27/2/2020

FCM/Santa Casa recebe os novos residentes de psiquiatria Reunião de acolhimento e orientações foi a primeira do Departamento de Saúde Mental em sua nova sede

Nesta quinta-feira, 27/2/2020, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo deu boas-vindas aos residentes do Departamento de Saúde Mental. Os “R1”, que atuarão na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, foram recebidos pelos professores e psiquiatras que os orientarão, no auditório do mais novo prédio da FCM/Santa Casa de SP, localizado na Rua Dona Veridiana, 55. As modernas instalações da edificação possuem dois andares reservados ao Departamento.

Alguns docentes apresentaram-se e transmitiram informações práticas, além de orientações e conselhos baseados em suas experiências. Ricardo Ushida, chefe do Departamento, abriu a reunião destacando a importância do atendimento de qualidade e do autocuidado. “Ao tratar os pacientes, os psiquiatras também correm risco de adoecer, portanto não esqueçam de cuidar da própria saúde e também da de seus colegas”, aconselhou.

A psiquiatra Danielle Rigueira Dias Kondo comemorou a conquista da nova sede do Departamento de Saúde Mental e frisou a necessidade de comprometimento com cada paciente, visando um atendimento humanizado, com amor e respeito. Daniel Vasques reforçou a relevância de os residentes cuidarem da própria saúde, lembrando que haverá dificuldades, como em toda nova fase da vida. “Os desafios ficam mais difíceis conforme avançamos na carreira. Coloco à disposição de vocês a minha experiência e acervo de casos clínicos”, afirmou.

“Temos a ambição de ser um departamento de inovação, portanto estamos abertos a novas ideias e sugestões”, avisou o psiquiatra Victor Otani, anunciando que o Departamento terá um espaço de coworking. Já Thaís Zélia dos Santos Otani falou emocionada de sua trajetória na Santa Casa, enfatizando que ela também será a casa de todos os novos residentes. Após a reunião, os alunos conheceram as instalações do Departamento.

Fotos disponíveis para download aqui