnóstico sobre as questões que envolvem o seu sofrimento psíquico e sobre as propostas de promoção de sua saúde mental.”

Assim, à luz das motivações, conceitos e estratégias metodológicas da Psicopatologia para a Saúde Pública que encabeçam a bibliografia da disciplina, trata-se de examinar e de explicitar, mediante a presença de seus respectivos operadores, os aportes das Invenções Democráticas junto à dimensão social da saúde em geral e da saúde mental em particular.

JUSTIFICATIVA:

Considerando que a saúde, especialmente a saúde mental não pode ser pensada separadamente das diversas dimensões da atividade humana (trabalho, educação, justiça etc), considerando que a psicopatologia para a saúde pública se define pelo ‘esforço contínuo de investigação e cura do que se contrapõe ao desenvolvimento da trama psicossocial do cuidado e si e do semelhante’ e que as dimensões social e individual da saúde apoiam-se essencialmente no intercambio solidário de acolhimento, escuta, curiosidade, compreensão, intenção reparatória, generosidade, ajuda mútua, prazer, alegria, encantamento e reflexão, consideramos a reflexão sobre os aportes das Invenções Democráticas como importante na formação do especialista em Psicopatologia e Saúde Pública.

CONTEÚDO

Número de ordem das aulas duplas Temas respectivos
1 Invenções Democráticas, cooperativismo, autonomia e dimensão social da saúde.
2 Psicopatologia para a saúde pública: motivações, conceitos e estratégias metodológicas
3 Economia Solidária e Psicopatologia para a Saúde Pública: interfaces práticas e teóricas.
4 Justiça Restaurativa e Psicopatologia para a Saúde Pública: interfaces práticas e teóricas.
5 Educação Democrática e Psicopatologia para a Saúde Pública: interfaces práticas e teóricas.
6 Felicidade Interna Bruta (FIB) e Psicopatologia para a Saúde Pública: interfaces práticas e teóricas.
7 Espinosa, democratização da alegria e Psicopatologia para a Saúde Pública: interfaces práticas e teóricas.
8 Renda Básica de Cidadania (RBC) e Psicopatologia para a Saúde Pública: interfaces práticas e teóricas.

Bibliografia Básica

Calderoni, D. “Invenções Democráticas – Apresentando a Coleção através da história deste livro” in Bove, L. Espinosa e a psicologia social. Ensaios de ontologia política e antropogênese.Autêntica Editora/Nupsi-USP, 2010, BH (Coleção Invenções Democráticas, Vol. I).

Justo, M. G. (org.) Invenções Democráticas: a dimensão social da saúde.Autêntica Editora/Nupsi-USP, 2010, BH (Coleção Invenções Democráticas, Vol. II).

Calderoni, D. “Psicopatologia para a saúde pública: motivações, conceitos e estratégias metodológicas” in Justo, M. G. (org.) Invenções Democráticas: a dimensão social da saúde.Autêntica Editora/Nupsi-USP, 2010, BH (Coleção Invenções Democráticas, Vol. II).

Bibliografia complementar

Calderoni, D. “Carta de Princípios do Nupsi-USP” in Justo, M. G. (org.) Invenções Democráticas: a dimensão social da saúde.Autêntica Editora/Nupsi-USP, 2010, BH (Coleção Invenções Democráticas, Vol. II).

Singer, P. “A economia solidária e a dimensão social da saúde” in Justo, M. G. (org.), op. cit.

Kelian, L. L. “A educação democrática e a dimensão social da saúde” in Justo, M. G. (org.), op. cit.

Migliori, M. L. B. “A Justiça Restaurativa (JR) perante os princípios e as missões do Nupsi-USP”in Justo, M. G. (org.), op. cit.

Bove, L. e Singer, P. “O espinosismo em face da economia solidária” in Justo, M. G. (org.), op. cit.

Voltar