1/2/2020
O Programa Expedições Científicas e Assistenciais – PECA, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP, encerrou a edição 2020 nesta terça-feira (28) em Atibaia. A execução do Programa foi uma parceria entre a Prefeitura da Estância de Atibaia e a FCMSCSP e resultou num mutirão de atendimento em mais de 24 setores da área da saúde e 15 especialidades médicas.
Durante os 6 dias de Programa foram atendidas mais de 640 pessoas, totalizando uma média de 2 mil consultas, já que alguns pacientes demandavam mais de uma especialidade. Os atendimentos foram nas mais de 15 especialidades médicas, psicológicas, de fisioterapia, odontologia e enfermagem, além de atendimentos ambulatoriais, cirurgias eletivas, visitas domiciliares e realização de exames.
As equipes, formadas por mais de 370 acadêmicos, técnicos, residentes e docentes da FCMSCSP, aliados aos servidores municipais da área da saúde realizaram 24 cirurgias eletivas, de pacientes que aguardavam na fila de espera. Também foram feitas 28 visitas domiciliares e mais de 480 retornos. A violência contra a mulher foi abordada na reunião especial do núcleo de Conflitos Familiares Difíceis (Confad).
A parceria Prefeitura e FCMSCSP cumpriu seu objetivo de ampliar a medicina preventiva e promover o atendimento básico de saúde, voltado para a humanização e integralidade dos pacientes, além da vivência para os acadêmicos participantes e o intercâmbio de saberes entre profissionais da saúde. Entre os benefícios imediatos está a diminuição das filas de espera por atendimento, tanto das unidades de saúde quanto do Ambulatório Médico de Especialidades – AME.
Conforme determina o projeto, são 2 anos consecutivos de aplicação na cidade escolhida, consequentemente, Atibaia também sediará o PECA na edição 2021, na mesma época do ano. As consultas e atendimentos ambulatoriais foram realizados na Escola Municipal Takao Ono no Jardim Cerejeiras, a Santa Casa de Atibaia recebeu as cirurgias eletivas e a USF Cerejeiras, os exames de audiometria e de ultrassom e os atendimentos odontológicos.
FONTE: Atibaia News (portalatibaianews.com.br)