12/9/2019

Professores da Faculdade realizam as primeiras cirurgias em fetos no Hospital da Santa Casa de São Paulo  Três cirurgias já foram realizadas este ano

Professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em conjunto com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), deram um grande passo na assistência materno-fetal ao realizar cirurgias para correção de mielomeningocele fetal intraútero.

O Prof. Dr. Paulo Ayroza Ribeiro, Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FCMSCSP, a Profa. Dra. Ingrid Schwach Werneck Britto, da área de Medicina Materno Fetal do DOGI, o Prof. Dr. José Carlos Esteves Veiga, Chefe da Disciplina de Neurocirurgia e o Dr. Milton Hikaru Toita, da área de neurocirurgia pediátrica, lideraram uma equipe de mais de 15 médicos que contribuíram na execução do procedimento.

O fechamento intraútero da mielomeningocele reduz a necessidade de implantação de derivações ventrículo-peritoneais no recém-nascido e pode promover a reversão da herniação cerebelar. A cirurgia fetal previne sequelas que teriam impacto permanente na qualidade de vida dessas crianças.

“A cirurgia ocorre inicialmente com preparo, exposição e incisão do útero pela equipe obstétrica seguida da correção da lesão fetal pela equipe de neurocirurgia. O objetivo agora é criar um centro de assistência materno-fetal diferenciada, com padrão internacional que possibilite o diagnóstico, aconselhamento e a realização do tratamento intraútero para beneficiar outras famílias”, afirmou a Profa. Dra. Ingrid Schwach Werneck Britto.

A primeira cirurgia ocorreu no dia 26/2/2019. A gestante e o feto evoluíram bem e o parto foi programado com 37 semanas. Outras duas cirurgias já foram realizadas este ano e as gestantes e seus fetos estão em acompanhamento no Serviço de Medicina Fetal e no Pré-Natal de alto risco da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Outra foto aqui.