Professores da Faculdade realizam as primeiras cirurgias em fetos no Hospital da Santa Casa de São Paulo  Três cirurgias já foram realizadas este ano

Compartilhar :

Professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em conjunto com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), deram um grande passo na assistência materno-fetal ao realizar cirurgias para correção de mielomeningocele fetal intraútero.

O Prof. Dr. Paulo Ayroza Ribeiro, Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FCMSCSP, a Profa. Dra. Ingrid Schwach Werneck Britto, da área de Medicina Materno Fetal do DOGI, o Prof. Dr. José Carlos Esteves Veiga, Chefe da Disciplina de Neurocirurgia e o Dr. Milton Hikaru Toita, da área de neurocirurgia pediátrica, lideraram uma equipe de mais de 15 médicos que contribuíram na execução do procedimento.

O fechamento intraútero da mielomeningocele reduz a necessidade de implantação de derivações ventrículo-peritoneais no recém-nascido e pode promover a reversão da herniação cerebelar. A cirurgia fetal previne sequelas que teriam impacto permanente na qualidade de vida dessas crianças.

“A cirurgia ocorre inicialmente com preparo, exposição e incisão do útero pela equipe obstétrica seguida da correção da lesão fetal pela equipe de neurocirurgia. O objetivo agora é criar um centro de assistência materno-fetal diferenciada, com padrão internacional que possibilite o diagnóstico, aconselhamento e a realização do tratamento intraútero para beneficiar outras famílias”, afirmou a Profa. Dra. Ingrid Schwach Werneck Britto.

A primeira cirurgia ocorreu no dia 26/2/2019. A gestante e o feto evoluíram bem e o parto foi programado com 37 semanas. Outras duas cirurgias já foram realizadas este ano e as gestantes e seus fetos estão em acompanhamento no Serviço de Medicina Fetal e no Pré-Natal de alto risco da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Outra foto aqui.

3.875 visualizações

Compartilhar :