A Escuta Psicanalítica Grupal na Saúde Pública

12 Horas / Aula

DOCENTE:
Maria Lúcia de Moraes Borges Calderoni:
psicóloga graduada pelo Instituto de Psicologia da USP, psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise e do Projeto Laboral do Instituto Sedes Sapientiae.

OBJETIVOS:

Oferecer elementos teorico-clínicos para a escuta psicanalítica grupal apresentando a importância fundamental do grupo como instrumento terapêutico e contextualizando historicamente o seu surgimento. Discutir as possibilidades e potências da psicanálise em grupo na Saúde Pública, especialmente na Rede de Saúde Mental.

JUSTIFICATIVA:

A capacitação para uma escuta clínica qualificada é fundamental para os trabalhadores da Saúde Pública, especialmente na área da Saúde Mental. Especialmente a escuta clínica grupal pode ser um instrumento extremamente valioso na recepção e no tratamento dos usuários, assim como no trabalho com as próprias equipes multidisciplinares. A Psicanálise vem desenvolvendo há mais de 60 anos, instrumentos precisos para o trabalho em grupo que podem potencializar muito esse dispositivo terapêutico. A escuta psicanalítica grupal viabiliza a integralidade da assistência em saúde, na medida em que permite que se leve em conta a dimensão inconsciente no contato com os usuários e nas relações das próprias equipes de saúde em todos os dispositivos da Rede Pública de Saúde.

CONTEÚDO:

A) Breve panorama da História da Psicoterapia de grupo e do lugar da Psicanálise nesse tipo de proposta terapêutica;

B) Discussão das potencialidades do grupo psicanalítico e desconstrução das idéias e preconceitos de que a terapia em grupo é inferior à modalidade individual de tratamento;

C) Apresentação dos três conceitos fundamentais para uma escuta psicanalítica grupal: transferência, identificação e projeção

D) Apresentação de ilustrações e casos clínicos que exemplifiquem o tipo de prática grupal proposta.

Bibliografia Básica

Câmara, M. ‘História da Psicoterapia de Grupo’ in Py, L. A. (org.) Grupo sobre Grupo, Editora Rocco, Rio de Janeiro, 1987.

Mascarenhas, E. ‘Grupo não é psicoterapia de pobre’ in Py, L. A. (org.) Grupo sobre Grupo, Editora Rocco, Rio de Janeiro, 1987.

Calderoni, M.L.M.B. ‘A potência singular da Psicanálise Grupal’ in Revista Percurso no. 43, São Paulo, 2009.

Bibliografia complementar

Calderoni, M.L.M.B. ‘O atendimento psicanalítico grupal na Rede de Saúde Mental: uma prática que pode fazer diferença’, inédito, 2012.

Freud, S. ‘A dinâmica da transferência’ (1912) in Obras Completas vol. XII, Editora Imago, Rio de Janeiro, 1969.

Freud, S. ‘Psicologia de Grupo e análise do ego’ (1921) in Obras Completas vol. XII, Editora Imago, Rio de Janeiro, 1969.

Laplanche J. e Pontalis, J.-B. ‘Verbete transferência’, ‘Verbete identificação’ e ‘Verbete projeção’ in Vocabulário da Psicanálise, Moraes Editores, Lisboa, 1977.

Roudinesco e Plon, ‘Verbete transferência’, ‘Verbete identificação’ e ‘Verbete projeção’ in Vocabulário da Psicanálise, Zahar Editores, 1998, Rio de Janeiro

Voltar