Sugestões para formadores de opinião sobre a COVID-19

Texto de Carlos Chiattone, Professor Titular de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Sugestões para formadores de opinião para condutas de enfrentamento da pandemia de COVID-19

Abaixo seguem minhas sugestões para quem está formando opinião para as condutas de enfrentamento da pandemia de Covid19 utilizando mensagens da WEB:

1 – Procure identificar a fonte. Com isso, você pode eventualmente considerar que há algum interesse subliminar na veiculação.

2- Procure ver a data da primeira publicação do post ou artigo. Isso é FUNDAMENTAL pois os conceitos têm mudado constantemente à luz de novos dados.

3- Esta não é uma questão de estar de um lado ou de outro. Amolde sua opinião com a cabeça e não com o fígado. Não análise os fatos com viés ideológico.

4 – Os dois aspectos, médico e econômico, são obviamente muito relevantes. Eles têm que andar juntos, embora, provavelmente com velocidades diferentes.

5 – Tenha humildade e bom senso para eventualmente, no meio do caminho, mudar de opinião. Este assunto tem uma relevância que não nos permite os caprichos das vaidades e egocentrismos.

Carlos Chiattone é Professor Titular de Hematologia e Oncologia da FCM da Santa Casa -SP