23/09/2021

Acadêmicos de Medicina: chegou a hora de testar seus conhecimentos para a melhoria da qualificação profissional O cadastro é gratuito e deve ser feito até o dia 30 de setembro

Estudantes dos cursos de Medicina de todo o Brasil terão a oportunidade de testarem seus conhecimentos no Teste de Progresso, que ocorre de modo on-line no dia 6 de outubro, das 13h30 às 17h45, no horário de Brasília. O cadastro é gratuito e deve ser feito até o dia 30 de setembro.

Nesta edição, a prova terá abrangência nacional e será realizada pela Edudata em parceria com a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).

Acesse o site aqui, e faça seu cadastro agora mesmo. A seguir, não deixe de instalar o programa indicado para a realização da prova (Safe Exam Browser).

>>> Participe do tira-dúvidas sobre o Teste de Progresso

Prova ajuda a avaliar a curva de desempenho do estudante

O Teste de Progresso tem a função de promover a avaliação formativa dos alunos de Medicina, que podem participar da prova durante os vários anos de sua graduação. Assim, os acadêmicos poderão avaliar o seu desempenho e sua curva de crescimento de aprendizado no decorrer da formação. “Os dados fornecidos pelos resultados do teste visam auxiliar na tomada de decisões para melhorias no ensino e no processo de aprendizado, tanto por parte da faculdade, como para cada estudante, individualmente”, destaca a professora Fabiana Toledo Bueno Pereira, do Departamento de Ciências Patológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). “A prova é muito importante por proporcionar um feedback tanto para o estudante quanto para a instituição.”

Comparativos de desempenhos institucional e pessoal são sigilosos

A prova não é classificatória e os resultados são sigilosos. Os alunos que fizerem o teste receberão gráficos que comparam o seu desempenho no teste com os resultados obtidos por colegas do mesmo ano da própria instituição e com outras instituições do Brasil. Todos os dados comparativos são anônimos. Já a Faculdade recebe dados estatísticos que comparam o desempenho de seus alunos com os de outras instituições, por ano e por temática. “Não é disponibilizada a classificação individual dos alunos ou da Faculdade, mas dados que permitem a comparação de desempenho. Não se trata de um ranking”, explica.

A primeira participação da FCMSCSP no Teste de Progresso foi no ano de 2019, e este ano, mais uma vez, a Faculdade está empenhada na adesão dos alunos. Os estudantes serão liberados de suas atividades com antecedência unicamente para participar deste exame. Contamos com a participação de todos vocês!