25/08/2021

Desafio da InovaSanta discute empreendedorismo e incentiva carreira criativa na saúde Workshop presencial acontece em 04 de setembro, das 8h às 12h

No dia 4 de setembro (sábado), acontecerá o primeiro evento presencial “Transformando sua ideia em startup”, organizado pela InovaSanta, a liga de inovação em saúde dos alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Podem participar alunos de todos os cursos de graduação da Faculdade. São apenas 28 vagas disponíveis. A inscrição, disponível neste link, tem valor simbólico de R$ 20, podendo ser realizada até 2 de setembro.

A proposta do evento é despertar nos alunos o pensamento crítico em relação ao planejamento da carreira profissional. “Vemos hoje, mais do que nunca, a importância do médico ser um solucionador de problemas, não bastando mais ser apenas um ótimo tecnicista como antes. O boom das healthtechs bem sucedidas mostram isso. A visão beira leito e a experiência com o paciente dão aos médicos uma vista privilegiada dos problemas a serem enfrentados. Por isso, queremos instigar os alunos desde cedo a identificar esses problemas, propor soluções e, finalmente, executá-las”, destaca Michael Chow, aluno do segundo ano do curso de Medicina da FCMSCSP e presidente do InovaSanta. Para Chow, um gargalo importante a ser atendido está na área da saúde pública, em que precisam ser resolvidos os problemas crônicos das grandes filas e da falta de recall do paciente, tema que será debatido pelos participantes.

No encontro, os participantes serão desafiados a pensar o desenho de suas carreiras “fora da caixa”, tendo visão crítica e de oportunidades em relação ao mercado. Nesse sentido, a criação de um novo negócio ou de uma solução, por meio de uma startup, por exemplo, pode ser um caminho a seguir.

Na primeira parte da atividade, entre 8h e 10h, os convidados apresentarão os caminhos para tirar as ideias do papel. Na segunda parte do desafio, logo após o coffee break, haverá dinâmicas de grupo para discussão do conteúdo das palestras e a simulação de cenários práticos. Os grupos escolherão os trabalhos que serão apresentados em pitchs, que serão avaliados pelo impacto da ideia, viabilidade da proposta e modo de apresentação. O autor do trabalho vencedor será premiado com o livro “Inevitável”, de Kevin Kelly; inscrição para evento nacional de inovação com livre escolha e jantar com a Reitoria da FCMSCSP.

O quê

Desafio InovaSanta “Transformando a sua ideia em startup”

Data e horário:

Sábado, 4 de setembro de 2021, das 8h, às 14h

Local:

Auditório Prof. Dr. Christiano Altenfelder, na Rua Dr. Cesário Motta Jr., 112 – Vila Buarque – São Paulo (SP)

Programação:

8h – Abertura
Convidado: Professor Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia, vice-reitor da FCMSCSP

8h30 – Palestra “Passo a passo: como criar sua startup do zero”
Palestrante: Tiago Peres, gerente da Poli-Jr da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e consultor McKinsey

9h – Palestra “A ferramenta: como fazer um plano de negócios”
Palestrante: Rafael Munerato de Almeida, médico cardiologista formado pela FCMSCSP e fundador da Infinite Educational. Atua em assessoria em planos de negócios, planejamento estratégico e acreditação em saúde.