12/5/2020

Livro “Cálculos e administração de medicamentos” Uma das autoras é professora da FCM/Santa Casa

Para lembrar a importância da Semana da Enfermagem, celebrada de 12 a 20 de maio de 2020, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo apresenta algumas de suas ações de ensino, pesquisa e extensão de destaque.

O livro “Cálculos e administração de medicamentos” (Editora Senac) é de autoria de Débora Maria Alves Estrela e Talita Pavarini Borges de Souza, professora da FCMSCSP.

Assista entrevista com a professora Talita:

Sobre o livro
Atribuição exclusiva de enfermeiros, técnicos e auxiliares, a administração de medicamentos é um processo que obedece a etapas rigorosamente estabelecidas. Administrar o medicamento certo, na dose certa, pela via certa, na hora certa demanda conhecimento de farmacologia, das técnicas e habilidade de execução, além do olhar atento a protocolos e regras.

Sobre as autoras

Débora Maria Alves Estrela
Débora Maria Alves Estrela possui graduação pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e mestrado em Enfermagem pela USP. Fundou a Escola de Enfermagem do Hospital Sírio-Libanês, onde esteve na direção por 22 anos. É diretora da Escola de Enfermagem São Joaquim, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), e integrante da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp).

Talita Pavarini Borges de Souza
Talita Pavarini Borges de Souza possui bacharelado e licenciatura pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP). É mestre em enfermagem pela EE-USP e doutoranda pela mesma instituição. Especialista em enfermagem do trabalho, integra a REBRAENSP, o Grupo de Pesquisa em Práticas Alternativas e Complementares em Saúde da EE-USP e a Sociedade Brasileira do Estudo da Dor.

Informações sobre o livro aqui.

Conheça outras ações do Curso de Enfermagem da FCM/Santa Casa: http://fcmsantacasasp.edu.br/semana-da-enfermagem-2020/